O Manifesto Ágil
Por: Fernanda Monteiro • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 728 Palavras (3 Páginas) • 92 Visualizações
Manifesto Ágil
Fernanda Benjamin Monteiro
O modelo cascata é dividido em cinco etapas: levantamento de requisitos, projeto, implementação, realização de testes e manutenção do sistema.
Onde no levantamento de requisitos é feito uma reunião com o cliente para os desenvolvedores entenderem o objetivo e funcionalidades que o sistema deve ter. Essa etapa é uma das mais importantes pois ela será o norte de todas as outras etapas.
Depois tem o projeto, na qual é feito um planejamento de todas as próximas etapas, criação de cronograma, tempo de duração de cada etapa, montagem da equipe de desenvolvimento, modelagem da interface do sistema etc.
Logo a seguir vem a implementação, onde os programadores codificam o software de acordo com os requisitos definidos na primeira etapa.
Em seguida, com o código pronto, é preciso testá-lo para conferir se ele realmente está cumprindo o seu objetivo, e se tiver falha deverá ser corrigido para seguir para a próxima etapa.
Ao fim, o sistema é implantado para que o cliente veja o resultado final, se for necessário mais alguma mudança ele é encaminhado para uma manutenção, que pode ser feita com a reaplicação do modelo cascata.
Essas etapas ocorrem no desenvolvimento tradicional, que com a chegada do desenvolvimento ágil podemos concluir que ele acaba sendo um modelo ultrapassado. Por quê?
Como diz no artigo,
“No mundo turbulento dos negócios e tecnologia, seguir escrupulosamente um plano pode ter consequências desastrosas, mesmo se o plano for executado fielmente. Portanto, um plano cuidadosamente elaborado, pode se tornar perigoso se ele impedir mudanças.”
Então, um dos princípios do desenvolvimento ágil, indo em contramão com o modelo cascata é que periodicamente vai ser enviado um modelo do software para o cliente para que não tenham medo de mudanças e o projeto final supere às expectativas. Até porque
“Metodologias ágeis asseguram este resultado pois seus proponentes entendem que facilitar mudanças é mais efetivo do que tentar evitá-las.”
Outro ponto é que os clientes e os desenvolvedores precisam trabalhar juntos, no texto ele cita que as pessoas querem comprar um sistema como compram um carro, informa as características que necessita, negocia, paga um valor e espera ficar pronto. Na metodologia ágil isso não é efetivo, já que de início eles tem uma visão de alto nível dos requisitos que é frequentemente sujeita a mudanças e isso não é suficiente para que eles consigam codificar por isso é necessária a interação constante entre as equipes. E no modelo cascata, o que acontece é uma venda de carros.
Na metodologia ágil é muito importante que os gerentes confiem as decisões para os que sabem o que faz, isso gera um ambiente motivacional e no final, são as pessoas que fazem diferença entre sucesso e falha. E as decisões devem ser feitas cara a cara, eles acreditam que é muito mais eficaz pedir ou informar algo diretamente para os desenvolvedores do que a burocracia de ter que fazer documentos.
“Nós somos a favor primariamente do desenvolvimento iterativo (realizado várias vezes) pois ele fornece marcos que não podem ser burlados, os quais transmitem uma medida precisa do progresso e profundo entendimento dos riscos envolvidos num dado projeto.”
...