O DESAFIO ANALISTA DE MARKETING
Por: icp2204 • 17/2/2019 • Abstract • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 142 Visualizações
DESAFIO ANALISTA DE MARKETING
CANDIDATO: Ivan costa Passos
CENÁRIO APRESENTADO
De acordo com a situação apresentada, a empresa Bolas S.A., apesar de ser majoritariamente voltada para o mercado baiano, já expandiu suas vendas para o estado de Sergipe. Com o plano para atingir o mercado nacional e focada na atuação no segmento de bolas de luxo, a empresa possui como principais ameaças as empresas nacionais e as empresas chinesas. As empresas nacionais possuem produção em grande escala e representatividade expressiva, por atuar de forma nacional. As empresas chinesas possuem preço competitivo, também sendo expressivas no mercado.
ESTRATÉGIA
A estratégia adotada leva em consideração as principais ameaças à inserção nacional da marca, as fortalezas que a empresa possui e as principais oportunidades. Foi definida um estratégia inicial de inserção no mercado nordestino, com foco em um público consumidor com maior poder aquisitivo e que tenha acesso às mídias sociais. Dessa forma, estratégias de marketing seriam direcionadas para garantir a credibilidade do produto, levando o cliente a validar sua qualidade e, com preço competitivo e abaixo do utilizado por grandes redes nacionais, tornando os produtos da Bolas S.A. fortes no mercado
REGIÕES A SEREM ATACADAS
As regiões a serem atacadas seriam, inicialmente, os estados da região nordeste, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia. O principal motivo é a já inserção da marca na Bahia (estado inicial) e em Sergipe. A estratégia e deixar é marca forte na região nordeste e, com a consolidação, expandir para o sudeste, norte, centro oeste e sul.
ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DO CONTEÚDO
- Parceria e patrocínio dos principais clubes de futebol da região nordeste.
A empresa já é conhecida em 2 estados nordestinos. Dessa forma, antes do início da próxima Copa do Nordeste, a empresa entrará em contato com os principais clubes de cada estado nordestino oferecendo patrocínio, em troca da divulgação da marca e uso das bolas em treinos dos jogadores. Com essas ações, a marca estará em visibilidade, nos uniformes dos clubes, e os produtos estarão visíveis em reportagens ocorridas durante os treinos dos jogadores. Dessa forma, o produto ficará conhecido do grande público e a qualidade do produto será comprovada pelo seu uso pelos clubes.
Uma segunda ação à ser negociada com os clubes, são parceiras para divulgação dos produtos da marca em e-mails e eventos para os associados do clube. Com os e-mails, seriam enviadas promoções dos produtos nas principais lojas, bem como as imagens ilustrativas dos jogadores em encartes e figuras nos e-mails teriam os produtos.
- Patrocínio com os jogadores em ascensão dos clubes nordestinos.
A empresa entraria em contato com jogadores em ascensão nos clubes e ofereceria patrocínio aos jogadores, bem como a entrega de artigos da empresa para os mesmos. Com o patrocínio de jogadores e a entrega de produtos para os mesmos, seria acordada a divulgação ou uso dos produtos pelos jogadores em mídias sociais.
Atualmente, a visibilidade e divulgação das marcas é feita de forma maciça por mídias digitais, como instagram ou facebook ou twitter. Parte dessa divulgação se faz pelo uso por parte de pessoas com credibilidade, comentando a qualidade dos produtos. Jogadores de futebol possuem grande número de seguidores em mídias socias, com um público majoritariamente jovem. Dessa forma, a marca seria divulgada ao público jovem que acompanha os jogadores e os mesmo buscariam os produtos da empresa por influência dos ídolos.
- Parceiras com as principais escolas particulares e clubes de futebol Society/campeonatos amadores/escolas de futebol.
A empresa deverá entrar em contato com escolas particulares, escolinhas de futebol e clubes de futebol Society existentes na região nordeste. Produtos da empresa seriam doados para as entidades, desde que seja acordada a utilização exclusiva de produtos da Bolas S.A. até o final da parceria.
Uma vez que o foco principal da empresa é a produção de bolas de luxo, essa ação garantirá contato direto com os principais consumidores e potenciais consumidores da marca. Com esse contato, jovens e adultos conseguiram vivenciar a qualidade dos produtos da empresa. Dessa forma, optarão por adquiri-los para uso pessoal.
MODELO DE PRECIFICAÇÂO
Atualmente a empresa possui como principais ameaças a concorrência de empresas com alcance e produção nacional e empresas chinesas que exportam para o Brasil.
Ao se pensar em grandes marcas nacionais, entende-se que os consumidores compram por serem marcas conhecidas, consolidadas e com qualidade comprovada. Empresas chinesas se inserem no mercado brasileiro principalmente pelo preço mais acessível e não necessariamente por qualidade.
Dessa forma, o modelo de precificação adotado seria aquele baseado na concorrência. Dessa forma, ao se realizar uma pesquisa com os preços dos produtos das concorrentes, pode-se entender um valor que seja mais barato que os produtos das redes nacionais e competitivo com os produtos chineses.
MERCADOS ESTRATÉGICOS
A entrada no mercado nordestino é estratégica pois a marca já é forte na Bahia e em Sergipe. Dessa forma, a marca já tem familiaridade com o público. Como os produtos são considerados de luxo, o público alvo deverá ter maior poder aquisitivo. Dessa forma, ações devem ser feitas para atingir pessoas com mais idade, por volta de 30 a 50 anos, que pratiquem o esporte e queiram um produto de qualidade, e jovens que vejam valor nesse produto por meio de marketing direcionado para o segmento.
ESTRATÉGIA DE VENDAS
A estratégia de vendas está baseada em atingir o público jovem, que receberá as ações de marketing das mídias sociais, e consumidores que vivenciam diariamente a cultura dos clubes de futebol. Dessa forma, seriam adotas as ações:
- Lojas Virtuais
A principal estratégia adotada seria a oferta dos produtos em plataformas de venda digitais. Atualmente, lojas como a Netshoes possui um extenso catálogo de produtos esportivos e possui abrangência nacional. A disponibilização da marca nessas plataformas seria atrelada à divulgação por meio de e-mails direcionados à compradores da região nordeste. Com os e-mails, os produtos seriam sempre expostos ao público e, aliado à divulgação da marca, mais compradores se interessariam em comprar. Essas empresas entregam os produtos por meio de frete próprio, retirando da Bolas S.A. a necessidade de cuidar da logística de entregar de grande volume de mercadorias em lojas físicas.
...