O Diagnostico Organizacional
Por: Welynton Coelho • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Aspectos da estrutura empresarial 4
2.2 Modos de gestão 4
2.3 Setor de atuação 5
2.4 Sistema de informação 6
2.5 Contribuição social. 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é um modelo de diagnóstico organizacional, foi elaborado a partir de entrevistas com funcionários da área financeira e comercial da empresa Casas do Pintor, sua matriz situada no bairro Trindade, na cidade de Florianópolis, possuindo ao todo 19 filiais, onde atuam no ramo do comercio varejista de tintas e materiais para pintura.
Através dos dados colhidos da empresa, podemos compreender melhor como funcionam as organizações de acordo com sua estrutura organizacional.
Os principais itens analisados nessa pesquisa foram: aspectos da estrutura organizacional, os modos digestão, setor de atuação da empresa, sistemas de informação e Contribuição social da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma das mais antigas empresas no ramo de tintas imobiliárias do Estado de Santa Catarina, a então Casa do Pintor, inaugurou seu primeiro ponto de vendas no bairro do Estreito, em Florianópolis, no ano de 1965.
A partir de 1998, sob a direção da Família Rocha, passou a se expandir de forma significativa, e, hoje, a Casas do Pintor conta com 19 lojas localizadas na Grande Florianópolis, Itapema, Balneário Camburiú, Itajaí e Joinville.
2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA EMPRESARIAL
A empresa atua no setor comercial, ramo do comercio varejista de tintas e materiais para pintura, é administrada pelo proprietário Sr. João Alcides Rocha, seus dois filhos como diretores, Renato Maia Rocha e João Alcides Rocha Junior, ficando assim, um responsável pela Grande Florianópolis e o outro pelas lojas do norte do estado. Já no setor financeiro, no setor de Recursos Humanos, na área de marketing seus netos e funcionários.
Sendo assim, uma empresa de médio porte com um número estimado de 120 funcionários.
É formada por um organograma, onde é possível estabelecer uma responsabilidade para a execução de cada função, desde gerentes, vendedores internos e externos, operadores de caixa e motoristas.
2.2 MODOS DE GESTÃO
As funções administrativas são dividas por duas equipes, sendo a primeira formada por cinco pessoas responsáveis pelas lojas da grande Florianópolis e a segunda equipe responsável pelas lojas de Balneário Camburiú e região.
O setor financeiro da região da grande Florianópolis é composto por três funcionários e dois auxiliares administrativos que controlam e fiscalizam toda a entrada e saída de valores, contas a pagar e receber, controle de vendas, estoque e recursos humanos da empresa. A orientação é dada pelo diretor geral e repassada à equipe por meio de reuniões.
Como o intuito desta empresa é gerar lucros através de vendas, tendo como aspecto principal, ser pró-ativo, com uma política de vendas e metas de mercado a serem atingidas. A empresa possui um bom planejamento, se preocupando com o que sempre está acontecendo ao seu redor, se preocupando sempre com o bom atendimento de seus funcionários e sempre buscando um bom preço de seus produtos, tendo em vista que possui uma disputa com concorrentes.
Uma empresa que possibilita passar conhecimento para seus colaboradores, através de cursos e palestras, conseguindo assim, trocar informações e conhecimentos, capacitando-os assim mais para o seu ramo de atividade, de uma forma que possa sempre satisfazer as necessidades de seus clientes.
2.3 SETOR DE ATUAÇÃO
Apesar da grande concorrência, a empresa possui grande reconhecimento e solidez no mercado, oriundos de muitos anos de trabalho na fidelização de clientes e parcerias com profissionais da área. Devido ao fato da região ser conhecida pelo turismo e por estar em um mercado do ramo imobiliário sempre em crescimento, a empresa se mantém no mercado com êxito.
Possui uma grande importância para geração de emprego e renda para microeconomia.
Uns dos principais pontos macro e microeconômicos que podem influenciar diretamente a este setor seriam os níveis de impostos, taxas de juros, emprego e desemprego, oferta e demanda e o nível de preços, etc.
Algumas estratégicas de recursos humanos que poderiam auxiliar no aumento de faturamento da empresa, seriam:
• Uma
...