TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso de Internacionalização da Empresa JBS

Por:   •  9/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

ATIVIDADE 1: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JBS

SARAH GIOVANNA SILVA MARTINS

MARYSTELA ASSIS BARATTER SANCHES

Curitiba, 18 junho de 2020


1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação da Empresa

A JBS é uma multinacional brasileira de capital aberto do tipo Sociedade Anônima (S.A.), ela foi fundada em 1953 (67 anos), na cidade Anápolis, Goiás, por José Batista Sobrinho (JBS, 2020). Dentre seus produtos e serviços encontra-se: o processamento de carnes (bovina, suína, ovina e de frango), processamento de couros, comercialização de produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel e transporte, entre outros (EXAME, 2016). Entre as marcas mais famosas e reconhecidas no Brasil e no exterior encontra-se a Friboi, 1953, Swift, Seara, Seara Gourmet, Doriana, Massa Leve, Pilgrim’s Pride, Plumrose, Primo, entre outras (JBS, 2020).

De acordo com o site oficial da JBS, suas atividades na JBS iniciaram-se com a abertura de uma casa de carnes em uma pequena planta, a qual possuía capacidade de processamento de cinco cabeças de gado por dia. No ano de 1957 José Batista começou a fornecer carne bovina aos trabalhadores que participavam da construção de Brasília. Já no ano de 1970, houve a compra do primeiro frigorífico da empresa, com a criação da marca Friboi.

O proceso de internacionalização teve início em 2005, com a aquisição da Swift Armour S.A., na Argentina. Dois anos depois, em 2007, a empresa decidiu abrir o seu capital a fim de conseguir investimentos para a sua expansão. A JBS foi a primeira empresa do ramo a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores e, nesse mesmo ano, tornou-se a maior indústria brasileira de alimentos, adquirindo Swift dos Estados Unidos e também passando a operar na Austrália. O ano de 2005 foi marcado por uma série de mudanças na empresa (JBS, 2020). Após o processo de reestruturação, foi criado o grupo JBS S.A. (até então a empresa era conhecida como Friboi, que se tornou uma de suas marcas).

Em 2008 a JBS realizou duas aquisições no exterior: a compra de Tasman Group, uma companhia de processamento de alimentos australiana, por 150 milhões de dólares e a aquisição da divisão de bifes Smithfield Foods  por 565 milhões de dólares, ela tentou adquirir a empresa americana National Beef, porém foi barrada pelo governo estadunidense com a justificativa de que a compra da National Beef acarretaria em um aumento de preços para os consumidores americanos pois haveria uma diminuição muito grande da concorrência do setor de carnes no país.

No ano de 2009, a JBS entra no segmento de frangos ao incorporar as operações da Bertin, no Brasil, e assumir o controle da Pilgrim's Pride nos Estados Unidos. No ano seguinte adquire a Rockdale Beef, companhia australiana de carnes.

A entrada no ramo bens de consumo como sabonetes e produtos de limpeza ocorreu com a aquisição da divisão de cosméticos e limpeza do Grupo Bertin, em 2011. No ano decorrente, a JBS assume as unidades da Frangosul, Tramonto e Agrovêneto passando a atuar no segmento de aves também no Brasil, além de expandir sua atuação na América do Norte ao adquirir a XL Foods, no Canadá. Em 2013, a JBS anunciou a compra das operações da Seara Brasil, ampliando sua atuação no mercado de carne de frango e suínos no Brasil e, nesse mesmo ano, adquiriu também a empresa paulista de alimentos Massa Leve.

Em julho de 2014 a JBS fez várias aquisições como a Céu Azul Alimentos, Belafoods, Big Frango, Primo Smallgood, na Austrália, bem como todas as operações da Tyson Foods no Brasil e no México, e da Cargill nos Estados Unidos (JBS, 2020).

De acordo com o site oficial, a entrada na Europa se deu com a compra da Moy Park, em 2015, localizada na Irlanda do Norte e que pertencia a Marfrig. Na Nova Zelândia, a JBS assume o controle da Scott Technology, empresa de automação e robótica para produção de alimentos em 2016. A venda da Moy Park em 2017 para a Pilgrim’s Pride, torna a JBS a maior empresa global de aves.

Atualmente, segundo o Relatório Anual de Sustentabilidade de 2019, a JBS é “a maior empresa de proteína animal e a segunda maior de alimentos do mundo”, sendo que ao final de 2019 já contava com mais de 240 mil colaboradores em 15 países, o que a torna uma grande empresa de acordo com a classificação do SEBRAE em relação ao número de funcionários. Ela possui mais de 400 unidades produtivas e escritorios comerciais as Américas, Ásia, África, Europa e Oceania, estando sua sede localizada na cidade de São Paulo.

1.2 Objetivos

Objetivo Geral

Realizar um estudo de caso da empresa JBS-Friboi de forma a aprimorar os conhecimentos sobre a internacionalização das empresas, em especial as empresas nacionais.

Objetivos Específicos

  • Identificar as principais motivações que levaram a empresa a buscar o mercado internacional;
  • Destacar os principais desafios, limitações e/ou dificuldades no processo de internacionalização;
  • Identificar o modo de entrada escolhido para entrar no mercado externo;
  • Relacionar o caso estudado com algumas das teorias de internacionalização (ou seja, qual a teoria que melhor explica o processo de internacionalização da empresa);
  • Justificar a escolha da relação entre a teoria e o caso estudado;

1.4 Justificativa

Os estudos de casos de empresas brasileiras internacionalizadas, contribui para o conhecimento e visualização das teorias de internacionalização na prática e em um ambiente favorável, visto que estes estudos são aplicados a empresas localizadas em território nacional, mostrando uma melhor realidade do que seria a internacionalização de empresas de maneira pragmática e realista ao contexto em que se está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com