O PAPEL DE LÍDER EM CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
Por: suh01 • 16/4/2018 • Artigo • 3.126 Palavras (13 Páginas) • 311 Visualizações
FACEN – AMARO DA LUZ
ALUNO(A): Sueli Mendes da silva
PROFESSOR: Diego da Silva Jacinto
O PAPEL DE LIDER EM
CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
RESUMO
O estudo contextualiza o processo de profissionalização de gestor de liderança onde destaca os desafios para a atuação de lideres para lidar com a dimensão do conflito existente dentro de uma empresa, devido a demanda de envios de produtos e administração. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, de fazer um artigo cientifico simples. A amostra envolveu artigos profissionais. Os dados indicam que os conflitos dentro de uma empresa são derivados das formas de controle do trabalho, divergência de interesses e desigualdade de tratamento social. Nesse sentido, a atuação da liderança deve deslocar-se de uma perspectiva do comando e controle para outra mais subjetiva, como a construção de relações de confiança, a mediação ou ainda a atribuição de significado para a ação dos liderados, um bom líder é aquele que vê no conflito uma forma de estimular seus liderados a crescerem, a enxergarem o momento atual como um desafio a ser vencido. A ênfase do processo de gestão estaria apoiada na construção de relações de alteridade, entre sujeitos, orientada por processos de diálogo e negociação. Palavra chave: Liderança, empresa e colaboradores.
INTRODUÇÃO
O papel do líder e sua performance de liderança são fundamentais para desenvolver e influenciar o Clima Organizacional. Cooperar para o crescimento da equipe, transpor sinceridade lealdade e segurança para a empresa e o sentimento de valorização dos colaboradores conseguindo mostrar através de respeito e credibilidade. Uma boa liderança passa para empresas e fornecedores uma qualidade nos seus produtos e serviços, mas também o líder tem que ter a excelência no relacionamento, comunicação e trabalho integrado de seus colaboradores. A liderança é necessária em todos os tipos de instituição, principalmente nas empresas, onde uma boa liderança pode gerar satisfação e lucros positivos num grupo de pessoas, mais também como uma má liderança pode gerar transtornos e separação dos mesmos. Pois ela está ligada a uma influencia interpessoal, que modifica o comportamento, esta deve ser dirigida a aumentar a satisfação na conquista de determinada meta e diminuição dos riscos. Liderar pessoas é um desafio para quem lidera e para quem é liderado, Este artigo permite conhecer o processo de gestão das empresas, o grande papel de um líder na organização, alem de abrir canais e possibilidades de autoconhecimento mais profundo assunto para futuras pesquisas mais aprofundadas, onde possa obter mais conhecimento e repassar informações que contribuam para outras pessoas ampliar o conhecimento sobre a liderança na organização e mostrar um mecanismo capaz de harmonizar as necessidades dos indivíduos com as exigências e excelência no trabalho.
APORTE TEORICO
O conflito é uma situação que envolve um problema, uma dificuldade e pode resultar posteriormente em confrontos, geralmente entre duas pessoas ou mais, cujos interesses, valores e pensamentos observam posições absolutamente diferentes e opostas. Então, estes conflitos pode provocar a troca de opiniões entres pessoas que apresentam interesses opostos dentro de uma discussão, evoluindo para uma resolução do caso ou no pior das hipóteses provocando uma luta armada, em varias empresas e países conseguem resolver seus conflitos com maturidade e eficiência, e acabam entrando praticamente em uma guerra de poderes de lideranças. Empresas são compostas por grupos pessoas onde se interagem, tem responsabilidades, deveres e planos a serem cumpridos,em seja de um mondo frágil ou rigorosa, que vem a ter que tomar algumas atitudes de poderes grandes entres lideres, liderados e colaboradores, que venham a ter que tomar decisões, eles tem que descutir do que fazer pra melhorar na empresa e devido a varias discordância de idéias, diferentes alguns interpretam de forma que atinge o pessoal.
"(...) o conflito não é apenas inevitável, ele representa a natureza das empresas complexas, (...) Não significa um rompimento de um sistema intencionalmente cooperativo antes é central ao que uma organização é, Este constitui uma evidência tão fincada das organizações que é impensável supor, a sua supressão ou que este seja sempre negativo ou desnecessário.(PUTNAM, 1997 p.148). No latim conflito - conflicto , embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias e ameaças, desavença; guerra luta combate, colisão, choque, o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre as diferentes forças (FERREIRA, 1996 p 363).
Se o conceito de liderar é complexo, não podemos dizer que ser liderado é menos complexo. O liderado deve também buscar a sua realização, o seu crescimento e a capacitação constante. O grande líder é aquele que pode contar com uma grande equipe., acho que a sabedoria de um líder está em criar uma equipe altamente capacitada, que sinta-se apoiada e com poder para tomar as decisões necessárias. Quanto ao liderado, ele deve também perceber que o mundo está mudando e que não bastam apenas as competências técnicas, mas acima de tudo a sua capacidade de se auto-liderar ter confiança no que se faz. Ultimamente estamos cada vez mais caminhando para uma estruturação horizontal nas empresas e, para isso, não apenas os líderes precisam estar aptos e preparados, mas os liderados também. Acredito que nos próximos anos viveremos uma revolução em nosso país na forma de trabalhar e poderemos compartilhar experiências com pessoas e cada vez mais amplas e abrangentes, sendo, a nossa capacidade de liderança um fator determinante para o sucesso nesse novo cenário. O grande líder desenvolve talentos e, diante desse cenário, tem atuado para criar grandes líderes em suas atividades profissionais, capacitados a assumir desafios, autônomos em suas decisões, responsáveis pelas suas realizações e preparados para assumir as consequências dos seus atos.
Sendo assim, o líder não manda, mas ajuda a tomar as decisões necessárias de forma a desenvolver pessoas para que cada vez mais estas assumam riscos e possam inovar em suas atividades profissionais, realizando trabalhos de qualidade.
Cada um de nós é um líder, que merece um investimento constante em desenvolvimento para aperfeiçoar-se nessa arte milenar, que inova a cada dia e certamente propicia a seus executores renovações constantes.
...