TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Max Weber

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Max Weber

 Karl Emil Maximilian Weber é considerado um dos mais influentes pensadores da modernidade. Nasceu na Alemanha em Erfurt, no dia 21 de abril de 1864, destacou-se como jurista economista e sociólogo. Sempre recebeu influencia intelectual familiar seu pai era um conhecido advogado e desde cedo o orientou no sentido das humanidades e sua mãe grande mulher, vivia de acordo com religião e cultura, se preocupava muito com a educação de seu filho.

Weber defendia que era necessário entender o sentido que as ações individuais contêm e não apenas as ações coletivas da sociedade, como dizia Émile Durkheim, compreendendo o sentido que cada pessoa da a sua conduta, não que weber não estivesse interessado em entender as manifestações coletivas, mas ele buscava primeiro compreender a sociedade a partir daquele que lhe dava sentido, o homem, estudando o micro (homem) para depois compreender o macro (sociedade), que tem origem com as ações individuais. Colocando o indivíduo como um ator principal e não apenas um ser passivo como algumas teorias falam.

Outra inovação no pensamento weberiano foi um novo objeto de estudo da sociologia, as ações sociais que são ações cujo sentido é subjetivas, pensadas pelo indivíduo fazendo referência a outro indivíduo, algumas características dessas ações é o sentido de intencionalidade, com um sentido também subjetivo pelo próprio indivíduo, a sociedade não impõe nenhuma regra, o indivíduo age de acordo com suas escolhas, independente de âmbito público ou privado, para ser ação social é necessário também que seja voltado para o outro, podendo ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.

“Nem todo tipo de contato entre pessoas tem caráter social, senão apenas um comportamento que, quanto ao sentido, se orienta pelo comportamento de outras pessoas”. Um choque entre dois ciclistas, por exemplo, é um simples acontecimento do mesmo caráter de um fenômeno natural. Ao contrário, já constituiriam ‘ações sociais’ as tentativas de desvio de ambos, o xingamento, a pancadaria ou a discussão pacífica após o choque. (Max Weber)

        Weber definiu as características da ação social, e dividiu-as em quatro diferentes tipos que são as Ações sociais racionais relacionadas a um objetivo essa ação envolve bastante racionalidade e lógica, o indivíduo busca alcançar um objetivo, e estuda os meios necessários para alcança-los, um exemplo seria um pai que deseja comprar um carro e decide diminuir os gastos mensais. Ação social racional relacionada a valores neste caso o indivíduo age racionalmente não para alcançar algum objetivo, mas para preservar um valor, exemplo um capitão que mesmo sabendo do perigo iminente de naufrágio, decide não abandonar o navio para preservar sua ideia de honra. Ação afetiva ou emotiva não fala de objetivos a serem alcançados, nem valores a serem preservados, essa ação identifica seu estado emocional, e sem pensar nas consequências, como exemplo podemos citar um jogador de futebol que no final da partida sofre uma falta e reage com uma cabeçada no adversário, perdendo o controle emocional, e sem pensar nas consequências. E por último a Ação tradicional nessa ação o indivíduo age de acordo com alguma tradição, podendo ser costumes ou hábitos que em vários casos ele não sabe explicar ou não sabe quando foi iniciado, não procura saber nem as suas consequências, como exemplo uma adolescente que cresceu vendo seus pais fazer o sinal da cruz em determinadas situações, ele faz o sinal mais por um costume do que pelo conhecimento dessa ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com