O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR HOSPITAL DO CORAÇÃO (HCOR)
Por: Rafael William Marucci • 22/4/2022 • Trabalho acadêmico • 7.494 Palavras (30 Páginas) • 112 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III
HOSPITAL DO CORAÇÃO (HCOR)
Nome: William Marucci Costa Miranda
RA: 1950071
Curso: TECNOLÓGICO DE GESTÃO HOSPITALAR
Semestre: 2° semestre
SÃO PAULO- SP 2019
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo, identificar as questões abordada neste semestre, no curso de Gestão da Hospitalar nas áreas abordadas de Gerenciamento de Pessoas, Contabilidade Geral e de Custo e as Técnicas de Informáticas no Hospital do Coração conhecido também como HCor. Iremos observar que durante a elaboração da pesquisa, que cada ponto abordado foi de grande valia, vivenciando isso na prática se torna de grande ajuda para melhor correlacionar a teoria há pratica.
Os novo modelos de gestão tornam-se necessários para as organizações elevarem o nível de seus atendimentos e competividade no mercado, maximizando suas riquezas sem perde um padrão de excelência, e isso não é uma tarefa fácil para uma boa gestão em saúde.
Observamos que a identidade do indivíduo nas organizações são construídas por meios de sua interação humana e social, valores, crenças e etc., fato este que está diretamente ligado a motivação dos trabalhadores, e, quando falamos em gestão de pessoas, devemos ter em mente que as pessoas são a principal vantagem competitiva de uma empresa, portanto, é primordial alinhar os objetivos e competências individuais com a visão e missão da organização.
Vemos a obrigatoriedade na excelência dos atendimentos, bem como a garantia da aplicações de seus recursos financeiros de forma sustentável, assim, a gestão de custos tornou-se indispensável, pois estabelece os processos de consumo dos recursos financeiros da organizações. A contabilidade de custo estima os valores de um serviço e ou procedimento, este processo traz conhecimento sobre os gastos que influenciara diretamente na tomada de decisões futuras, alinhando a maximização de seus recursos sem perde sua excelência em seu produto final ou no atendimento prestado.
E finalmente, compreendemos que a modernidade trouxe para aera da saúde inúmeras facilidades e inúmeros recursos. Nos últimos anos observamos a gestão em saúde ficar cada dia mais informatizada, isso do ponto de vista administrativo e também na assistência direta ao cliente, isso representa uma otimização de seus recursos. Além disso, os gestores hospitalares necessitam desde dados de forma fácil e rápida, mas tudo com base em informações reais. A gestão em T.I deve ser feita de forma a atender satisfatoriamente as necessidades da organização, ela funciona como ferramenta estratégica, facilitadora e de melhoria continua em seus processos e modernização em seus serviços prestados, trazendo melhoria de competividade no mercado.
SUMÁRIO
- Introdução ............................................................................................................ 04
- Gerenciamento de Pessoas ...................................................................................05
- A importância do gerenciamento de pessoas na área da saúde...................05
- Processo de Gestão de pessoas e liderança no HCor .................................06
- O processo de avaliação e desempenho no HCor ......................................08
- Técnicas de Informáticas .....................................................................................10
- Sistema de informação organizacional .......................................................10
- Disponibilização de recursos de TI aos colaboradores e Cliente no HCor.11
- Computadores e Recursos Tecnológicos do HCor......................................11
- Contabilidade Geral e de Custo ..........................................................................13
- Conceito de contabilidade de custo e sua aplicabilidade na aera de saúde.13
- A importância da Auditoria hospitalar na contabilidade de custo .............14
- Conclusão ..............................................................................................................16
- Referencias bibliográficas.....................................................................................17
INTRODUÇÃO
O projeto Integrado Multidisciplinar III tem como objetivo, desenvolver uma pesquisa realizada no Hospital Hcor. Abrangendo os conteúdo relacionados às disciplinas estudadas neste semestre que serão a base para o desenvolvimento deste. As pesquisas para o desenvolvimento do trabalhos foi feita em diferentes fontes, dentre as quais: livro-texto, vídeo aulas, artigos científicos, livros, Google Acadêmico e na biblioteca da instituição.
A Associação do Sanatório Sírio é uma sociedade civil sem fins lucrativos e possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nos termos da Lei 12101/2009, além de ser declarada como entidade de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal. Tem sede na cidade de São Paulo, SP, onde também mantém seu complexo hospitalar, conhecido como HCor – Hospital do Coração. O complexo hospitalar do HCor é composto por seis prédios, que totalizam uma área construída de 64.100 m2 no bairro do Paraíso, além de uma Unidade Avançada de Diagnóstico no bairro Jardim Paulistano. O HCor atua na saúde suplementar e no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), oferecendo serviços de diagnóstico e hospitalar, em todas as especialidades médicas. Considerado um dos seis hospitais de excelência no Brasil, participa do PROADI-SUS aplicando o valor correspondente às contribuições sociais em projetos de interesse do Ministério da Saúde, tendo como contrapartida a manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e certificado seis vezes pela Joint Commission International (JCI).
Missão do Hcor : “Promover com excelência e responsabilidade social o cuidado à saúde.”
Visão: “Ser referência na entrega de valor em saúde.”
Valores: • Valorização da vida. • Qualidade. • Ética. • Pioneirismo tecnológico. • Responsabilidade social e ambiental. • Ensino e pesquisa. • Humanização. • Valorização e integração profissional.
PRINCIPAIS INDICADORES 2018
Leitos operacionais 354 e leitos UTI 64
Médicos cadastrados 1796 e Funcionários ativos 2533
Consultas no pronto-socorro 45.213
Consultas ambulatoriais 175.266
...