O Plano De Benefícios Corporativos
Por: BoxKa • 22/5/2023 • Trabalho acadêmico • 942 Palavras (4 Páginas) • 66 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PLANO DE BENEFÍCIOS CORPORATIVOS
Incentivos financeiros a longo prazo
Professor: André Machado
KARINA DE CARVALHO - 201801005788
KARLA DAGMAR CHAGAS RIBEIRO – 202302757553
RIO DE JANEIRO
2023
Incentivos Financeiros a Longo Prazo (ILP)
A política de Incentivos de Longo Prazo trata-se de um plano desenvolvido com o objetivo de recompensar, atrair e gerar engajamento dos funcionários, servindo, sobretudo, como uma forma de retenção de mão de obra qualificada.
O Incentivo de Longo Prazo relacionado à aquisição de equity (participação acionária na empresa) funciona como um meio de reconhecimento, no âmbito financeiro, do funcionário, bem como tende a agregar valor de mercado à empresa, notadamente porque a política gera um alinhamento entre os interesses do time de gestão com o time de operação, o que se dá em razão de ambos desejarem manter e sustentar o crescimento e a evolução contínuos da equipe, do serviço prestado e, por consequência, da empresa em si.
Tipos de ILPs
Os Incentivos de Longo Prazo se distinguem entre aqueles baseados em ações e os baseados em dinheiro (essencialmente os bônus de longo prazo e as ações ou opções fantasmas). Nosso foco serão aqueles baseados em ações.
[pic 2]
A seguir listamos alguns termos importantes:
- Stock Options (Lote)
O Stock Options é um plano de opção de aquisição de ações. O funcionário escolhido tem a oportunidade de comprar ações da companhia. Mas desde que ele permaneça durante o período de Vesting, que é um período pré-determinado de carência.
- Ações Restritas
As Ações Restritas funcionam de forma muito semelhante às Stock Options. Nelas também existe o tempo de carência, mas, vencido o Vesting, o colaborador recebe ações da companhia, não tendo que pagar por elas. Essa modalidade é utilizada normalmente para executivos que são pessoas muito importantes ou essenciais para a existência do negócio ou expansão dele.
- Cliff
O acordo de Vesting prevê um tempo de duração que pode variar de empresa para empresa. No entanto, o mais utilizado no mercado é um contrato de quatro anos de duração, sendo um ano de Cliff. De modo geral, Cliff funciona como uma experiência ou teste do colaborador e durante esse tempo o funcionário deve permanecer na empresa.
- Lockup
O Lockup é o tempo que o funcionário deve aguardar para vender as ações recebidas. Na prática, o Lockup aumenta o risco do funcionário porque, por mais que ele tenha exercido a opção de compra ou recebido a ação restrita com base em um determinado valor de mercado, ele está impedido de vender as ações durante o período de Lockup.
- Vencimento
Vencimento refere-se ao tempo máximo que o colaborador elegível ao ILP tem para exercer seu direito de compra das ações conforme contrato.
- Matching
No Matching, na entrada na organização o profissional tem a opção de adquirir ações da empresa. Para o pagamento da parte acionária, caso se deseje aderir ao Matching, a empresa permite que o funcionário utilize parte do bônus ou PLR para fazer essa aquisição.
Uma vez que o indivíduo opta por adquirir um número “x” de ações, a empresa atribui para essa pessoa uma quantidade adicional de ações após o Vesting. Ou seja, na modalidade de Matching, o Vesting é em relação ao recebimento da contrapartida de ações que a empresa dá, e não que a pessoa compra.
- Strike Price
O Strike Price é o chamado preço de exercício ou valor de compra. Portanto, o funcionário pode adquirir ações da empresa por um preço abaixo do mercado. Apesar de ser menos comum, pode ficar definido em contrato que serão feitas correções monetárias no período.
Empresas que oferecem ILP para seus funcionários:
Klabin S.A.
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e líder na produção de embalagens de papel.
A empresa estendeu a todos os funcionários a possibilidade de adesão a um programa de compra de suas ações, usando até 10% dos valores recebidos por PLR, com Matching de um pra um. Essa opção já era possível para cargos de nível de coordenação até executivo, com percentuais de conversão sobre a bonificação variáveis, a depender do cargo.
...