O Direito Aplicado a Gestão
Por: davizito • 15/6/2024 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 29 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DAVI DE MATOS SILVA
LANÇAMENTO PASSIVO
RIO DE JANEIRO
2024
LANÇAMENTO PASSIVO
De acordo com o Código Tributário Nacional em seu artigo 114: “O fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.”
O fato gerador é algo previsto em lei, escrito em edital ou contrato. Se estiver vinculado a esses, estará a disposição de penas de acordo com as autoridades administrativas, essas penas são os lançamentos.
Por sua vez, lançamentos, de acordo com Regina Helena Costa é o ato administrativo vinculado, declaratório nascimento da obrigação principal, bem como a apuração do valor a ser pago.
Assim vemos que lançamentos são créditos tributários, no entanto, créditos tributários não se resumem a dinheiro. O que antes era indispensável e previsto em lei (os lançamentos) torna-se motivo de discussão.
Assim, passa que o lançamento é a forma de calcular o montante devido do tributo. E essa forma de fazer esse cálculo, passa por três modalidades: lançamento de ofício, lançamento por declaração e lançamento por homologação.
O lançamento por ofício se configura da seguinte maneira: A administração declara a base de cálculo e impõe a alíquota ao sujeito passivo.
O lançamento por declaração ocorre quando o sujeito passivo declara a base de cálculo à fazenda e, a partir disso, a administração indica a alíquota correspondente.
O lançamento por homologação se dá quando o sujeito passivo que faz a base de cálculo e indica a alíquota, pendente a homologação por parte do sistema.
Logo, é notório que o sujeito passivo tem participação nos lançamentos por declaração e por homologação. Onde, no lançamento por declaração primeiramente há a declaração do sujeito passivo e a partir dela que a fazenda indica a alíquota. Por fim, no lançamento por homologação, o sujeito não só declara como também paga, assim fazendo sua participação nos lançamentos tributários.
REFERÊNCIAS
MOSSETTE, Aline. Direito aplicado à gestão. Rio de Janeiro: UVA, 2024
JUNIOR, Geraldo. Lançamento por arbitramento: Exercício regular de direito ou de arbitrariedade da fazenda pública. Jusbrasil. Disponível em:https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-lancamento-por-arbitramento-exercicio-regular-de-direito-ou-arbitrariedade-da-fazenda-publica/387538618. Acesso em: 06 abr. 2024.
MODALIDADES DE LANÇAMENTO. Rene longo - advogado tributário. YOUTUBE. 23 Jun. 2015. 5min57s. Disponível em: https://youtu.be/fyex2i4B7YE?si=QxTY-HGY3dzTwJip. Acesso em: 06 Jun. 2024.
...