O PROFISSIONAL DE COMERCIO EXTERIOR
Por: Pamela Cardoso • 14/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.653 Palavras (11 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADOR
O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
2021/1
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ[pic 2]
ESCOLA DE NEGÓCIOS |
ACADÊMICOS
LUCAS RIZZOLO BORGES
PÂMELA CRISTINA MAGESKI CARDOSO
CARLA PIRES RIBEIRO MELLO
PROJETO INTEGRADOR
O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
Estudo apresentado como requisito parcial para a disciplina Projeto Integrador / Laboratório de Gestão dos Cursos Digitais, da Escola de Négocios, da Universidade do Vale do Itajaí.
Professor (a): JULIO CÉSAR SCHMITT NETO
2021/1
SUMÁRIO
1 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR 10
2 MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL 12
3 REFLEXÕES DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE 14
4 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL 15
REFERÊNCIAS 19
1 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
O mundo está mudando, a internacionalização das empresas é uma realidade cada vez mais comum, para acompanhar essas mudanças cada vez mais se faz necessário um profissional de comércio exterior que consiga acompanhar as mudanças, principalmente nas leis e normas que estão em constantes atualizações.
Diversas são as competências esperadas de um profissional da área de Comex, as principais são: Criatividade, persuasão, capacidade de negociação, busca por conhecimento e boa comunicação. (BORGES, Larissa. 2016)
Comércio Exterior, ou Comex como é comumente citado, é uma área de grandes vertentes e possibilidades, com crescimento exponencial nos últimos anos, o mesmo se projeta para as próximas décadas, tendo em vista as tendências de internacionalização das empresas.
Para o ano de 2021 está previsto um aumento de 5% nas operações de comércio exterior. De Janeiro a Abril deste ano os números chegaram a alcançar 9%, porém deve sofrer uma queda se estabilizar dentro do que é previsto até o final do ano, estes números foram divulgados em entrevista ao Jornal A Tribuna pelo Diretor comercial para costa leste da América Latina da Maersk, líder mundial em transporte de contêiners. (BALBINO, Fernanda. A Tribuna. 19/05/2021).
Como o mercado está aquecido, a busca por profissionais encontra-se tão em alta quanto o crescimento do setor. O Profissional de Comex pode ser formado em diversas áreas, sendo a principal a graduação de Comércio Exterior, seguido das graduações de Relações Internacionais, administração, economia e formação em logísica e transporte. Também é preciso o domínio de outro idioma, principalmente o Inglês.
Inúmeras são as possibilidades e áreas de atuações, dentre elas destacamos a atuação de um gerente de exportação em uma multinacional brasileira.
Danilo Lúcio Fernandes, 34 anos, com formação acadêmica e Comércio Exterior e pós-graduado em operações de comércio exterior em 2017. Inglês avançado e Mandarim intermediário.
Área de atuação e empresa que trabalha – Gerente de Exportação atuando na empresa Transcor Pigmentos e Corantes, atuando desde 2017, ano de sua formação.
Competências e funções que exerce no dia a dia – competências: atualização constante por meio de cursos, seminários, portais online de noticias e jornais; capacidade de negociação e persuasão com clientes; criatividade, buscando apresentar novas propostas comerciais de forma mais dinâmica e atrativa para os clientes. Funções que exerce no dia a dia: Visitas aos clientes e fornecedores principalmente China e India, para desenvolver novos mercados, recebimento e elaboração de pedidos/cotações dos clientes, calcular a comissão dos representantes comerciais e realizar fechamento de câmbio, preparar e verificar a documentação envolvida do processo de exportação e informar ao cliente o andamento do pedido. (informação verbal)¹.
____________
¹ Informações fornecidas pelo gerente de exportação Danilo Lúcio Fernandes, da multinacional Transcor Industria de pigmentos e Corantes, em maio de 2021
2 MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL
De acordo com os relatos do entrevistado (Fernandes, 2021), quando se trata de Comércio Exterior, seja na Importação ou Exportação, indiferente do modal, é possível projetar um futuro de sistemas mais dinâmicos para análise documental, cotações de frete, averbações de seguros e todo tratamento administrativo que as Tradings utilizam como ferramenta de trabalho. E que na política internacional, é e sempre será primordial a boa relação entre os países, pois a tendência é aumentar / manter os acordos comerciais e NALADIS e alíquotas sobre operações de comex, incorporando updates para facilitar os mercados de Importação / Exportação.
Também é possível idealizar mais espaço no mercado de trabalho de Comércio Exterior, para estudantes que no início do curso já estão aptos para realizar um estágio via Universidade, algo almejado pelos estudantes desde o início de sua graduação, independente do curso. Não obstante, é importante salientar que o impacto da pandemia trouxe dúvidas e riscos para quase todos os mercados globais, mas também fez com que os países Importem / Exportem mais, aumentanto a concorrência e a necessidade das empresas buscarem uma maneira de se reestruturar, repaginar, inovar seus projetos e metas dentro do mercado. Mas ao mesmo tempo abriram muitas vagas devido às demandas aumentarem gradativamente, abrindo um leque de novas atribuições para o profissional, que pode ser oriundo dos estudos de Logística, Gestão Portuária e Comex e até para alunos de Relações Internacionais.
...