O Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos
Por: dieiciana • 31/3/2020 • Abstract • 5.717 Palavras (23 Páginas) • 97 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo responder as questões relacionadas a diversos conceitos relevantes ao gerenciamento de cadeias de suprimentos, dentre os quais serão abordados em maior destaque os abaixo relacionados:
- Conceitos sobre o MRP, sua importância para as empresas, bem como as vantagens e desvantagem da sua aplicação para as empresas.
- Estrutura de um produto;
- Estudo e cálculo da curva ABC;
- Processo de compras, sua importância, ética neste processo, intercambio eletrônico, e-commerce, jus-in-time e os meios de comunicação;
- Estudo sobre Licitação, suas modalidades, princípios e finalidades.
EXERCÍCIO SOBRE APOSTILHA MRP
1º) Elabore uma conceituação sobre estrutura de produto, enfocando a sua importância, seus níveis e modelos.
A estrutura de produto é um modelo de organograma que descreve todas as relações pai-filho entre itens que são componentes de um mesmo produto final. Tem grande importância, pois servirá de base para o planejamento de produção e compras, a partir dela que são retiradas as informações necessárias para que seja possível ser calculado o consumo futuro de todos os itens. Ela pode ter vários níveis denominados nível 0, 1, 2, e assim por diante. No nível 0 (zero), está o produto final, no nível 1, estão os itens e sub-montagens que formam o produto final e no nível 2, estão os itens que formam as sub-montagens. Os modelos são determinados pela quantidade de itens produzidos na própria empresa. Se em poucos níveis, é horizontal, se em muitos níveis, é vertical.
[pic 1]
2º ) O que são itens de demanda dependente e itens de demanda independente?
Demanda dependente: são aqueles cuja demanda depende da demanda de algum outro item, ou seja, a demanda de um componente depende da demanda de um produto final. Esses itens componentes de uma montagem são chamados de itens filhos do item pai.
O item pai é um item de estoque que tem componentes ou itens filhos, que estão relacionados em uma estrutura de produto.
Exemplos: Farol do veículo, Grafite para Lapiseira, DVD.
Demanda independente: diz respeito àqueles cuja demanda não depende de demanda de nenhum outro item e sim do mercado, um exemplo típico desse item é um produto final.
Exemplos: Veículo, Lapiseira, Aparelho DVD.
3º ) Cite cinco informações necessárias para a execução dos cálculos do MRP. Comente sobre cada uma delas. Qual o resultado desse processamento para o plano operacional da empresa?
Para execução dos cálculos do MRP, é necessário que a empresa tenha o programa mestre de produção, composto pela carteira de pedidos e previsão de vendas, a lista de materiais e registros de estoque em arquivos de computador, que serão lidos durante o processamento.
Programa mestre de produção: é considerado o coração do planejamento da organização. Nele encontramos informações de quais, quantos e quando precisamos produzir. É a fase mais importante do planejamento e controle de uma organização, constituindo-se como principal informação para o MRP. O MPS coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais.”.
Carteira de pedidos: refere-se a pedidos firmes programados para algum momento no futuro, seu gerenciamento é função do departamento de vendas. A carteira de pedidos contém informações sobre cada pedido de cada cliente, para o MRP é de grande importância os registros do que cada cliente pediu sua quantidade e o momento. Devido à probabilidade de várias mudanças nos pedidos dos clientes, fica evidente que a gestão da carteira de pedidos é um processo dinâmico e complexo.
Previsão de vendas: estimativa do que a área comercial pretende vender. Por mais sofisticado que seja o processo de previsão de uma organização, prever futuras tendências, ciclos ou sazonalidades é sempre uma tarefa muito complexa. Embora seja desejável que a produção reduza ou elimine sua dependência de previsões, muitas empresas não têm alternativas, pois seus sistemas de planejamento e controle dependem fortemente da precisão das previsões. E, devido à concorrência oferecer prazos de entrega cada vez menores, as demais empresas são forçadas a oferecerem também prazos menores para permanecerem competitivas.
A lista de materiais (BOM): é a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser “explodidos” em todos os seus componentes, subcomponentes e peças. Esta é uma informação de base para o sistema MRP, pois através dela são identificados todos os materiais necessários para produzir um produto acabado, as quantidades necessárias e a relação de dependência entre eles )item pai-filho).
Registros de estoque: os registros de estoque contêm dados fundamentais para o funcionamento do MRP, como a identificação clara de cada componente, sua localização, quantas unidades possui em estoque e as transações registradas das entradas e saídas de cada item. Os registros de estoque permitem a identificação, em qualquer momento, das posições de estoque e pedidos em aberto, de modo que se possa obter a necessidade líquida de materiais.
É de suma importância que os registros de estoque estejam exatos e atualizados, pois os erros desviam os estoques de forma que esses não reflitam o que há exatamente de estoque físico na organização.
Como resultado do processamento, serão atualizados arquivos de ordem de compra, plano de materiais e ordens de trabalho. Para a obtenção de um bom resultado do processamento do MRP, ou seja, pedidos de compra e ordens de produção geradas nas quantidades desejadas é necessário que os “inputs’’ sejam de boa qualidade, portanto as previsões de venda deverão estar coerentes com o mercado, às ordens de cliente, os estoques e as estruturas deverão estar acurados e os parâmetros dos itens deverão estar revisados e atualizados.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Planejamento das[pic 8][pic 9]
Necessidades de [pic 10][pic 11]
Materiais
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
[pic 15][pic 16][pic 17]
Figura 1: Fluxograma do Sistema MRP
4º ) Citar e explicar:
a - Três vantagens do MRP II
Natureza dinâmica: é um sistema que reage bastante bem às mudanças. Esta é uma condição que se torna mais importante a cada dia, num ambiente competitivo mais turbulento. A mudança de um item de programa-mestre pode parecer muito simples, mas, na verdade, pode afetar centenas de componentes. Reconhecer esse tipo de influência sem um sistema do tipo MRP II, torna-se mais útil para situações em que as estruturas de produtos sejam complexas, com vários níveis e vários componentes para o nível e em que as demandas sejam instáveis.
...