TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Universidade na Formação do Aluno

Por:   •  7/9/2015  •  Artigo  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  2.743 Visualizações

Página 1 de 8

Livro 1: O Papel da Universidade na Formação do Aluno

UNIVERSIDADE

O ingresso na universidade traz novas dinâmicas para a vida do aluno que passa a experimentar diferentes formas de lidar com o conhecimento. Na universidade é possível refletir sobre o conhecimento, aplicá-lo e também produzir! A disciplina de metodologia científica é o espaço no qual discutiremos sobre os caminhos de uma iniciação ao fazer científico. Para isso, discutiremos na nossa primeira aula sobre o papel da universidade na formação do aluno. 

COMO VC ACREDITA QUE A UNIVERSIDADE PODE CONTRIBUIR PARA A FORMACAO PROFISSIONAL  E CIDADÃ  DO ESTUDANTE?

A universidade pode e deve contribuir da seguinte forma; habilitando o estudante a expandir os conhecimentos em vastas áreas tendo domínio para se aplicar os devidos conhecimentos na área de cada individuo.

2 EDUCAÇÃO SUPERIOR

A educação superior tem como objetivos:

Capacitação Profissional - habilita o estudante a exercer plenamente a sua futura função através da assimilação e domínio das técnicas pertinentes a sua área de conhecimento;

Formação Científica - se dá através de um trabalho sistemático de estudo e construção do conhecimento;

Formação Política - se faz necessária para que o estudante tenha uma consciência histórico-social.

Além de ser responsável pela capacitação profissional e científica, a universidade tem um papel importante na formação política dos discentes. É imprescindível a preocupação da universidade com a construção da noção de cidadania pelos indivíduos, orientada por uma visão de uma sociedade democrática. A compreensão da realidade social, cultural e histórica do local em que se vive é basilar na formação universitária.

Para dar conta do seu papel, a universidade se sustenta por uma tríplice base: ensino, pesquisa e extensão. A articulação destes três pilares é o que permite a universidade cumprir o seu papel com qualidade.

[pic 1]

Pilares da Universidade

Configura-se um erro pensar que a universidade pode ter apenas o ensino como finalidade. O conhecimento está sempre em processo de construção. Não é um produto acabado. Toda construção do conhecimento deixa brechas que podem ser preenchidas com novas perguntas e pesquisas. Por isso é importante que a relação entre professores e alunos ultrapasse as práticas de Ensino e alcancem também a Pesquisa e a Extensão.

ENSINO: forma sistemática de socialização do conhecimento

PESQUISA: processo de investigação sistemático que visa a construção do conhecimento

EXTENSÃO: ação da Universidade em comunidades externas que visam disponibilizar a sociedade o conhecimento produzido através de atividades de ensino ou pesquisa.

De acordo com Severino (2007), o processo ensino-aprendizagem acontece quando sustentado por uma atitude investigativa (pesquisa) tanto pelo professor quanto pelo estudante. A Extensão é o retorno à sociedade de um investimento feito por ela à universidade, buscando-se a integração de ambas.

Da necessidade do envolvimento da Universidade com a extensão

  Sistemática produção do conhecimento;

  Compromissos com a sociedade;

  Produções na Universidade interesses sociais;

  Inserção social do aluno;

  Relação entre pesquisa e extensão;

  Disseminação do conhecimento;

      •  Reconstrução social. 

Livro 2: Conceitos Básicos e Teoria do Conhecimento

1 CONCEITOS BÁSICOS

Para os seus estudos em Metodologia do Trabalho Científico é importante compreender alguns conceitos básicos relacionados ao universo das práticas de pesquisa. O primeiro conceito a ser discutido é Ciência.

Quando falamos em Ciência um universo de imagens nos vem à cabeça:

[pic 2]

Imaginário sobre Ciência

Veremos nesta aula que o termo não está restrito aos feitos das ciências exatas, como as mídias de massa (Televisão, rádio, etc.) nos fazem crer, mas abrange muitas outras formas de conhecimento.

2 CIÊNCIA

Se buscarmos o sentido etimológico de ciência, descobriremos que o termo vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento. A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimento que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.

Segundo Lakatos e Marconi (2001) a ciência resulta de um busca constante de explicações e soluções para os problemas que afligem e incomodam o ser humano. Para os autores, a ciência "É a sistematização de conhecimentos, ou seja, um conjunto de proposições lógicas correlacionadas sobre um comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”. (LAKATOS & MARCONI, 2001, p. 80)

O estudo científico deve ser realizado através de um rigor procedimental que garanta credibilidade aos resultados por ele obtidos. Por isso, Thomas & Nelson (2002) afirmam que ciência é uma investigação disciplinada, e um conjunto de procedimentos relacionados entre si. Ou seja, é realizada de forma sistemática e padronizada a partir de um método específico e controlado.  

OBJETIVOS DA CIÊNCIA

Como atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos, a ciência tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida intelectual ou material.

Melhoria da qualidade de vida intelectual;

Melhoria da qualidade de vida material.

FUNÇÕES DA CIÊNCIA

Novas descobertas;

Novos produtos;

Melhoria da qualidade de vida.

ESPAÇOS ONDE A CIÊNCIA É REALIZADA

A Ciência pode ser realizada em diferentes espaços e por diferentes instituições como:

Universidades e outras instituições de educação superior e pesquisa (acadêmicas/científicas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (802.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com