O Conceito de Turismo
Por: Maritoo • 22/8/2018 • Monografia • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 624 Visualizações
Introdução
O turismo é uma atividade marcante e relevante nas sociedades pós-industriais, um fenômeno econômico, político, social e cultural dos mais expressivos que se originou e se desenvolveu com o capitalismo. Nas últimas décadas, as atividades turísticas tem adquirido maior relevância entre as atividades econômicas desenvolvidas no mundo. A sua importância vem sendo reconhecida tanto pelos países desenvolvidos como pelos que ainda estão em via de desenvolvimento. Estes últimos apostam que o incremento da atividade pode alçá-los ao primeiro mundo, em consequências das vantagens econômicas que lhes são atribuídas, notadamente quanto à geração de empregos e à captação de divisas.
Índice
1. Turismo Conceito 2
2. Tipos de Turismo 2
2.1. Turismo Cultural 2
Turismo Conceito
O conceito de turismo pode ser definido como “a atividade ou as atividades económicas decorrentes das deslocações e permanências dos visitantes.
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, a Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas, definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros”.
Tipos de Turismo
São consideradas turistas as pessoas que saem de seu país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período não superior a doze meses sem que a intenção principal seja desenvolver uma atividade remunerada.
O turismo está ligado a diversos segmentos, entre eles, o turismo de consumo, onde são organizadas excursões com o objetivo principal de fazer compras, o turismo religioso, realizado para encontros em regiões com tradição religiosa, o turismo cultural, o turismo rural, o turismo desportivo, literário, turismo recreativo.
Turismo Cultural
O turismo cultural é caracterizado pelo deslocamento de pessoas com o objetivo de vivenciar o conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e a identidade de uma determinada população. O turismo cultural envolve a contemplação de bens materiais e imateriais que se tornaram atrações turísticas, entre eles, centros históricos, museus, sítios arqueológicos, festas típicas, eventos gastronômicos.
Turismo Desportivo
O Turismo Desportivo é o conjunto das práticas onde Turismo e Desporto estão reunidos em simultâneo. Esta abrange todo o conjunto de deslocações de indivíduos cuja principal motivação reside na participação em práticas e atividades de natureza desportiva, quer seja de numa vertente ativa ou simplesmente como espectadores, as duas áreas estão interligadas evidenciando-se dois níveis: o Turismo de Espetáculo Desportivo e o Turismo de Prática Desportiva.
Turismo Recreativo
O turismo recreativo surge como uma necessidade, porque a crescente complexidade da vida moderna exige que a recreação e o trabalho se complementem, de modo que o indivíduo possa realizar uma jornada de trabalho frutífera sem ter que se exaurir fisicamente e moralmente. O turismo de recreativo nada mais é do que o turismo convencional, isto é, as viagens que as pessoas fazem para descanso, propósitos médicos, recreação e lazer, sem outra finalidade senão livrar-se do estresse cotidiano, descansar, conhecer outros lugares, em suma, férias. Este tipo de turismo é o mais comum e cotidiano.
Turismo Literário
O Turismo literário é uma modalidade de turismo cultural que se desenvolve em lugares relacionados com os acontecimentos dos textos de ficção ou com as vidas de seus autores. Isto poderia incluir seguir a rota de uma personagem de ficção em uma novela, visitar os palcos em que se ambienta uma história ou percorrer os lugares vinculados à biografia de um novelista.
Aos turistas literários interessam-lhes os lugares que têm inspirado um texto, bem como os lugares criados pelos textos literários. Para ser um turista literário só são necessária uma obra de ficção e uma mente inquisitiva. Existem guias literários, mapas literários, e viagens organizadas que podem resultar de utilidade. Além de visitar os lugares relacionados com a obra e o autor, os turistas literários com frequência participam no chamado turismo de livraria, visitando as livrarias locais em procura de livros relacionados tanto com o lugar que se visita como com outras obras e autores da região.
Turismo Religioso
Esta constitui todo o conjunto de deslocações desenvolvidas por pessoas que se movimentam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. A motivação fundamental destes viajantes é a fé, estando, assim, muito ligado aos calendários religiosos dos respetivos locais recetores. Associadas a este conceito estão atividades como peregrinações, romarias, visitas a locais histórico-religiosos, festas, concentrações, encontros e espetáculos de carácter sagrado.
É, ainda, de enaltecer as características do Turismo Religioso segundo Santos (2008):uma viagem voluntária, que seja temporária e que em simultâneo não remunerada; o visitante é motivado pela religião; a viagem é complementada, ainda, por outras motivações; o destino é um local religioso; viajar para o destino escolhido não é uma prática religiosa.
Turismo Ambiental
“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.
Este segmento é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Ou seja, assenta-se sobre o tripé: interpretação, conservação e sustentabilidade. Assim, o ecoturismo pode ser entendido como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.
Deste modo, o Ecoturismo está diretamente relacionado com o conceito de turismo sustentável, que relaciona as necessidades dos turistas e das regiões recetoras, protegendo e fortalecendo oportunidades para o futuro. Contempla a gestão dos recursos econômicos e sociais e necessidades estéticas, mantendo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte à vida.
...