O DIAGNÓSTICO DE OBESIDADE
Por: Taty Martins • 2/11/2019 • Monografia • 327 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
DIAGNÓSTICO DE OBESIDADE
Índice de Massa Corporal
O excesso de massa corporal pode ser identificado a partir de diversas táticas ou métodos, tais como, ressonância magnética, relação quadril-cintura, ultrassom, pregas cutâneas, relação cintura-quadril entre outras. Porém, dado a sua fácil identificação, custo baixo e coexistência com a gordura corporal, o Índice de Massa Corporal (IMC) tem sido continuamente empregado como meio de estudos epidemiológicos.
O IMC é auferido em decorrência ao resultado da divisão do peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros (kg/m2). Os valores obtidos acima de 25,0 kg/m2 representam excesso de peso, bem como, valores de 25,0 kg/m2 a 29,9 kg/m2 correspondem a pré-obesidade, já valores de IMC maiores ou iguais a 30,0 kg/m2 à obesidade. Essas determinações são fundamentadas em indícios que propõem que estes valores de IMC estão relacionados ao risco de doenças e morte prematura. Na tabela a seguir, pode-se ver os dados citados:
[pic 1]
Relação Circunferência Abdominal/quadril
A relação circunferência abdominal/quadril (RCQ) a princípio, foi a medida mais simples para o diagnóstico da obesidade, mas em torno de 20 anos identificou-se que pode ser menos válida como medida compatível. Todavia, na população brasileira, a RCQ do mesmo modo que o IMC apresentou associar-se a risco de comorbidades. A medida da circunferência abdominal reflete melhor a dimensão de gordura visceral. Recomendou-se diversos locais e modelos para classificar a circunferência abdominal. Pede-se ao paciente, que o mesmo se eleve e inspire profundamente, e, ao término da expiração deve ser efetuada a medida. Consegue-se verificar a medida no maior perímetro abdominal entre a crista ilíaca e a última costela, segundo sugestões da Organização Mundial da Saúde. Já a Primeira Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica indica a aferição da circunferência abdominal no ponto médio entre a crista ilíaca e o rebordo costal inferior. Admite-se a medida do quadril, no seu maior diâmetro, com a fita métrica, deslocando sobre os trocânteres maiores.
REFERÊNCIAS
- http://www.inca.gov.br/inquerito/docs/sobrepesoobesidade.pdf
- http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/92/57fccc403e5da.pdf
...