TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método de escrituração contábil

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Método de escrituração contábil

Método de escrituração contábil se refere  à forma de registrar os fatos administrativos. Temos dois métodos para essa escrituração, o método das  partidas simples e método das partidas dobradas.

Todo fato contábil da entidade deverá ser escriturado, para tal operação devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios essenciais de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios: o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.

Os artigos1. 179 a1.195 do Novo Código Civil Brasileiro regulamenta, a obrigação da escrituração contábil nas sociedades empresariais, e as obrigam a seguir um sistema de contabilidade, com base na escrituração constante de seus livros em documentos hábeis e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado do exercício.

Método das Partidas Simples

Consiste no registro de operações  envolvendo o controle de um só elemento. No livro caixa, por exemplo, os eventos são registrados visando apenas o controle do dinheiro, suas entradas e saídas, sem a preocupação de controlar outros elementos patrimoniais ou até mesmo de se evidenciar o lucro ou prejuízo inerente das respectivas operações.

Esse método é um método ineficiente, pois não permite o controle geral do patrimônio. As entidades que utilizam apenas esse método de registro normalmente são aquelas que não visam especificamente o lucro e sim um controle contábil efetivo e minucioso sobre seus processos.

Método das partidas dobradas

Esse método foi criado no século XV em Veneza, na Itália, pelo frade Franciscano Luca Pacioli.

Consiste na correlação entre devedor e credor, ou seja, não há credor sem que haja devedor e vise e versa. Cada debito corresponde ao um credito de valor idêntico. Sendo assim cria-se a regra de que  a soma dos créditos é igual à soma dos débitos que leva a equação entre ativo e o passivo do patrimônio liquido.

Os valores ativos representam sempre saldo devedor. E, os passivos, saldo credor, sendo a soma do ativo sempre igual à do passivo. Por esse método, registramos todos os acontecimentos que se verificam no patrimônio, conhecendo-se, a qualquer momento, o valor da cada bem do patrimônio, suas variações e os resultados, positivos ou negativos da atividade econômica.

Lançamentos

Vimos que lançamentos é o registro de um fato contábil, e esse registro, pelo método das partidas dobradas, é feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada disposição técnica. O método das partidas dobradas exige o aparecimento do devedor e do credor, aos quais se seguem o histórico do fato ocorrido e a importância em dinheiro. Daí os seguintes elementos essenciais do lançamento.

Livros contábeis

Os livros contábeis são aqueles utilizados pela contabilidade para a escrituração contábil de todos os atos e fatos administrativos que ocorre na empresa. Os principais livros contábeis são: livro diário, livro razão, registro de duplicatas, livro caixa, livro contas-correntes.

Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas.

Apresentação das Demonstrações Financeiras.

O objetivo desta Norma e Procedimento de Contabilidade - NPC é determinar a base de apresentação de demonstrações contábeis de uso geral, a fim de assegurar comparação tanto com as próprias demonstrações contábeis de períodos anteriores quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.

Essa norma estabelece requisitos gerais para a apresentação das demonstrações financeiras, diretrizes para a sua estrutura e requisitos mínimos para o seu conteúdo.

Um conjunto completo dessas demonstrações necessita apresentar:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração do resultado;
  • Demonstração da posição financeira no final do período;
  • Demonstração do resultado abrangente para o período;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido para o período;
  • Demonstração dos fluxos de caixa para o período;
  • Notas explicativas, compreendendo um resumo das principais políticas contábeis e outras informações;
  • Demonstração da posição financeira no início do período comparativo mais antigo em que uma entidade aplique uma política contábil retrospectivamente efetue uma reapresentação retrospectiva ou quando reclassifique itens em suas demonstrações financeiras

É através do levantamento, da apuração dos dados e resultados para as demonstrações financeiras que a administração fará uma avaliação da capacidade que a entidade tem para continuar suas operações normais. Através dessa analise a entidade irá planeja as operações futuras, aquisições, vendas investimentos.

A IAS 1 exige que uma entidade apresente, na demonstração das mutações do patrimônio líquido, todas as alterações no patrimônio líquido atribuíveis aos proprietários. A s mutações atribuíveis a participações não-controladoras (isto é, resultados abrangentes) devem ser apresentadas numa única demonstração de resultado abrangente ou em duas demonstrações ( uma demonstração do resultado e um a demonstração de outros resultados abrangentes). Componentes do resultado abrangente não devem ser apresentados na demonstração das mutações do patrimônio líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com