O Marketing na Administração
Por: 32571128 • 18/11/2021 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Nome: Carolina de Souza Caporal matrícula:201926033
O texto nos mostra a refletir a perspectiva do gerenciamento de níveis de estoques da Toyota, no qual é uma grande responsável pela disseminação da abordagem enxuta dos estoques. Em visto que foi uma enorme montadora do mundo que não teve problema de escassez de chips.
Assim, o controle de estoque da Tayota pode ser apontado com sua forma famosa filosofia de produção – a utilização da técnica Just time. Uma estratégia fundada em manter baixos estoques de matérias-primas e de mercadorias. Além disso, ao adverso de outras indústrias automobilísticas, que tiveram que parar a produção por conta do déficit de chips, a Tayota elevou a produção e aprimorou, devido aos enxutos estoques e o controle rígido sobre os seus fornecedores. Assim, esses aspectos ajudou a Toyota enfrentar e ter um ótimo níveis de gerenciamento de estoques na atual escassez de semicondutores.
Outro ponto é pensar que as organizações devem fazer um controle de estoques para responder questões de quanto e quando pedir. Nesse contexto, conforme a apostila da disciplina o sistema de reposição contínua (ou chamado de modelo de ponto de pedido) é um tópico clássico de estudo da gestão dos estoques. Pois, o sistema de reposição contínua trata-se de uma técnica que visa acompanhar continuamente os níveis de estoques e disparar uma solicitação de compra ou fabricação assim que estes níveis atinjam um ponto mínimo pré-determinado. Outro modelo que pode ser auxiliar no controle de ressuprimento de pedido do estoque é o sistema de revisão periódica, no qual constitui-se em emitir os pedidos de compras em lotes com intervalo de tempo fixos. Assim, ”um sistema de reposição em intervalos fixos permite concentrar de forma regular as entregas e os recebimentos dos materiais com economias operacionais significativas. ” (Apostila, p. 185)
Deste modo, refletimos que um estoque bem gerido acarreta em baixos dispêndio e perda para a empresa. Em vista disto, gestões de sucesso tendo como exemplo o implantado no sistema Toyota de produção é cada vez mais vista e utilizada nas organizações. Vemos que, os estoques enxutos proporcionaram as empresas a ser tornarem mais ágeis, principalmente no momento em que as vendas diminuíram ou a economia em geral desarticulou. Destarte, é imprescindível que as empresas, em particular do setor automobilístico se modernizem, se adaptem às novas realidades, aprendendo novas formas de gerenciar seus níveis de estoques.
...