O Monge e o Executivo
Por: Mikaely_sophie@hotmail.com Santos • 10/10/2016 • Resenha • 620 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Resumo
Reencontro cap.3
No primeiro dia, revendo aos conceitos, voltaram ao mesmo local de dois anos atrás onde ocorriam as reuniões. E aos poucos foram surgindo os outros integrantes do retiro passado, casa um com suas respectivas mudanças, novidades e experiências vividas de acordo com o ensinamento passado sobre formas de liderança pelo monge Simeão.
Ao decorrer do capitulo, todos se mostram empolgados e felizes por se reencontrarem. A partir daí, o monge começa a fazer uma recapitulação dos fatos ocorridos em sua vida e sugeriu que os outros participantes fizessem o mesmo. Durante os compartilhamentos entre o grupo, em nenhum momento ninguém relatou os efeitos que o primeiro retiro causou em suas vidas, nem mencionaram as dificuldades, avanços ou retrocessos, pelo contrário, todos ficaram concentrados em apenas mostrar seus bons trabalhos e realizações obtidas.
Após esse momento, um dos participantes sugere que gostaria de voltar a explorar o conceito de liderança que lhes foram dando no passado, sendo a ideia da liderança servidora especificamente. Alguns relataram o fato de não ter conseguido por em pratica as princípios de liderança em suas vidas e chegaram a uma conclusão para que fosse relembrado esses princípios que é a de reaprender e redescobrir os antigos princípios da liderança servidora, discutir os passos necessário para colocar em pratica e manter em suas vidas e examinar e construir uma equipe e uma cultura de alto desempenho.
Comentário: Reencontro cap.3
Sobre o terceiro capitulo podemos destacar o diálogo entre o grupo que esclarecem os porquês de não ter havido mudanças significativas e positivas na vida da maioria deles, preferindo todos apenas compartilhar mudanças superficiais.
Pela a discursão é notável que mesmo que todos apresentassem a intenção de mudança de vida, não puseram em pratica os ensinamentos do monge Simeão, esse fato é salientado pelo personagem principal no qual ele diz “intenção menos ação é igual à zero”.
O exemplo pode ser citado o fato da violência doméstica, sem esquecer os inúmeros fatores, que embora a vítima conheça a maneira de acabar com a violência, às vezes não põe em prática, com isso repetindo o ciclo de agressões.
Responsabilidade cap. 4
Neste capitulo, o monge Simeão sugere os participantes do grupo que compartilhem entre si os aspectos mais importantes da liderança para lembra-los das diversas definições existentes de quando se trata da liderança servidora. E aos poucos vão surgindo as definições do termo que foram feitas há dois anos por eles. Que a liderança é uma habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmos por objetivos identificados como voltados para o bem comum. Também ocorreram comparações com a responsabilidade dos pais, que se escolhe assumir sem darmos conta do que tudo isso representa sem sermos obrigados por ninguém e sim por suas próprias escolhas. Por fim, é concluído que a liderança servidora começa não quando nos concentram nos nossos direitos de liderança, mas sim em nossas responsabilidades e que como líderes, essas responsabilidades é de servir aos que são confiados aos seus cuidados.
...