O Papel dos gerentes
Por: 459036 • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 800 Visualizações
Papel dos gerentes
O papel de gerente dentro das organizações é um dos objetos de estudos centrais da administração. O gerente tem como sua principal função manter a integridade física da empresa e o funcionamento dos empregados, equipamentos e recursos propostos pela empresa para se ter maior produtividade, utilizando-se da aplicação de conhecimentos, habilidades organizacionais e ferramentas administrativas para a conclusão de metas proposta por sua empresa.
Toda a estrutura social e econômica foi alterada a partir da revolução industrial e novas formas de produção vieram acompanhadas de novos estudos sobre empresa e liderança e assim novos estudiosos sobre os mesmos se destacaram e deixaram sua influência.
Segundo o ponto de vista histórico o mais antigo estudioso das formas de gerencia foi Plutarco que estudou e comparou grandes governantes como César, Alexandre, Rômulo e Teseu.
Muitos anos depois o estudo aprofundado sobre gerencia foi realizado por Fayol que delineou as funções do administrador atribuindo a sua gestão o ato de: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Fayol descreveu que a atividade de comando e gerencia é o fator responsável pelo funcionamento total do corpo social e produtivo da empresa.
Chester barnard destacou em seus estudos que os executivos dependem de seus subordinados para programar suas decisões e que também deveriam facilitar a conciliação de conflitos através das tomadas de decisões incutidas também no senso moral.
Herbert Simon analisou o processo decisivo sob a perspectiva administrativa, segundo Simon o gerente tem a autoridade formal para a tomada de decisões dentro da organização.
Simon não se focou no trabalho gerencial como um todo como antes abordado por Barnard e Fayol, mas se aplicou a relação entre gerencia e decisão, e destacou três fases que constituem o processo decisório que são:
1. Prospecção: Estudo analítico do caso que necessita de uma solução.
2. Concepção: Apresentação das alternativas criadas para a solução do caso.
3. Decisão: Escolha da melhor alternativa para a solução do problema.
Segundo sua teoria, Simon mostra dois modelos de decisões gerenciais que são as programadas e as não programadas.
As programadas são as decisões cotidianas que podemos citar como exemplo a forma de padronização da empresa ou instruções do modelo de trabalho.
As não programadas são os casos que não tem necessariamente soluções automáticas, como por exemplo, a redução de custo da empresa, mudança no nome da organização ou novos produtos a serem fabricados.
Henry Mintzberg, professor canadense que teve como a base de seus estudos o trabalho dos gestores, mais precisamente no que eles fazem e suas atividades de acordo com a hierarquia gerencial e grau de responsabilidade.
Mintzberg esclarece a forma de trabalho de acordo com a posição de cada papel gerencial e suas condutas, distribuídas em:
Interpessoal; refere-se à imagem do chefe através das relações interpessoais decorrentes da autoridade e status concedido, tendo-o como o papel de Líder, Símbolo e Ligação.
Informacional; onde o gerente é colocado no centro da rede de informações a transmissão e disseminação da informação para dentro e fora da empresa, apresentado o gerente como: Monitor, Disseminador e Porta-voz.
Decisão; a que diz respeito à atuação empreendedora na tomadas de decisões e suas resoluções de problemas dentro da organização, alocando assim o papel de gerente como: empreendedor, controlador, administrador e negociador.
Podemos destacar também o húngaro Andrew Grove que através de seu conceito gerencial e ideias administrativas lhe deram o prêmio de “homem do ano” da revista Times em 1997. Para Grove, todos dentro de uma empresa que possuem alguma forma de responsabilidade é um administrador, um gestor administra os recursos a ser implementado dentro de uma empresa, e de igual modo um porteiro tem a autoridade de administrar a entrada e saída de pessoas dentro de um estabelecimento.
Grove fundamenta sua administração em três ideias que são:
- Produção, que para ele é a palavra chave que define os resultados de um administrador. Nessa ideia todos produzem de alguma maneira através de um sistema proporcionado a maneira sistemática do trabalho administrado.
- Trabalho de equipe, o resultado do administrador é igual ao resultado de suas equipes subordinadas, o produto de uma gerencia deve ser avaliado de acordo com a produção e qualidade de suas equipes.
- Desempenho individual, uma equipe só pode atingir seu potencial máximo quando todos os seus integrantes se dedicam as suas tarefas. A tarefa mais importante do administrador é obter o máximo desempenho de suas equipes através de treinamento e motivação que é de primazia responsabilidade da gerencia.
Habilidade gerencial
É um conjunto de qualidades que medem o nível de eficácia do gerente dentro de sua organização. Seguindo assim:
A competência dos conhecimentos e métodos de suas ferramentas na realização de suas tarefas.
O conhecimento dos produtos oferecidos por sua empresa juntamente com suas aplicações.
A capacidade de compreender o lado humano, de que gerencia pessoas atreladas as suas necessidades e interesses.
A habilidade conceitual de entender o sistema organizacional e suas complexidades desenvolvendo assim estratégias de solução.
...