O Marketing
Por: Carine_midian • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 124 Visualizações
Mkt: processo social e gerencial pelo qual o individuo e grupos obtem o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica.
Desejos: são carências por satisfação específica para atender as necessidades.
Demanda: necessidades e desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los.
Produtos: Algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo.
Valor: é a estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades.
Valor entregue ao consumidor: é a diferença entre o valor total esperado e o custo total do consumidor.
Valor Total esperado pelo consumidor: é o conjunto de custos esperados na avaliação, obtenção e uso do produto ou serviço.
As pessoas podem obter produtos de quatro formas: Auto produção, coerção (roubar, tirar a força) Mendicância ou troca.
Administração de Marketing: processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar troca que satisfazem metas individuais e organizacionais.
Processo de Adm de Mtk: analisar as oportunidades, selecionar o mercado alvo, desenvolver o mi de mkt, desenvolver estratégia de mkt.
Produto: é tudo aquilo que a empresa cria , testa , desenvolve, produz e comercializa com objetivo de satisfazer o consumidor, obtendo lucro.
Produtos individuais: São os bens ou serviços destinados a serem vendidos, na maioria dos casos, para uso na produção de outros produtos.
Produtos de consumo: São bens ou serviços destinados ao consumidor final, poderão ser consumidos sem processamento adicional.A diferença básica entre ambos, é o uso do produto pelo consumidor final
O que é um produto: Produto é algo que as pessoas compram, numa certa quantidade que o torne lucrativo; Produto é algo capaz de produzir receita, um produto inclui atributos que produzem clientes; Produto é um bem ou serviço que satisfaz os desejos e necessidades do consumidor, desejos estes em constantes mudanças.
Porque as pessoas compram um produto: AS PESSOAS NÃO COMPRAM PRODUTOS E SIM A EXPECTATIVA DE SEUS BENEFÍCIOS.
Benefícios: O benefício é o que um bem ou serviço pode fazer em função de seus atributos ou características e mais o que as pessoas querem que ele (produto/benefício) seja para elas.
Componentes do produto: Físicos: Design, Embalagem e Rotulagem
Integrativos :Marca Logotipo Plus e Imagem
Complementares: Serviços e Garantias
Componentes complementares: Serviços: Pode ser um componente que agrega valores ao produto O cliente ao comprar um produto compra uma solução para suas necessidades e somente fica satisfeito ao vê-la completada.
Garantia: É uma maneira de dar ao consumidor uma tranqüilidade sobre o desempenho do produto.
Ciclo de vida do produto: É o tempo de permanência de um produto no mercado desde o instante do seu lançamento até a sua saída. Todo produto tem uma duração finita no mercado e a empresa não irá vender indefinidamente a mesma versão do produto. Os produtos atravessam os diversos estágios com velocidades diferentes. Em cada fase do ciclo de vida do produto desenvolvem-se estratégias diferentes.
Fase de Saturação: Não existem mais brechas no mercado a serem exploradas. A utilização dos canais de distribuição já foi maximizada. Qualquer estratégia adotada não consegue vender mais que a reposição. Reina o desinteresse. Acelera-se a saída de marcas.
Atividades do setor de Serviços: Bancos, financeiras, Poupança, Restaurantes, bares, hotéis, pensões, Seguradoras, Notícias e entretenimento, Transportes (de carga e de passageiros). Assistência Médica, Educação, Atacado e varejo, Lavanderias, lavagem a seco, Consertos e manutenção, Profissionais (por ex., advogados, arquitetos, consultores).
O que é um serviço? Definido o Essencial: É intangível, mas pode acrescentar aspectos tangíveis, Pode estar ou não ligada a um produto, É uma atividade econômica que não resulta em propriedade, Um processo que cria benefício ao facilitar uma mudança desejada nos clientes, em posses materiais ou em bens intangíveis, Pode ser uma atividade ou um processo.
Diferenças básicas entre serviços e bens: Nenhuma propriedade sobre os serviços, Produtos do serviço são realizações intangíveis não objetos,Maior envolvimento dos clientes no processo de produção, Outras pessoas podem fazer parte da experiência do produto, Quanto maior a variabilidade nos insumos e produtos operacionais mais difícil melhorar a produtividade e controlar qualidade, Muitas vezes há dificuldade de avaliação para os clientes , Normalmente não pode ser produzido para ser estocado, O fator tempo é muito importante - rapidez pode ser a chave, Os sistemas de entrega incluem meios eletrônicos e materiais.
Oito componentes da Adm integrada de Serviços: Elementos do produto – todos os componentes do desempenho do serviço que criam valor para os clientes
Lugar e tempo – quando, onde e como oferecer serviços aos clientes
Processo – o método e seqüência em que um sistema operacional funciona
Produtividade e qualidade – o grau de eficácia com que os insumos de serviço são transformados em valor adicionado aos produtos e qualidade (o grau no qual as necessidades, desejos e satisfações do cliente se equilibram)
Pessoas – os clientes e empregados envolvidos na produção dos serviços
Promoção e educação – todas a atividades de comunicação e incentivos projetados para aumentar a preferência do cliente
Evidência física – sinais tangíveis que dêem evidência de qualidade dos serviços
Preços e outros custos de serviço – dinheiro, tempo e esforço gastos pelos clientes
Qualidade percebida pelo cliente: qualidade esperada(espera isso) – qualidade total percebida – qualidade experimentada(avalia a qualidade) – comunicação com o mercado imagem boba a boca necessidade(serviços) – qualidade técnica (compara) – qualidade funcional.
Preço e Objetivo da empresa: Antes de estabelecer a política de preços a empresa deve definir claramente quais são os seus objetivos: 1. Maximização do lucro
O preço ótimo é aquele que maximiza o lucro
Considera a curva de experiência como estratégia, ou seja, através do maior número de unidades vendidas se chega aos objetivos
2. Participação de mercado
Serve como estratégia para estimular o rápido crescimento da empresa no mercado até atingir níveis interessantes de redução de custos baseados na economia de escala
...