O MERCADO EXIGENTE
Por: fabiana0604 • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.207 Palavras (9 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1]SUMÁRIO
1 Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------3
2 Desenvolvimento-----------------------------------------------------------------------------------4
3 Conclusão--------------------------------------------------------------------------------------------10
Referências---------------------------------------------------------------------------------------------11
- INTRODUÇÃO
Para satisfazer um mercado-alvo, a Microsoft em suas organizações deveria ter feito pesquisa de mercado. Pois no processo de pesquisa de mercado constata o problema e os objetivos a serem seguidos. Apresentando os resultados para administração.
É importante ver que a empresa que domina o mercado de sistemas operacionais em computadores pessoais não tem grande importância nos portáteis.
A presente matéria trata de intenções e a probabilidade de uma grande empresa que obtém posse do mercado de sistemas operacionais perderem a oportunidade e a posição frente a uma "tecnologia nova".·.
- DESENVOLVIMENTO
Quando for realizar pesquisa, as empresas devem decidir se vão coletar os dados ou usar dados já coletados. Terá que decidir também referente ao tipo de abordagem da pesquisa.
A razão para uma empresa adotar pesquisa de mercado é a abertura de uma oportunidade de mercado. Quando a pesquisa for concluída, a empresa deve, com atenção, medir suas oportunidades e definir em que mercado entrar. Os mercadólogos dependem também da pesquisa de mercado para gerar aquilo que os consumidores querem e que preço estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes entregue uma vantagem competitiva sustentável.
A organização que monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais largou a posição dominante nos dispositivos portáteis, que representa o destino da computação. A Microsoft vai fazer parte dessa biografia, e vai ser uma forte adversária, mas ela já perdeu a oportunidade de ampliar o monopólio de seu sistema operacional na direção dos novos dispositivos que estão atraindo a atenção de todos.
Mas a principal dificuldade foi que, não atualizou seu sistema de código binário e devida a isto durante muito tempo, ocorria o chamado problema do "bug da tela azul" em que o Windows dava pau e travava tudo o que estava sendo feito pela máquina. Além de tudo, a Microsoft perdeu em não focar em conceitos, como estética e programas exclusivos para o Windows.
Marketing, em sentido exato, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao aumento das vendas, mediante quatro probabilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em definição ampla, é a visão da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas realiza um papel predominante.
Apesar de tudo isso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um método de sentido único. O marketing é um método com dois sentidos. A venda se ampara em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é garantir a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicadas informações avançadas a respeito da prospecção de mercados e a pesquisa de opiniões.
O marketing é uma filosofia: uma atitude intelectual, uma forma de bolar as relações de troca. É também uma técnica: um modo especial de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing espera elevar ao máximo o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.
Em Administração de Empresas, Marketing são atividades que envolvem o procedimento de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Segundo Philip Kotler, marketing é também um técnica social, no qual pessoas ou grupos obtêm o que precisam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor.
Em marketing, o conceito de valor pode ser definido como todas as benfeitorias geradas para os clientes, em razão da dificuldade para aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou acrescentar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos objetivos mais importantes do marketing. O conceito de marketing garante que a tarefa mais importante da empresa é decidir quais são as necessidades e desejos dos consumidores e buscar adaptar a empresa para atender a satisfação desses desejos.
Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, indica um tipo exclusivo de bem com características de tangibilidade, isto é, tem existência física. A consequência desta característica é o facto de ser um bem que pode ser carregado e guardado podendo, por isso, ser consumido num local e ocasião diferente daquele em que é produzido. Distingue-se, portanto, do serviço, o qual apesar de ser também, é um bem intangível, forçando que o mesmo tenha que ser consumido ou usado no momento em que é produzido.
O Composto de Marketing, ou os quatro Ps são a base para uma tática de Marketing. Podemos dizer que é um conjunto de ferramentas usado pelas empresas para alcançar seus objetivos de marketing no mercado alvo.
A comunicação da empresa, contudo depende de outros fatores que podem ou não estar ligados à área de Marketing. Departamentos como Trade Marketing, Relações públicas e Publicidade e Propaganda, geralmente, em grandes empresas, expõem liberdade em seus atos. Isso acaba causando um tumulto de ações que pode ocorrer devido a cada área dar os tiros para onde creem que devem, na maioria das vezes não juntando esforços.
Quando falamos em Mix de comunicação, ou composto de comunicação, o alvo é exatamente o de juntar os esforços de todas as áreas, que de alguma forma se comunicam com o mercado. São considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações: Publicidade e Propaganda; Promoção de Vendas (ou Trade Marketing); Relações Públicas; Venda Pessoal; Marketing Direto; Materiais Educativos; Design Corporativo; Web Marketing.
Produto inclui não só bens ou serviços incluem também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outros atributos. Basicamente o produto não precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias, etc.
...