O Jovem Aprendiz
Por: Tales Santos • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.684 Palavras (19 Páginas) • 284 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES
Curso de Administração e Ciências contábeis
[pic 1]
¨O TRABALHO NO SECULO XXI¨
Jovem Aprendiz, programa 1º emprego;
Guilherme Vieira
Lucas Mendes
Tales Santos
Belo Horizonte
2018
Guilherme Vieira
Lucas Mendes
Tales Santos
¨O TRABALHO NO SECULO XXI¨
Jovem Aprendiz, programa 1º emprego;
Relatório final do projeto interdisciplinar do 1º. Período dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes, apresentado à Coordenação do Curso como requisito parcial para aprovação no semestre.
Orientador: Prof. Gustavo Rodrigues Cunha
BELO HORIZONTE
2018
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo abordar como ocorre a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho, verificando o seu desempenho na realização de suas atividades ao longo do programa, que é destinado a jovens de baixa renda, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Analisando e descrevendo como acontece a inclusão desses jovens no mercado, patenteando as limitações enfrentadas no processo de formação, identificando as expectativas futuras, expondo as dificuldades encontradas para a inserção, sendo exprimidas as vantagens para o crescimento profissional, acadêmico e social ao jovem.
A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com jovens inseridos no programa por duas empresas de captação e inserção desses jovens no mercado, utilizando informações extraídas de questionário com perguntas relacionadas ao tema para obter um melhor resultado.
Conclui que o programa é de grande importância para a inserção do jovem no primeiro emprego, porém as empresas encontram dificuldades para alcançar jovens capacitados e engajados, contudo ainda falta incentivos e apoio para o programa ter uma maior adesão por parte das empresas e dos jovens criando assim novos postos de trabalho.
Palavras chaves: Inserção, Adaptação, Crescimento profissional, Crescimento acadêmico, Expectativas futuras.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................5
2.REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................6
2.1 O trabalho no século XXI.........................................................................................6
2.2 Arranjo Institucional e Políticas Públicas.................................................................7
2.3 A criação do programa jovem aprendiz.................................................................10
2.4 Direitos e deveres do aprendiz..............................................................................10
3. METODOLOGIA.....................................................................................................13
3.1 Descrições do objeto de pesquisa........................................................................13
3.2 Tipo de pesquisa..................................................................................................13
3.3 Técnicas de coleta de dados................................................................................13
4. ANÁLISE DE DADOS.............................................................................................15
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................18
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA............................................................................19
7. APÊNDICE- FORMULÁRIO COLETA DE DADOS ...............................................21
1 INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade, o trabalho faz parte das necessidades humanas, e de acordo com (Karl Marx 1867) ele tende a ser um modo de produção que o homem desenvolveu ao longo do tempo. No decorrer da história as formas de trabalho foram sendo aprimoradas a partir das variáveis políticas, econômicas e culturais. Assim o trabalho foi se tornando uma atividade mais lícita e organizacional.
No século XXI observa-se o trabalho como uma das maiores prioridades dos indivíduos, porém a entrada nesse mercado pode ser difícil para os jovens, uma vez que, o mercado de trabalho volta-se respectivamente aos indivíduos que já possuam maioridade e experiência profissional para que possam preencherem esses cargos.
O programa jovem aprendiz (PJA) tem como intuito inserir jovens de 14 a 24 anos no mercado, de acordo com a Lei n°10.097 promulgada em 19 de dezembro de 2000 chamada de lei da aprendizagem o jovem tem a oportunidade em obter o seu primeiro contato com o ambiente de trabalho e assim exercer determinada função. Com intuito socioeducativo, o programa promove o contato e experiência para que o jovem possa ter direcionamento e discernimento na sua vida social e profissional no decorrer das suas atividades (Art. 2o DECRETO).
A escolha do tema jovem aprendiz, o programa do 1° emprego tem como proposito de investigar as limitações existentes no processo de formação do jovem, a necessidade da inserção no mercado de trabalho abordando as vantagens para o crescimento profissional, acadêmico e social.
A pesquisa buscará verificar seu desempenho na realização das suas atividades ao longo do programa para analisar se no futuro ele estará capacitado e convicto de qual profissão irá exercer.[a]
...