O MAQUIAVEL
Por: jailsoncbtu • 28/7/2016 • Resenha • 2.096 Palavras (9 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: CIÊNCIA POLÍTICA
LEITURA DIRIGIDA
“O PRÍNCIPE”
Por Nicolau Maquiavel
Paraíba/Setembro - 2014
RELATÓRIO DE LEITURA DIRIGIDA
“O PRÍNCIPE”
Autor: NICOLAU MAQUIAVEL
Estudo Dirigido a ser apresentado na Disciplina de Ciência Política do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba, 2º período, sob a supervisão da Docente Lizandra Serafim, Profª. Doutora.
Paraíba/Setembro - 2014
SUMÁRIO
ASSUNTO..........................................................................................................PÁG.
- BREVE HISTÓRIO DO AUTOR.................................................................04
- O PRÍNCIPE...............................................................................................05
- CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO......................................................05
- A NATUREZA HUMANA............................................................................06
- O PODER....................................................................................................06
- O APOIO POLÍTICO...................................................................................07
- FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO..................................................08
- MANUTENÇÃO DO PODER......................................................................08
- O POVO......................................................................................................09
- O ESTADO..................................................................................................09
- CONCLUSÃO:............................................................................................09
- BIBLIOGRAFIA..........................................................................................11
LEITURA DIRIGIDA
“O PRÍNCIPE”
MACHIAVELLI, Nicollò. O príncipe. Tradução Equipe Escala de tradutores, coordenada por Ciro Mioranza. – São Paulo: Escala Educacional, 2006
O presente Relatório tem como finalidade fixar os conhecimentos adquiridos nas aulas ministradas na cadeira da Disciplina de Ciência Política do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba, 2º período, sob a orientação e supervisão da Docente Lizandra Serafim, Profª. Doutora.
BREVE HISTÓRICO DO AUTOR
Nicolau Maquiavel, filósofo, viveu entre 1469 a 1527. Natural de Florença, na época um Estado separado da Itália, Maquiavel desenvolveu diversos aspectos relevantes acerca da política. Uma das tantas fascinações do autor consiste em compreender como ocorre a conquista, a manutenção e a perda do poder
Observou e estudou como os Líderes (Príncipes) ocupavam o poder e como faziam para se manter. Com sua visão realista, escreveu e analisou a política, de forma sincera, direta e sem rodeios. Ficou conhecido como precursor da ciência política moderna, mas também deu origem ao adjetivo maquiavélico, muitas vezes usado de forma pejorativa.
Acusado de conspiração contra o governo. Ao sair da prisão, Maquiavel é impedido de exercer sua profissão e de voltar à vida pública. Exilado em sua própria terra, ele inicia uma nova fase, vivendo modestamente e estudando os clássicos, Maquiavel escreve o livro “O Príncipe”, obra esta que se desdobra em 26 capítulos e é direcionada para alguém que esteja governando um Estado.
O PRÍNCIPE.
Elaborado e escrito em Florença, Itália, na época do Renascimento, identifica no Autor, uma certa apreensão pessoal, pois na Itália, daquela época, reinava momentos de crise, que conduzia a instabilidade política constantes. Não havia Estado central e tampouco legitimidade no poder, o que gerava inúmeras disputas internas que eram ainda mais agravadas pela constante invasão dos países vizinhos – entre eles França e Espanha –, um contexto que não permitia a permanência de nenhum governante no poder por tempo superior a dois meses.
O livro foi escrito por Maquiavel durante seu exílio e por isso antes que tenha inicio a obra propriamente dita, há uma dedicatória a Lorenzo II de Médici, com a qual busca ser reempregado na administração publica, como pode ser observado no ultimo parágrafo. Esta obra se tornou um guia de como chegar ao poder e se manter nele. Ela não prevê a busca de um ideal, porém, se mostra muito realista, ditando não apenas as formas, mas oferece os caminhos e também exemplos práticos – para a época – de como os governantes deve e não deve agirem, tornando-se essencialmente comparativo.
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO
No início do século XVI, a Itália vivia uma grande instabilidade política, sendo dividida em pequenos reinos ou Repúblicas. Predominava a formação de Milícias, através de Mercenários ou condottieri (comandantes contratados para conduzirem o exército).
Estava também, submissa a todo o tipo de exações, principalmente as dos franceses e dos espanhóis.
Neste contexto, Maquiavel escreve o Príncipe, no qual constava como deveria ser restaurada a ordem política vigente, fundamentada no principado e na unificação da Itália, que deveria se consolidar sob o comando de um Monarca que a dirigiria e a faria uma nação forte.
...