O Escritório de Gestão de Projetos
Por: Mariajoaquina2 • 10/4/2018 • Resenha • 781 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ – JUIZ DE FORA
POS GRADUAÇÃO MBA ADMINSTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTUDO DE CASO
O PMO (Escritório de Gestão de Projetos) da AtekPC
O texto relata a história da empresa AtekPC e os desafios encontrados para implementação do novo escritório de gestão de projetos (MPO) em meio a pressão e mudanças que o setor de computadores pessoais estava enfrentando.
Com aprovação do MPO, a principio uma das preocupações do Diretor John Strinder era se MPO seria uma grande ajuda para AtekPC ou se tornaria mais um outro item da sua lista de problemas. O interesse de Strinder era alinhar as diretrizes estratégicas do negócio aos recursos de TI com essência da MPO.
As pessoas contatadas para atuar na MPO eram profissionais experientes e talentosos, mais novos no ramo de negócio de PC e pouco sabiam do quão forte era a cultura da empresa AtekPC. Segundo Strinder o intuito era que o MPO se tornasse parte dessa cultura, mas sabia que algumas mudanças seria necessário.
Com a pressão por redução de custos que as empresas de PC´s estavam enfrentando, devido onda de consolidação e crescente popularidade de telefone moveis, PDA´s e softwares de aplicativos de internet, os fabricantes de PC precisavam se reinventar por meios de TI, seus processos operacionais e novos produtos pra se manterem no mercado.
A AtekPC é uma fabricante de PC, fundada em 1984 e teve um crescimento acelerado nos anos 90. E a apartir de 2006 precisou tomar algumas iniciativas com objetivo de posicionar sua organização para o futuro devido à competitividade que enfrentava.
O processo de requisitar os serviços de TI na AtekPC sempre foram feitos de forma informal e todos percebiam benéficos com essa abordagem, devido conhecimento, resposta rápida e confiança que tinham. Mas o intuito da AtekPC era implantar o método MPO buscando melhores práticas para a gestão de projetos de negócio de TI.
Isso seria desafiador, pois era necessários uma habilidosa gestão e um equilíbrio entre a manutenção e os novos desenvolvimentos.
A principio missão principal do MPO era estabelecer o escritório e provar seu valor e conseqüentemente conseguir benefícios derivados de praticas consistentes de projetos, no momento a responsabilidades do MPO estavam limitados a projetos de TI, mas a idéia era expandir seu escopo a nível corporativo que incluiria projetos de negócio no futuro. Utilizariam de meios como consultorias, aconselhamentos e treinamentos para alcançar o sucesso do projeto.
Mark Nelson, gerente do projeto, tinha diversos desafios pela frente como, escassez de pessoal especializado, não era prioridade o desenvolvimento de pessoal para o MPO, restrição de recursos limitados.
Para organização do MPO estava sendo considerados dois modelos organizações heavy e light, o que estava gerando muita discussão e pouco entendimento em relação ao formato e montagem da equipe e havia o receio em relação aos atrasos da execução
...