O Home Office
Por: carolinesobral_ • 13/4/2021 • Trabalho acadêmico • 7.234 Palavras (29 Páginas) • 216 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
ANA PAULA BARROS KUM
CAROLINE SILVA SOBRAL
GEOVANNA ARAUJO PIRES
JESSICA DAWOGLIO
KARINAH AZINI MARQUES
MARIANA DE CASTRO PINTO
Home Office
Como empresas e funcionários podem usufruir dessa nova tecnologia
JUNDIAÍ - SP
2018
ANA PAULA BARROS KUM
CAROLINE SILVA SOBRAL
GEOVANNA ARAUJO PIRES
JESSICA DAWOGLIO
KARINAH AZINI MARQUES
MARIANA DE CASTRO PINTO
Home Office
Como empresas e funcionários podem usufruir dessa nova tecnologia
Trabalho apresentado na disciplina Tecnologia e Sistemas de Informação do Centro Universitário Padre Anchieta, como requisito parcial para obtenção da nota referente a Turma unificada: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
Orientador: Alexandre Augusto Brunetti
JUNDIAÍ – SP
2018
ERRATA
Folha | Linha | Onde se lê | Leia-se |
RESUMO
Este trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas, através de sites e entrevistas com colaboradores Home Office. E apresentará conceitos sobre como essa alternativa de trabalho está se tornando importante no âmbito global. Suas vantagens e desvantagens para funcionários e gestores e como o teletrabalho é ecológico e traz benefícios ao meio ambiente. Examinamos, como essa modalidade pode ser uma alternativa para a crise e como isso afeta a economia e a população em sua totalidade.
Palavra-chave: Home Office, Teletrabalho, Tecnologia da Informação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
1.1 Surgimento do Home Office 6
1.2 O que é Home Office? 6
2. DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Necessidade da internet, hardware e software 8
2.2 O que é preciso para trabalhar em Home Office 9
2.3 Vantagens e Desvantagens para funcionários 11
2.4 Mitos e Verdade Home Office 14
2.5 Relação com a família 17
2.6 Home Office: Meio ambiente e o impacto na sociedade 17
2.7 Home Office: uma alternativa para a crise 19
2.8 Futuro do Home Office 19
2.9 Estáticas 19
3. ENTREVISTAS 22
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIAS 29
APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA 32
1. INTRODUÇÃO
1.1 Surgimento do Home Office
Na Idade Média, as famílias já trabalhavam em suas casas. Onde, habitualmente, a loja ou a oficina ficava no térreo e o proprietário residia no andar superior ou aos fundos da casa. Determinada prática funcionou relativamente bem até a Revolução Industrial, no século XIX, quando os trabalhadores passaram a exercer suas funções em fábricas. E a partir dos anos 2000, o dinamismo moderno simplificou esse processo. O proletariado passou a locomover-se da zona residencial para trabalhar na área comercial.
No entanto, com a constante evolução da tecnologia, surgiram diversas alteração na formação do ambiente e diante dessas transformações, as organizações, que buscam sempre alternativas para manter seus negócios ativos, perceberam a relevância da inovação. Alterou-se então, o modo de fazer negócios e as pessoas puderam voltar a trabalhar em casa. Ideia que já fora apresentada por Alvin Toffle no ano de 1980, em seu livro “A Terceira Onda”.
1.2 O que é Home Office?
Home Office é um termo Inglês, que foi incorporado na língua portuguesa, sua tradução literal, seria “escritório em casa”. Existem diferentes concepções deste termo como: trabalho remoto ou à distância, teletrabalho e trabalho portátil. Denominada prática teve origem nos Estados Unidos, expandindo-se para outros países em todo o mundo.
Home Office é uma forma alternativa de organização de trabalho que é realizado em espaço diferente ao escritório da empresa, podendo ser desempenhado onde a infraestrutura permita o trabalho efetivo, como cafés, hotéis, aeroportos, táxis, parques e em casa. É um recurso empresarial que transforma a economia nacional.
Atualmente, existe uma ampla gama de empresas que optaram pela execução do trabalho fora do escritório. Havendo uma tendência crescente para que cada vez mais funcionários se adequem a esse modelo, que oferece maior comodidade para quem o executa, trazendo consigo maior liberdade de como, onde e quando trabalhar e minimizando os problemas com transporte, estresse e riscos à violência urbana. Um importante requisito para a efetivação desse método, seria a produtividade, tendo que ser equivalente ao de trabalho convencional, para que não haja prejuízo para a organização.
...