TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE UMA AREA DE TREINAMENTO

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

O Processo de uma área de treinamento e desenvolvimento.

         Sabemos que as pessoas, são a parte mais importante da organização, por isso é necessário que nós, como bons gestores que somos, saibamos administrar não só os negócios e sim, as pessoas, sabendo que , elas possuem sentimentos, que muitas vezes atrapalham o processo e seu desenvolvimento profissional. Sabendo de tudo isso, O RH tem uma ferramenta inovadora para aumentar a vantagem competitiva para que possa enfim, atingir os objetivos e meta das organizações. Na qual chamamos de  T&D, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.

[pic 1][pic 2]

Tem várias definições:

Escolhi, uma do Chiavenato, os principais  processo na Gestão de Pessoas são:

 *Aplicar

*Agregar

*Recompensar

*Desenvolver

*Manter

*Monitorar

Eles estão ligados ao TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Mas para que possamos falar de tal assunto, irei fazer um relato ao meu ver sobre o que significa estes dois termos.

Treinamento : Nada mais é , do que treinar o homem a empresa , no caso preparar adequadamente para o exercício  de determinado cargo, ensinando o empregado como lidar em determinadas situações, treinando-o para superar diariamente as situações do meio corporativo.

Desenvolvimento: Ao meu ver, é como lapidar os talentos já existentes na organização.

“ Aperfeiçoar as capacidades  e motivações dos empregados a fim de torna-los futuros membros valiosos da Organização.”( MILKOVICH e BOUDREAU,2000);

O treinamento refere-se a execução de tarefas, o Desenvolvimento, refere-se ao crescimento da pessoa  em nível de chá ( Conhecimento, Habilidade e Atitude).

ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.

  •  Diagnóstico : Por que devo treinar ?Para que eu devo treinar ? Quem devo treinar ? Quando eu devo treinar  e desenvolver tal pessoa ? Ou seja isso é o LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, estratégias da organização anda junto com o planejamento estratégico. No caso, isso vale para que possamos transparecer as barreiras que devem ser superadas, mediante ao resultado do T&D.

 Levando em consideração de que devemos sempre analisar  os riscos obtidos, pois podemos perder tempo treinando pessoas que não querem aquilo para elas, ou seja é bom fazer um raciocínio e ver se “ vale a pena “ perder tempo instruindo pessoas, que muitas vezes não irão continuar na organização, é bom verificar quem tem interesse sobre o assunto.

TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE:

Como por exemplo, entrevistas com pessoas superiores da organização, como chefes e gerentes; aplicação de questionários; Avaliação de desempenho; discussões em grupos, teste de conhecimentos, dinâmicas, entre outros.

  • Planejamento/   :Qual a melhor forma  de fazê-lo ? e quem irá fazê-lo ?
  • Programação : Nesta etapa são elaborados planos, programas e recursos para realizar o treinamento. Primeiro precisamos saber qual o objetivo do treinamento, e se o treinamento possui prazos para entrega de resultados,mas o interesse principal é que os objetivos de capacitação sejam atendidos. Não deve ser esquecido a definição de público alvo( é a mesma coisa de você treinar pessoas de um setor sobre um assunto que não tenha nada a ver, isso implica em perca de tempo, por tal motivo que a pessoa que passa o TREINAMENTO e a pessoa que DESENVOLVE, ela também tem que ser treinada e estar por dentro do assunto .
  •   Implementação  /  Execução: Nesta hora, é interessante analisarmos alguns fatores que podem vim a atrapalhar a implementação. Tudo que faz parte do processo, como os participantes, os recursos, a comunicação.

Agora é a hora de por em prática, tudo o que foi estudado, planejado, sabemos que tudo na teoria é muito lindo, mas tem que ver na prática , por isso todas as etapas devem ser seguidas para que consigamos chegar ao êxito , se algo sair dos conformes é necessário ver uma adequação( Porque tal fator não deu certo?)  Essa fase de EXECUÇÃO é a ultima oportunidade de alcançar os objetos do treinamento. Na minha concepção o melhor treinamento é aquele em que todos estão presentes, por que muitas vezes a distância atrapalha;

  •   Avaliação : Acompanhar todo o processo feito anterior, e deixando espaço para possível feedback, tanto profissional com a pessoa que está passando o treinamento, quanto vice e versa!

RESULTADOS ESPERADOS         X  APROVEITAMENTO DOS PARTICIPANTES.

[pic 3]

O Gestor de Pessoas, não deve somente identificar a necessidade do processo, mas também fornecer meios para que seja possível contornar algumas situações, utilizando o T&D para isso. Pois mantém atualizado, todos os quadros da empresa , sabendo lidar com as tecnologias, que sempre vem inovando. Não podemos ficar para trás.

Direciona desenvolvimento de pessoas  e agregar valores á organização.

TIPOS DE TREINAMENTOS UTILIZADOS NAS ORGANIZAÇÕES ATUALMENTE .

Toda empresa , não importa o porte, número de funcionários, segmento em que atua, localidade, nada disso importa, mas toda empresa tem “ situações negativas “que devem ser identificadas e devidamente eliminadas. Para que tal fato ocorra, é necessário que os líderes ,supervisores do dpto estejam de olhos bem abertos  e que isso produza um fato de correção e ao mesmo tempo investir tecnicamente a respeito do comportamento de seus organizadores, para que isso dê certo, existe T&D, que eu já falei acima, neste momento irei dissertar sobre alguns tipos de treinamento empresarial .

LEADER TRAINING

Os líderes tomam decisões, geram pessoas, criam estratégias para alcançar ,dia após dia, resultados extraordinários. Por isso cada vez mais , os treinamentos por liderança ( PARA LÍDERES) são mais procurados.

Essa formação se destaca por ser uma das melhores, pois visa técnicas e ferramentas de Coaching para formar líderes mais preparados para lidar com as novas demandas do mercado, e a gestão como um todo.[pic 4]

PALESTRAS E WORKSHOPS

Palestras motivacionais como as de GODRI( BOLA CHEIA E BOLA MURCHA ) e WorkShops, são grande diferencial em opção de treinamento, Por serem curtos , no caso de horas a no máximo um dia, é mais fácil investir nesses modelos, intuitivamente os funcionários são reanimados, é como se fosse uma dose de animo para que não viva na mesmice, é um espaço para descontração, por que eles estão aprendendo em uma ambiente mais descontraído, e também é uma oportunidade de aprimoramento, desenvolvimento de habilidades, pode até ser revelados novos talentos neste momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (354.8 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com