O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Por: Anna Lola • 8/6/2020 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
A escola tem um papel indispensável, na formação social de todas as pessoas, cabendo à ela a condução de uma ampla diversidade de assuntos e temas. Nesse sentido, as escolas podem promover diversas atividades com o objetivo de conscientizar seus alunos a cerca das desigualdades sociais, tais como, grupos de debates, palestras, aulas constantes promovidas pelos próprios professores, com o objetivo de mostrar aos alunos o resultado histórico das desigualdades sociais, inclusive com a presença de pessoas convidadas, que representem desde as classes menos favorecidas até as mais favorecidas, demonstrando por meio de depoimentos a existência da influência da classe social ,na vida de uma pessoa. Além de apresentações artísticas, filmes e peças teatrais, que, de maneira discreta transmitam ao espectador, a existência de um problema de desigualdade social. Conscientizando as classes dominantes de suas obrigações sociais, além de permitir que estudantes nis afetados pela desigualdade percebam a necessidade de lutar por mais espaço e ascensão.
Para tornar essa luta real e viável, esse(a) aluno(a) teria que ter o apoio da família e do Estado. Para isso, sob orientação do Estado, a família (mesmo que o processo demorasse um tempo razoável), seria submetida, aos mesmos programas descritos a cima para os alunos, para que fosse possível habilitá-la a orientar seus filhos(as) e demais membros do grupo familiar à responsabilidade de promoverem o espaço aos desfavorecidos, quando no caso de famílias privilegiadas. E a lutarem pelos direitos e espaços de melhor posição, quando se tratarem de famílias vitimadas pela sociedade.
O Estado por sua vez, deveria proporcionar estruturas, que agissem por meio das escolas, para permitir ao aluno(a) socialmente afetado, a chance de equilibrar a “balança”. Como por exemplo, dispondo de um aumento de cotas, bolsas e descontos em cursos profissionalizantes, que permitissem, por exemplo, a jovens negros (as) à margem da sociedade, a possibilidade de cursarem cursos de idiomas (de boa qualidade), trazendo a esse(a) jovem, uma oportunidade que, normalmente a sociedade lhe negaria. Apesar de esse tipo de ação existir, ainda ocorre em minúsculas proporções, diminuindo as desigualdades nesse sentido, em um ritmo muito lento. A medida acima também se aplica a comunidade LGBTQI+ e as mulheres também vitimas da desigualdade, além de outras medidas, como aulas de música, acesso à esportes em nível profissional, incentivo para o aumento desses grupos no número total de funcionários públicos, políticos, juízes, promotores, policiais, entre outros, não se esquecendo de fazê-los entender que eles(as) podem estar onde quiserem, “pensar por si mesmo”. Exceto o trabalho, as medidas descritas, podem e devem serem postas em práticas, ainda durante a formação escolar, para que surtam efeitos o mais brevemente possível.
...