O PROGRAMA DE AUDITORIA
Por: amandaemborcacao • 29/11/2020 • Monografia • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 148 Visualizações
PROGRAMA DE AUDITORIA | REF:H |
ESTOQUE | DATA: 01/11/2020 |
ATIVO | Auditor: AMANDA |
01/10/2020 | Revisor: JOSÉ |
As disponibilidades são recursos financeiros que se encontram à disposição imediata. Podem estar na própria entidade (caixa) ou em bancos (depósitos bancários à vista ou aplicações de liquidez imediata).
O que são os estoques??
CAIXA
I - OBJETIVOS DA AUDITORIA
Certificar a existência física do numerário,
Determinar se as Normas Brasileiras de Contabilidade e outras normas aplicáveis (legislação específica) foram obedecidas. deixar
Certificar a pertinência dos desembolsos manutenção e troca de peça relacionados a atividade da empresa.
Escopo; 100% na data base
Tanto esta base, a definição da quantidade de itens e a forma de como estes foram selecionados devem estar registrados pelo auditor em seus documentos de auditoria.
II - PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Os procedimentos correspondem às ferramentas das quais o auditor dispõe para atingir os objetivos da auditoria e a época de aplicação obedece ao plano previamente elaborado com base na avaliação dos controles internos na Fase Preliminar e posteriormente na Fase Final quando dos eventos subsequentes a data base. (deixar)
Os procedimentos a serem aplicados e a forma como isto se dará, deverá constar de um roteiro ou do documento conhecido por “Programa de Trabalho”. (deixar)
Todos os procedimentos realizados deverão estar em sintonia com o Programa de Trabalho e estar adequadamente documentados. (deixar)
1- Caso exista mais de um caixa, definir qual deles será contado. Caso o auditor faça a opção pelos dois, deverá planejar para que o trabalho seja realizado de forma concomitante.
2– Para evitar possíveis manipulações ou encobertas de fraudes, a contagem deve revestir-se do caráter de surpresa.
3 – Para evitar problemas, a presença do responsável pelo caixa durante a contagem é obrigatória. Ao final da contagem o auditor deverá exigir uma declaração do responsável pelo caixa de que todo o dinheiro e outros bens colocados á disposição da auditoria foram devolvidos ao caixa com duas testemunhas.
4– Registrar a contagem em papéis de trabalho de auditoria do qual constarão, o nome do fundo ou do caixa; o nome do responsável pelo numerário; data e hora da realização da contagem; e listagem de todos os itens constantes do caixa, tais como: dinheiro, cheques, recibos, e outros; O recibo (declaração) de devolução dos itens contados, conforme comentado acima
5- Atentar para sinais que indiquem possíveis dissimulações de numerários, tais como: a) descontos de cheques de terceiros; b) empréstimos temporários; c) comprovantes de pagamentos com sinais de falsificações; e c) pagamentos de realização duvidosa e de pertinência ao negócio Para estes casos o auditor deverá obter as explicações de imediato e acompanhar a solução.
6 - No caso de a empresa possuir diversos caixas do tipo fundo fixo a o auditor pode optar pelo pedido de confirmação, que consiste de uma declaração do responsável informando sobre o valor à sua disposição.
7 - Com base em demonstrativos emitidos pela empresa, selecionar um 40% de determinado número de pagamentos e recebimentos ocorridos no período sob exame, e validar as transações registradas confrontando-as com as operações normais da empresa. Dessa forma poderá concluir que o numerário em caixa, cuja existência restou comprovada pela contagem e confirmação, efetivamente pertence à empresa auditada.
Boletim Diário de Caixa e Razão da conta caixa são exemplos de demonstrativos a serem utilizados pelo auditor como base para a seleção dos itens e serem testados.
III - PRAZO = 20 dias
Estoques
I - OBJETIVOS DA AUDITORIA
Certificar-se de que está correto e se as pendências são decorrentes de operações normais da entidade e se existe a necessidade de proceder aos ajustes visando à devida apresentação de contas do ativo, passivo, receitas e despesas.
As contas do Disponível, por compreenderem recursos líquidos (dinheiro), praticamente não apresentam dificuldades no que se refere à avaliação. O que precisa ser observado é que os valores em bancos sejam efetivamente disponíveis, não vinculados à alguma obrigação da entidade; que não existam saldos credores em algumas contas “Bancos contas movimento”, caso em que tais saldos deveriam ser reclassificados para o passivo; e que as aplicações financeiras incluam os rendimentos até a data do Balanço Patrimonial.
...