Estudo De Caso Da Empresa Delicari
Ensaios: Estudo De Caso Da Empresa Delicari. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jedvan • 27/4/2014 • 2.493 Palavras (10 Páginas) • 436 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SOLUÇÃO DO CASO 5
3 CONCLUSÃO 13
4 REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO.
Este trabalho é um estudo de caso da empresa Delicari e tem o objetivo de solucionar o caso de acordo às disciplinas trabalhadas nesse semestre que norteia os desafios da Administração da Produção e Logística na organização de Planejamento e Controle de Qualidade, Empreendedorismo e Plano de Negócios sobre a Análise de Mercado e Plano de Marketing e Gestão de Projetos como ferramenta de Gerenciamento e Execução da Obra.
SOLUÇÃO DO CASO.
1º DESAFIO: Administração da Produção e Logística no Planejamento e Controle de Qualidade da empresa Delicari.
A marca Delicari tem o propósito de fabricar iogurtes ao um público-alvo de pessoas com alto poder aquisitivo, que buscam produtos derivados de leite com qualidade. Desta forma é importante a Administração da Produção e Logística da empresa ter um Planejamento e Controle de Qualidade para poder proporcionar um serviço em conformidade e relevância na organização.
Porque é tão importante Planejamento e Controle de Qualidade para a marca Delicari?
Porque traz benefícios, visto que, dois contribuintes da lucratividade podem ser maximizados pela qualidade mais alta dos produtos, as receitas podem ser incrementadas por melhores vendas e por preços mais altos no mercado, ao mesmo tempo em que, os custos podem ser reduzidos pela melhor eficiência, produtividade e uso do capital. Portanto, a qualidade é importante para o desenvolvimento de qualquer empresa, então a marca Delicari tem que observar as diferentes abordagens, a visão da operação, a visão do consumidor, a conciliação da visão da operação com a do consumidor, conceitos de qualidade pobre, boa e aceitável, modelo de qualidade e os passos para realizar um bom Planejamento e Controle da Qualidade para seu público-alvo.
Diferentes Abordagens
Há diversas maneiras de definir qualidade, o professor David Garvin categorizou muitas das várias definições em cinco abordagens de qualidade:
Abordagem Transcendental - vê qualidade como sendo sinônimo de excelência inata, nesse caso, a qualidade é definida como absoluta, o melhor possível em termos da especificação do produto ou serviço;
Abordagem baseada em manufatura - preocupa-se em fabricar produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros, correspondendo precisamente a suas especificações de projeto;
Abordagem baseada no usuário - assegura que o produto ou o serviço esteja adequado a seu propósito. Essa definição demonstra preocupação com a adequação das especificações ao consumidor;
Abordagem baseada em produto - vê qualidade como um conjunto mensurável e preciso de características, que são requeridas para satisfazer o consumidor;
Abordagem baseada em valor - leva a definição de manufatura a um estágio além e define qualidade em termos de custo e preço. Essa abordagem defende que qualidade seja percebida em relação a preço.
A Visão da Operação
A Visão da marca Delicari na qualidade da operação tem que ter a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores. Pois o uso da palavra conformidade indica que há necessidade de atender a uma especificação para garantir que um produto ou serviço esteja conforme as necessidades do público-alvo. Portanto consistente implica que a conformidade às especificações não seja um evento qualquer, mas que materiais, instalações e processos tenham sido projetados e controlados para garantir que o produto ou serviço atenda às especificações desejadas, usando um conjunto de características de produto ou serviço mensuráveis.
A Visão do Consumidor
A marca Delicari tem que se basear na definição de qualidade das expectativas do consumidor, visto que, as percepções dos consumidores individuais podem ser diferentes. Pois o que dá forma as expectativas são experiências passadas, conhecimento individual e seu histórico. Portanto a qualidade é entendida do ponto de vista do consumidor, tendo em vista que, a qualidade de um produto ou serviço em particular é aquilo que o consumidor percebe como sendo qualidade.
A Conciliação da Visão da Operação com a do Consumidor
A Marca Delicari tem que conciliar a visão da operação com a do consumidor, pois qualidade para o consumidor é o que ele percebe ser o produto ou serviço, então, qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço. Se a experiência com o produto ou serviço for melhor do que a esperada, o consumidor está satisfeito e a qualidade é percebida como sendo alta. Se o produto ou serviço simplesmente corresponde às expectativas, a qualidade é percebida como aceitável. E se o produto não atender às expectativas, o consumidor ficará insatisfeito, para entender melhor veremos alguns conceitos.
Conceitos de Qualidade Pobre, Boa e Aceitável.
A Qualidade é Pobre quando as Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço são maiores que as Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço.
A Qualidade é Boa quando as Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço são menores que as Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço.
A Qualidade é Aceitável quando as Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço são iguais as Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço.
Modelo de Qualidade e os passos para realizar um Planejamento e Controle da Qualidade
Modelo de qualidade significa produzir um produto ou proporcionar um serviço conforme as suas especificações de projeto. E esse Planejamento e Controle de Qualidade podem ser divididos em quatro passos sequenciais que a marca Delicari pode observar:
Primeiro Passo
...