O Papel do Gerente
Por: vbarbosat83 • 9/5/2017 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Introdução
O papel do gerente pode ser diverso e vai variar de acordo com o ambiente organizacional. O mundo empresarial está cobrando modificações no formato de gerenciar. Adaptações estão sendo necessárias, além de muito aprendizado e a necessidade da figura de liderança.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
O gerente tem a função de dirigir uma organização.
Cabe a ele planejar, organizar, controlar, contratar pessoas e tomar decisões. Essas são as tarefas clássicas de um gerente.
A organização contemporânea exige mais do que isso. O novo gerente deve ser capaz de liderar as pessoas (entusiasmar, motivar, promover a autoconfiança).
Conhecer a sua equipe, as habilidades de cada um, permitindo com que trabalhem de forma mais independente, porém ser capaz de apoiar e conduzi-la em momentos necessários, nas possíveis crises. Ser um facilitador entre as demais equipes e as demais áreas.
Saber dar exemplo, agir com clareza e coerência. Permitir o autogerenciamento, liberdade de trabalho para que as pessoas possam desenvolver suas habilidades, ou até mesmo descobrir novas, desempenhando o papel de coach da equipe.
Estar sempre atento as necessidades do cliente, do mercado e por fim, mas não menos importante, da sua equipe.
Competências e habilidades demandadas do gerente
Primeiramente, o gerente precisa ter conhecimentos profissionais adequados para assumir um cargo de gestão (formação adequada, experiência, especialização, ...).
Além disso, algumas características pessoais são interessantes para o mundo contemporâneo: saber ouvir, ter maturidade, lidar bem com a pressão externa e interna a equipe. Pró-atividade e criatividade para lidar com as constantes necessidades de inovação do mercado de trabalho e das organizações.
Autoconhecimento e interesse em trabalhar com pessoas e de conhece-las.
Trabalhar duro e estar disposto a assumir os desafios que surgem, envolvendo decisões que antes eram tomadas apenas por pessoas em cargos de alta direção.
Conclusão
Concluo falando do gerente eficaz, que precisa estar sempre disposto a aprender e atento as mudanças: seja na sua equipe, com ideias e soluções de melhoria ou seja na empresa, visualizando as necessidades para atender a diretoria e as outras áreas. E procurar estudar sempre as novidades que o mercado empresarial apresenta.
Acredito que não existam tarefas e habilidades constantes para os gerentes eficazes, a todo o momento ele estará renovando e descobrindo a melhor forma de fazer a gestão.
...