O FOCO NA ORGANIZAÇÃO
Por: RicardoFelicio • 23/5/2018 • Resenha • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 91 Visualizações
1- FOCO NA ORGANIZAÇÃO
O gerenciamento, é focado nos fins e na missão geral de qualquer organização, que é satisfazer necessidades de seres humanos, essa satisfação é o objetivo de qualquer instituição, seja ela privada ou pública. Dentro desses objetivos, existem 4 tipos de seres humanos (stakeholders ou partes interessadas) que são: Clientes; Empregados; Acionistas; e Sociedade.
A sobrevivência a longo prazo é garantida através da satisfação simultânea das partes citadas. Numa organização deve-se fazer cada vez mais com cada vez menos, tudo que se faz deve ter foco financeiro, foco no cliente, foco no funcionário e foco na sociedade.
2- FATORES QUE GARANTEM RESULTADOS
- Liderança;
- Conhecimento Técnico;
- Métodos.
O desenvolvimento dessas três frentes é um trabalho contínuo, para o resto da vida.
Desenvolvendo Conteúdo da Liderança
Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo certo. Sem a liderança nada acontece, portanto, é o item mais importante em uma organização. O líder deve criar um sistema que possa atribuir metas desafiadoras às pessoas, além de promover o domínio do método pela equipe e a aquisição de conhecimento técnico.
Acumulando Conhecimento Técnico
Conhecimento relacionado com o processo no qual o indivíduo trabalha. Toda organização deve zelar para que esteja atualizada em conhecimento técnico em nível global, pois é este nível que se compete nos dias de hoje. Uma boa prática de adquirir conhecimentos técnicos é trazer consultores temporários para trabalhar junto com o pessoal da empresa para resolução de seus problemas.
Método
A essência do trabalho em uma organização é atingir resultados e portanto, o domínio do método, por todas as pessoas (diretores e operadores), é fundamental. O principal fator que deve nortear a escolha de gerentes e diretores é a sua capacidade de liderança, sua dedicação na construção do conteúdo da liderança e seus valores comprovados na convivência do dia a dia.
A conclusão final é que uma empresa deve montar uma “fábrica de líderes” para que possa crescer segura de que terá os valores de que necessita a cada expansão.
3- MÉTODO E SISTEMA DE GESTÃO
Gerenciar é Resolver Problemas
Existem dois tipos de problemas: o “bom problema” que é provocado pelo gerente quando ele levanta anualmente as lacunas de sua área de responsabilidade e visa a melhorar o desempenho atual da organização e o “problema ruim”, que precisa ser resolvido imediatamente pois não avisa a hora que irá aparecer. A gerência deve zelar para que os problemas ruins ocorram de forma menos frequente possível.
Método Gerencial
Método único para solução de problemas. A denominação adotada pelo autor é o método PDCA (Plan Do Check Act), que permite criar, aprender, copiar e difundir conhecimento
Sistema de Gestão
Um conjunto de ações interligadas de tal maneira que os resultados das empresas sejam a atingidos, ou seja, a minha meta está diretamente ligada ao resultado da empresa. O sistema é vantajoso por ser um mapa que mostra onde o trabalho de cada um se insere.
4- DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO
É melhorado a partir do foco em seus principais problemas, considerando horizontes estratégicos, táticos e operacionais. Existem 3 níveis da organização para que ocorra a melhoria dos resultados, que são:
Operação- sequência de trabalho conduzida por homens e máquinas para agregar determinado valor específico (meta da operação);
Processo- sequência de valores agregados que resulta no ponto final (interno ou externo);
Organização- estrutura de relacionamentos necessária para que a instituição possa cumprir as suas funções.
Para cada um desses níveis existem três necessidades: metas, propósitos e gerenciamentos.
A Meta é o Foco do Gerenciamento
Pois os métodos gerenciais existem para que as metas sejam alcançadas. Os problemas (metas) estão sempre nas funções dos sistemas, organização processo e operações.
Liderança, Desafio e Inovação
Quando o líder coloca o problema principal da organização ele direciona a atenção, imaginação e criatividade de todos. Uma meta bem coloca pode, inclusive, mover a empresa em direção a inovação.
Como Estabelecer Metas
As metas decorrem, naturalmente, do planejamento estratégico. Para facilitar o estabelecimento das metas, deve-se seguir algumas práticas gerenciais que serão conduzidas anualmente em todos os níveis gerenciais da organização, como:
Determinação das lacunas- todos os gerentes, diretores e supervisores devem ser treinados para determinar em suas áreas de trabalho o estabelecimento de metas racionais.
Priorização- Cada chefia deve ter de três a cinco metas prioritárias, nunca mais do que isto. “Quem tem muitas prioridades acaba por não ter nenhuma”.
Desdobramento- As metas de cada nível devem estar interligadas.
As metas devem ser suficientemente desafiantes; não podem ser estabelecidas de tal forma a desanimar a todos mesmo antes de começar o trabalho; devem ser atingidas; devem ser alinhadas e amarradas ao orçamento da instituição.
5- ANÁLISE DE SISTEMAS
Uma vez determinado o verdadeiro problema (ou a meta) por meio da análise funcional, a etapa seguinte é estabelecer um
...