O Direito e Legislação
Por: vanessandrade • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ADMINISTRAÇÃO - MÓDULO GERENCIAMENTO
VANESSA DOS S. ANDRADE – RA 204252013
PORTFÓLIO 1
Gestão da Produção
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
VANESSA DOS S. ANDRADE
PORTFÓLIO 1
Gestão da Produção
Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão da Produção.
Prof. Andre Da S. Lucena
Guarulhos
2016
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- A gestão discutida no texto trata de qual nível gerencial: estratégico, tático ou operacional? Justifique sua resposta.
Como se sabe o nível estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizando grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas à empresa e sua evolução esperada, e trata de decisões ao longo prazo, e alto grau de risco e incertezas.
Por isso pode se dizer, que o texto trata-se do nível estratégico. Como se viu no texto, houve um planejamento realizado pelos níveis mais alto de coordenação, realizando métodos, políticas de organização, e onde e como serão elaboradas as políticas por região, visto que no texto cita o Norte e Nordeste, regiões que precisam de planejamento diferenciado, por causa de sua sazonalidade.
Outro ponto importante que mostra que o texto se refere ao nível estratégico, é o longo prazo, para a obtenção dos resultados e metas, se vê no texto que o planejamento tem por base as políticas de educação que foram desenvolvidas na década de 80 (oitenta), e que os resultados, começaram a ser vistos a partir de 2011, ou seja, houve um planejamento estratégico que teve seus primeiros resultados em longo prazo. Desse modo pudesse levar em consideração que o texto trata no nível estratégico, visto que a descrição do texto vai de encontro com o conceito de nível estratégico que foi destacado.
- Em sua opinião, qual a prioridade competitiva que deveria ser levada em consideração na gestão dos serviços escolares?
Vivemos em um era que todos os segmentos mercadológicos pedem que haja competitividade, porque vence aquele que consegue cumprir as suas metas, e que surpreende seus clientes internos e externos.
No âmbito de gestão nos serviços escolares devem-se desenvolver as competências competitivas, tendo em mente que primeiro precisa se identificar os pontos fortes, para conseqüentemente destacá-los e aprimorá-los. Assim seguindo para um segundo passo tão importante quanto, que é investir na integração de seus departamentos, assim unindo a organização em prol de um único objetivo.
Devem-se ter estratégias que visam os serviços e operações, e que tenham definidas quais as prioridades dos desempenhos, pois deve se ter em mente que ninguém é bom em tudo, precisa haver foco e saber onde investir mais metas e prioridades. Nos serviços de educação, mais precisamente na gestão de serviços escolares, precisa haver opções excludentes, indicando que as prioridades precisam ter foco em indicadores específicos. Nas prioridades competitivas existem os indicadores:
- Custo,
- Qualidade;
- Tempo; e
- Flexibilidade.
Em minha opinião deve se levar em conta, os quartos indicadores de prioridades competitivas, porém deve-se destacar e levar em consideração a Qualidade, visto que nas últimas décadas a qualidade do serviço educacional está deixando a desejar. Muitos gestores dos serviços educacionais não tem o devido preparo e conhecimento educacional. Como citado no texto, muitos gestores educacionais eram nomeados através de influencias políticas, sem conhecimento adequado para exercer a sua função, hoje esse cenário já esta mudando, as pessoas vêem a necessidade de se adequar ao cenário competitivo, e se aprimorar em suas funções.
...