O Comportamento dos Consumidores na Atualidade
Por: Joaquim Benedito • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 3.763 Palavras (16 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
O comportamento dos consumidores na atualidade
Joaquim Benedito Pereira *
João Paulo Cavalcante Lima **
Resumo
O tema abordado foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância sobre o entendimento do comportamento do consumidor, principalmente nos dias atuais onde as mudanças que tem ocorrido no comportamento pela influência que a tecnologia tem exercido sobre o mercado e seus consumidores, deixando o mercado cada vez mais dinâmico.
Palavra chave: Comportamento, consumidor, marketing.
Abstract
The theme was developed with the objective of showing the importance on the understanding of consumer behavior, especially in the present day where the changes that have occurred in the behavior by the influence that technology has exerted on the market and its consumers, leaving the market every time. increasingly dynamic.
Keywords: Behavior, consumer, marketing.
1. Introdução
O que faz girar a economia mundial é o consumo, é ele quem cria novas oportunidades de negócios, empregos e movimenta o capital. Antigamente, o marketing nas empresas se preocupava mais descobrir qual seria o público-alvo de um determinado produto, onde ele estava localizado geograficamente para ser feito as ações para alcançá-lo. Porém hoje em dia apenas esta prática não é mais suficiente, é necessário que se conheça o comportamento do consumidor, o que o leva a querer adquirir um produto, como o processo de aquisição do mesmo se procede e o que acontece após o consumo do mesmo.
Através desta análise percebemos que o estudo de mercado, do consumidor e de seu comportamento deve ter mais importância nos estudos de marketing para que o mesmo consiga obter melhores resultados através das ações, agradando os consumidores a atingindo os objetivos das empresas.
2. Consumidor
Consumidor é toda a pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo, sejam produtos ou serviços; alguém que faz compras; aquele que consome. Qualquer indivíduo com poder de compra, ou seja, capacitado economicamente para comprar algo, pode ser considerado um consumidor.
Consumidor é também a pessoa que identifica uma necessidade ou um desejo, realiza uma compra e depois descarta o produto ao longo dos três estágios do processo de consumo. Em muitos casos, no entanto, diferentes pessoas podem estar envolvidas nessa sequência de eventos. O comprador e o usuário de um produto podem não ser a mesma pessoa, como quando um pai ou uma mãe escolhe roupas para um filho adolescente (escolhas que na visão do adolescente podem representar uma gafe em termos de moda). Em outros casos, outra pessoa pode agir como influenciador, fazendo recomendações a favor ou contra determinados produtos, sem na verdade comprá-los ou usá-los. O olhar de rejeição de um amigo quando você experimenta uma calça nova pode influenciar muito mais do que qualquer coisa que sua mãe possa dizer.
3. O que é comportamento do consumidor?
Comportamento do consumidor é o estudo do quando, porquê, como e onde as pessoas decidem comprar ou não um produto. Combina elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social. Tenta compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo. Estuda as características dos consumidores individuais, através de variáveis demográficas e comportamentais, numa tentativa de compreender os desejos das pessoas. Também tenta avaliar a influência de grupos sobre o consumidor, tais como a família, os amigos, grupos de referência e a sociedade em geral.
O campo de comportamento do consumidor abrange uma extensa área: é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazerem necessidades e desejos. As necessidades e os desejos a serem satisfeitos variam de fome e sede a amor, status ou realização espiritual. Como veremos ao longo deste artigo as pessoas desenvolvem uma paixão por uma ampla variedade de produtos ou serviços. Seja um tênis de determinada marca, aquele carro perfeito ou o smartphone mais recente, não faltam fãs de marca que farão o que for preciso para encontrar e comprar o que almejam.
O comportamento do consumidor segundo a AMA, American Marketing Association: “A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pelo qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca em suas vidas. […] O comportamento do tomador de decisão no mercado de produtos e serviços. Muitas vezes é usado para descrever o campo interdisciplinar do estudo científico que tenta entender e descrever tal comportamento”
4. Etapas no processo de decisão de compra do Consumidor
As empresas inteligentes tentam compreender plenamente o processo de decisão de compra de seus clientes, todo seu processo de experiência, aprendizagem, de escolha e até mesmo o descarte. Kotler e Keller (2012) vão falar sobre o modelo de etapas desenvolvido por estudiosos de marketing e utilizados pelos profissionais para entender o processo de compra do consumidor, o modelo se denomina “modelo de etapas” e as etapas são: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra.
Nem sempre o consumidor passa por todas essas etapas, porém ao se deparar com a compra de um produto novo o modelo de etapas fornece um bom quadro de referências pois capta cada estágio quando o consumidor se vê diante de uma nova compra.
Solomon (2016) Fala que toda decisão de consumo que tomamos é uma resposta a um problema, porém as necessidades são diferentes e sendo diferentes elas exigem esforços diferentes também, ele ainda fala que “É obvio que é difícil utilizar uma explicação padronizada para as complexidades do comportamento do consumidor” logo, a tomada de decisão é um repertório de estratégias em um processo chamado de pensamento construtivo, o qual avaliamos o esforço do qual precisamos para fazer uma escolha específica e depois ajustamos a quantidade de esforço cognitivo para tomar a decisão.
...