O NEUROMARKETING
Por: GianaFerreira • 2/10/2019 • Monografia • 10.953 Palavras (44 Páginas) • 118 Visualizações
Centro Universitário Central Paulista – UNICEP
Administração
Bruna Scuracchio Barbosa
Giana Lima Ferreira
Luiz Francisco Daltri Bonfá
Natalia Santini
NEUROMARKETING
SÃO CARLOS – SP
2014
Bruna Barbosa, Giana Ferreira, Luiz Bonfá, Natalia Santini
NEUROMARKETING
Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de bacharel em Administração, desenvolvido sob a orientação da Profa. Claudia
São Carlos
2014
Epígrafe
“ A mente que se abre a uma nova ideia
jamais volta ao seu tamanho original. ”
Albert Einsten
Dedicatória
Dedicamos este trabalho
as nossas famílias,
amigos e professores que
foram essenciais para
nossa formação
pessoal e acadêmica.
Agradecimentos
A Deus por ter nos dado saúde e força para superar as dificuldades.
Ao corpo docente desta universidade.
As nossas orientadoras Claudia Andressa Cruz Afonso e Denise Marçon pela orientação e auxilio para que este trabalho fosse elaborado.
Aos pais, Simone e Afonso Scuracchio, Luciárea e Paulo Roberto Ferreira, Ruth e José Luiz Bonfá, Giuliana e Romeu Santini, que sempre nos incentivaram aos estudos e a importância da educação nas nossas vidas.
A nossa amiga, Irene Santini, por sua contribuição com informações para a nossa pesquisa.
E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigado.
Sumário
1 Introdução 7
1.1 Caracterizações do Tema 8
1.2 Formulações do Problema 9
1.3 Objetivos 9
1.3.1 Objetivos Gerais 10
1.3.2 Objetivos Específicos 10
1.4 Justificativa 10
1.5 Método de Pesquisa 10
2 Revisão Bibliográfica 13
2.1 Marketing 13
2.2 Comportamentos do consumidor 15
2.2.1 O Cérebro Humano (Nem sempre o que se diz é o que se deseja) 18
2.3 Influências do Marketing no consumidor 19
2.4 Neuromarketing 20
2.4.1 Mecanismos existentes 23
3 Referências Bibliográficas: 24
1 Introdução
Marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado, uma vez que o termo em inglês, market significa "mercado”. Segundo Kotler (1999) marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. Este conceito analisa as causas e os mecanismos que conduzem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado desta relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes envolvidas no processo.
Na visão de Manzo (1975, p.24) marketing também pode ser compreendido como o conjunto de todas as atividades comerciais relacionadas com o movimento de mercadorias e serviços desde a sua produção física até seu consumo final. Em sentido mais amplo e atual, ele implica conhecer o consumidor, o que ele deseja e necessita.
Segundo Bertoldo (2011), apesar da figura do cliente ser o núcleo e razão da existência do marketing, demorou muito para que essa percepção acontecesse de forma efetiva. Ao passar do tempo, o marketing foi evoluindo e, de simples e intuitiva função social, passou a uma ciência de fundamental importância na Administração. Para o mundo corporativo, ao longo do crescimento e desenvolvimento econômico, o conceito sobre o consumidor era muito primitivo, não se preocupava com os fatores como retenção, idealização, satisfação ou lealdade de clientes.
Com a globalização as empresas vendem seus produtos para vários países entrando em um mercado cada vez mais competitivo, para sobreviver nesse mercado elas precisam reduzir os custos e promover seus produtos e serviços através do marketing. Vive-se a era do consumidor, tal pensamento define o moderno conceito de marketing.
O início dos estudos sobre o comportamento do consumidor buscou ferramentas nas ciências humanas como a administração, psicologia e até antropologia e ontologia. Por um período, isso foi o suficiente para sustentar o marketing. Contudo, as tecnologias nas pesquisas avançaram e ficaram cada vez mais profundos e ousados, Bertoldo (2011).
...