O ESBOÇO DE PLANO DIRETOR
Por: Jordânia Rodrigues • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 261 Visualizações
TEMÁTICA:
Esboço de Plano de Desenvolvimento Russas
A cidade de Russas esta localizada no estado do Ceará a 162 km da capital Fortaleza, um município brasileiro situada na mesorregião do Jaguaribe, é contemplado como referencia politica administrativa como sede da Associação dos Municípios do Vale Jaguaribe. O munícipio ocupa uma área de 1.588,10 km² estipulada pelo IBGE de 2014 uma população de aproximadamente 75.018 habitantes.
O município é um crescente polo econômico, além de ser sede de AmuVale, é sede do 1º Batalhão de Policia Militar e de órgãos federativos, como, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Previdência Social, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, DETRAN, DNIT, Campus da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe, subestação da CHESF e também da 9ª Zona Eleitoral, CREDE 10, IPEC, Célula de Saúde Estadual.
Inicialmente, propormos apontar os dados demográficos da cidade, onde por base o IPECE no ano de 2010 o município contem uma concentração urbana de 45.952 maior que região rural de 24.881. Podemos dizer que a um crescimento acelerado ocorre na cidade, anteriormente há quase duas décadas atrás, o município não possui tanta concentração populacional na área urbana, tinha uma faixa de 58,10% comparados a 41,90% no ano de 1991, isso caracteriza a região crescente polo habitacional onde viabilizam vários indicadores sociais acabam permeando uma nova fase da cidade.
Nas pesquisas de 2014 do SESA o município dispõe um total de 37 unidades ligadas ao sistema do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 89,19% organizações publicas e 10,81% instituições privadas, a grande maioria destas instituições como pública desfalece de custeios e recursos básicos para a efetividade e manutenção de prestações dos serviços assistências à saúde, como, falta de instrumentos, remédios e por ventura atendimento médico. Podemos citar a representatividade da mortalidade infantil do munícipio 7,12% perante o estado do Ceará de 2008-2014.
Em termos dos indicadores educacionais Russas apresenta no ensino fundamental e médio no ano de 2014, com escolaridade liquida de 82,91% ensino fundamental e 43,62% no ensino médio, nota-se que a uma perca de educandos do fundamental para o segundo grau escolar, isso esta relacionado a diversos fatores estruturais ligados ao desenvolvimento social, que influencia no abandono da participação e continuidade desde jovem no ensino, por exemplo, falta de incentivos e estímulos voltados à educação, estrutura que viabilizem a facilidade de acesso à escola, como meios de transportes, e a relação intersetorialidade entre as demais secretarias.
“Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Russas é 0,674, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699)”, o IDHM teve um crescimento de 27,89% de 2000 a 2010, tal aumento traz mais prioridade da gestão municipal de habitação, emprego e renda, educação e saúde.
No que se menciona ao indicador de emprego e renda da cidade pode-se apresentar as atividades de mercado em paralelo ao numero de empregos formais da cidade na tabela abaixo, onde percebe a maior rotatividade de renda e estabilização de emprego na área industrial, e avaliando não esta formalmente boa parte da população com sua estabilidade empregatícia.
[pic 3]
A cidade no que se refere a condições de saneamento básico e fornecimento de água, em certas regiões do município apresenta deficiências no atendimento e prestações serviços de infraestrutura, onde apenas bairros próximos além da região central da cidade são mais privilegiados do que as demais afastadas, como o bairro do Alto do São João, longe de conter infraestrutura básica adequada, o bairro esta exposto a lixão da cidade, onde a preocupação municipal teria de ser maior. Abaixo tem a tabela que apresenta dados de abastecimento e saneamento da cidade em 2014.
[pic 4]
E por fim, analisando a Produto Interno Bruto de Russas, tem por media do estado de 8.845/ hab. índice relativamente razoável em base o índice de desenvolvimento humano do município, pois através da geração de renda que possibilita aquele cidadão ou população ao acesso de bens e serviços adequados e uma maior qualidade de vida.
[pic 5]
Em base os aspectos colocados sobre o município, o período de aceleração na expansão do mesmo e assim como também diversos fatores externos e flagelos prevaleceram no decorrer do desenvolvimento da cidade.
O crescimento urbano não planejado, associado à exclusão social produz uma cidade que “amontoa” sua população em espaços destituídos de equipamentos e serviços básicos, em moradias subumanas e, dentro desse quadro, deixa parte expressiva desse contingente fora do mercado de trabalho. (COMDICA, 1995: 5). Fonte: DESCENTRALIZAÇÃO E INTERSETORIALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DE FORTALEZA.
Russas mesmo com superações de crescimento na renda interna, um percentual relativo de empregos formais, condições bases de saneamento e abastecimento, índices de aprovação escolar boa, ainda assim observa-se que as tais aspectos demográficos, econômicos, infraestruturas e politicas sociais ainda estão falhas e não tem uma amplitude totalitária da população local. Índices de pobreza ainda persistem, falta de medicamentos, disponibilidade de médicos, infraestrutura escolar, saneamento, politicas de inclusão social e principalmente segurança pública.
...