O PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO
Por: Anderson Santana • 10/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.796 Palavras (12 Páginas) • 176 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
PRIMEIRO SEMESTRE
LEANDRO CHAVES DE ABREU
PROJETO MULTIDISCIPLINAR INTEGRADO
SONO BOM COLCHÕES
PALMAS - TO
2019
LEANDRO CHAVES DE ABREU
Projeto Multidisciplinar Integrado
SONO BOM COLCHÕES
PALMAS - TO
2019
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo apresentar dados e estratégias de uma empresa do comércio de colchões, a Sono Bom Colchões. Abordamos temas relacionados as disciplinas estudadas, e buscamos entender as importâncias na prática desses estudos. Com este trabalho mostramos o potencial do profissional de Gestão de Recursos Humanos e a sua importância, já que este é capaz de articular estratégias direcionadas a públicos específicos, sendo capacitado também para gerenciar a empresa e construir uma reputação favorável para a mesma diante dos seus públicos e da sociedade em geral, construindo relacionamentos duradouros através de uma comunicação de mão dupla.
PALAVRAS CHAVES: COLCHÕES, COMÉRCIO, COMUNICAÇÃO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .....................................................................................................5
1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ............................................................6
2 RECURSOS, MATERIAIS E PATRIMONIAIS .....................................................8
3 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA............................................................................8
4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL....................................................................... 9
4.1 Comunicação interna.......................................................................................9
4.2 Comunicação externa......................................................................................10
5 ECONOMIA E MERCADO....................................................................................10
6 MATEMÁTICA APLICADA...................................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA.......................................................................13
INTRODUÇÃO
O estudo de causa a seguir, foi desenvolvido na empresa Sono Bom Colchões, pelo aluno Leandro Chaves de Abreu, que desenvolveu um trabalho de campo, pesquisa e após analisar, pode agrupar os conhecimentos adquirido através do trabalho com os aprendizados em sala de aula, descobrindo sobre a importância de estar preparado para o mercado competidor através de seus estudos.
O trabalho demandou a elaboração de pesquisas e entrevistas no qual o grupo levantou informações a respeito da organização, realizando a coleta de dados para o desenvolvimento de estratégias que visam o autoconhecimento do negócio, empresa pesquisada.
A empresa em questão foi escolhida por carecer de desenvolvimento e aplicação de projetos de comunicação dirigida que tragam competitividade e diferencial de mercado, e por se mostrar um terreno fértil e aberto para aplicação de ferramentas de comunicação transformadoras, tendo como seu principal produto algo de extrema importância para a vida de qualquer pessoa: o colchão, já que muitos não economizam quando se trata de dormir bem. Além de mostrar-se livre de vícios pré-existentes, já que não tem ainda um processo comunicacional estruturado.
- FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
A empresa pesquisada tem como atividade econômica principal a venda de colchões e acessórios no varejo, a razão social da empresa é CS Comércio de Colchões Ltda., através do CNPJ: 13037548/0001-46, mas é conhecida mesmo pelo nome fantasia Sono Bom Colchões. A mesma está localizada no endereço: Quadra 501sul Avenida Teotônio Segurado, lote 29 Plano Diretor Sul, Palmas Tocantins.
O início da empresa se originou com os membros da família Calixto, proprietários da Sono Bom Colchões, eles já trabalhavam na indústria de comércio de colchões Ortobom quando surgiu a oportunidade de assumir uma loja de colchões com um ponto de vendas já estabelecido no centro da cidade. E com a experiência em atendimento e venda de colchões, deram início, no ano de 2014, à empresa, assumindo também todo o estoque do antigo proprietário.
Além do colchão, a loja também vende acessórios para a cama e o colchão, como protetores, travesseiros, cabeceiras, jogo de cama, entre outros.
O principal objetivo da loja é proporcionar mais conforto e bem-estar ao sono dos clientes, não poupando para tanto, conselhos e advertências na hora de indicar o colchão ideal para cada perfil.
A Sono Bom Colchões é uma empresa privada, classificada, segundo critério de avaliação do SEBRAE, como microempresa (informação que consta em seu alvará de funcionamento), e possui um perfil administrativo familiar, pois é totalmente gerida pelos membros da família.
A empresa é administrada por dois homens, tem duas vendedoras, um motorista e um ajudante. Todos os funcionários e administradores trabalham em período integral, nos turnos da manhã, a partir das 8h, e da tarde até às 18h. A média de permanência dos colaboradores na empresa é de dez meses e a faixa salarial do ajudante e das vendedoras é de R$998,00 (salário comercial), enquanto a remuneração do motorista é de R$1.200,00. A remuneração dos administradores da empresa varia de acordo com o faturamento mensal. A organização não dispõe de um organograma estruturado, mas diante do observado em convivência com o corpo estrutural da organização, o organograma seria o seguinte:
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
A linha de produtos inclui: Colchões, base/ box, travesseiros, jogos de cama, almofada, rolo para cama, encosto triangular, cabeceiras, saia para box, protetor de colchão, sendo que destes, o produto mais lucrativo corresponde aos colchões.
Devido à ausência de gestão administrativa mais estruturada segundo os padrões empresariais, a empresa não possui um organograma formalmente definido. Os proprietários e gestores que administram a empresa geralmente estão presentes na loja e, assumem também, quando necessário, as funções de vendas.
...