O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE MÉDIO PORTE
Por: jpvcomercial • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.924 Palavras (16 Páginas) • 234 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMISTRAÇÃO
O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS (PESSOAS) EM UMA ORGANIZAÇÃO DE MÉDIO PORTE
(F. BARBOSA & CIA LTDA.).
SÃO PAULO - SP
2014
Anderson Nascimento dos Santos RA: B93GFC-3
Andressa Costa Silva RA: B91227-8
Caroline Porcini Araujo RA: B926C6-1
Frank Santos Xavier RA: B9422B-2
Juliana Rodrigues Queiroz RA: B929ID-0
João Pedro RA: T21414-9
ATÍVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DE PESSOAS
F.BARBOSA & CIA LTDA.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre do 3º semestre, do curso de Administração de empresas da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
SÃO PAULO - SP
2014
INTRODUÇÃO.............................................................................................................1
1.REVISÃO CONCEITUAL............................................................................................
2 ESTUDO DE CASO....................................................................................................
2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO..................................................................................
2.1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA......................................................................
2.1.1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA...............................................................................
2.1.1.2 MISSÃO E VALORES.......................................................................................
2.1.2 FORÇA DE TRABALHO......................................................................................
2.1.3 PRODUTOS E CLIENTES....................................................................................
2.1.4 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO.......................................
2.1.5 PRINCIPAIS INSUMOS........................................................................................ ‘
2.2 COLETAS DE DADOS...........................................................................................
2.2.1 MODELAR O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA ORGANIZAÇÃO.....................................................................................................
2.3 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ADAPTABILIDADE DO PROCESSO...................................................................................................................
2.3.1 ANALISE E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROCESSO............................................................................................................................
2.4 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo identificar, avaliar e propor sugestões de melhorias nos processos relacionados à administração de recursos humanos, os quais abrangem ferramentas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, retenção de talentos e avaliação de desempenho dos colaboradores.
Notoriamente a área de gestão de pessoas vem sendo cada vez mais valorizada nas organizações, tendo em vista que ela tem por objetivo o desenvolvimento das competências de seus colaboradores e busca constantemente motivar estes profissionais, mantendo-os comprometidos com objetivo da organização, de forma que possam contribuir efetivamente para o sucesso da mesma.
Para a elaboração do relatório, foi realizada uma visita na empresa F. Barbosa & Cia Ltda.. Através da entrevista feita com um diretor organização, foram coletadas informações que serão apresentadas ao longo do trabalho, com enfoque no processo de provisão de pessoas e nas práticas de gestão de pessoas realizadas pela organização. Com base nesses dados, iremos analisar os problemas identificados pelo grupo e indicar as respectivas sugestões de melhorias.
1. REVISÃO CONCEITUAL
A Administração de Recursos Humanos (ARH) está diretamente ligada a uma ampla gama de variáveis ambientais, ela sofre influencia da cultura organizacional, das características internas e do contexto no qual a empresa esta inserida. Nos últimos tempos vem ocorrendo mudanças significativas e o que se percebe é que as empresas tem dado muito valor a este setor, elas passaram a observar a ARH como principal responsável no processo de desenvolvimento dos profissionais, colaborando diretamente para o crescimento da instituição e do próprio profissional. Porem, apesar de todo o progresso adquirido, o que se vê na pratica não difere muito do método que era empregado há algumas décadas atrás.
Segundo Abraham Maslow, o homem é motivado por suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais chamadas de necessidades primárias, as de realização pessoal são as necessidades finais chamadas de necessidades secundárias. Maslow representa as necessidades humanas através de uma pirâmide na qual é dividida em 5 etapas, como segue:
Hierarquia das necessidades (Pirâmide de Maslow):
[pic 1]
- Necessidades Fisiológicas: Representam as necessidades básicas do ser humano como alimentação, moradia, lazer e vestimenta.
- Necessidade de Segurança: Estão relacionadas com fatores de estabilidade como segurança física, pessoal e bem – estar.
- Necessidade Social: Referem-se aos vínculos com outras pessoas, incluem as relações com os familiares, amigos, convivência social.
- Necessidade de Autoestima: Etapa em que representa a necessidade do ser humano em ser aceito, reconhecido e valorizado pelas pessoas de sua convivência, ou seja, dentro do grupo em que está inserido.
Necessidade de Auto realização: Esta, por fim é a ultima etapa dentro da hierarquia representada por Maslow, faz-se necessário alcançar todas as outras para que se atinja a auto realização a qual, representa a necessidade de crescimento do ser humano e a necessidade que este possui em ser algo à mais do que possa ser, inclui a realização deste, envolve seu auto controle e independência.
...