O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Por: Pedroo Henriquee • 2/6/2020 • Exam • 291 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Infelizmente hoje na sociedade onde vivemos existem muitos tipos de preconceitos. E o preconceito linguístico é feito pelo fato de superioridade das pessoas, entre o modo certo e errado de como falar, logo o preconceito linguístico se manifesta principalmente no âmbito socioeconômico e regional, naturalmente é muito comum nós percebemos que existe reprovação muito forte às variedades linguísticas usadas pelas classes menos favorecidas.
Apesar da importância ao aprendizado da normal culta escrita e falada para uso formal da língua, ela não é usada quando estamos entre amigos, familiares ou em comemorações informais, pois nestes lugares sociais há variação da língua e não existe o certo e errado em como se expressar, tal como “fica dando pitaco onde não é chamado” ou “fica dando opinião quando não pedem”, proporciona o mesmo entendimento no modo de se comunicar, por isso o que há nessas situações comunicativas informais, é a comunicação efetiva entre as pessoas. Acusar ou oprimir alguém pelo modo como ela fala é preconceito linguístico.
Exemplo:[pic 1]
- Podemos observar que nesta charge, o personagem de vermelho entendeu o que o Chico Bento, quis dizer logo foi corrigir ele (de forma rude e oprimindo) o modo certo ou não de falar.
Infelizmente ainda há rótulos como o de “nordestino analfabeto” ou “caipira”, pois é comum que as pessoas que vivem em grandes metrópoles, que monopolizam a mídia e economia, como por exemplo a cidade de São Paulo, se acham superiores no modo de como falam e acham que as pessoas que vivem em regiões consideradas de pobreza ou atrasados culturalmente não sabem se expressar de modo certo.
...