O Plano de Gerenciamento de Risco
Por: Prof_Celso • 16/12/2020 • Artigo • 3.651 Palavras (15 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
JÉSSICA TEIXEIRA BEZERRA
IMPLEMENTAÇÃO DO PMBOK NAS EMPRESAS
SÃO PAULO – SP
2020
JÉSSICA TEIXEIRA BEZERRA
IMPLEMENTAÇÃO DO PMBOK NAS EMPRESAS
Artigo de Pesquisa apresentado ao Curso de Análise e desenvolvimentos de sistemas da Universidade Santo Amaro
Orientador: Prof. Ms Celso Candido
SÃO PAULO – SP
2020
[pic 1]
SUMÁRIO
RESUMO 5
ABSTRACT 6
1. Introdução 7
2. Objetivos 9
3. Metodologia 10
4. Principais etapas de implementação PMBOK 11
1. Planejamento do gerenciamento de escopo PMBOK 11
2. Coleta dos requisitos 11
3. Definição do escopo de gerenciamento 11
4. Criação da EAP 12
5. Validação do escopo 12
6. Controle do escopo 12
4.1. As 10 áreas de conhecimento PMBOK 13
4.2. Processo de encerramento 15
4.3. Encerramento 16
4.4. Lições aprendidas no projeto 17
Conclusão 18
Referências 19
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo relatar a teoria de gerenciamento de projetos incluída nas empresas, acompanhando a exigência dos clientes por novas soluções e a competitividade no mercado, cada dia mais os clientes vem exigindo das empresas evolução tecnológica e a melhoria de todos os processos em todas as áreas. A metodologia que mais se destacou foi Project Management Body of Knowleedge (PMBOK), o gerenciamento de projetos é dividido em fases (iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; encerramento), sendo foco deste trabalho a fase de implementação. Dispondo como objetivo mostrar essa metodologia e o detalhamento dos seus processos. As empresas vêm passado muitos apuros no mercado para atender todas as possibilidades do seu consumidor final, uma destas dificuldades é a necessidade de estar sempre na frente de seus concorrentes. Para enfrentar esses concorrentes é necessária a formação de diferenciais com intuito de sustentar a empresa sempre conduzindo e atuando no mercado um diferencial que se propõe é o desenvolvimento de projetos. O sistema PMBOK, aplicado nesse trabalho que trata apenas da execução e gerenciamento de projetos, incluído todas as áreas da empresa, com ele espera-se a dinamização da própria empresa, que lançará com maior velocidade, produtos e até mesmo inovações no mercado.
Palavras-chave: PMBOK; Planejamento; Projeto; Gerenciamento.
ABSTRACT
This work aims to report the theory of project management included in companies, following the demand of customers for new solutions and competitiveness in the market, customers have been demanding from companies technological evolution and improvement of all processes in all areas. The methodology that stood out the most was Project Management Body of Knowleedge (PMBOK), project management is divided into five phases (initiation; planning; execution; monitoring and control; closure), being the focus of this work the implementation phase. The objective is to show this methodology and the detailing of its processes. Companies have been through a lot of trouble in the market to meet all the possibilities of their final consumer. One of these difficulties is the need to always be ahead of your competitors. In order to face these competitors, the formation of differentials is necessary in order to sustain the company, always leading and acting in the market. One differential that is proposed is the development of projects. The PMBOK system, applied in this work, deals only with the execution and management of projects, including all areas of the company. With it, it is expected the dynamization of the company itself, which will launch, with greater speed, products and even innovations in the market.
Keywords: PMBOK; Planning; Project; Management.
1. Introdução
Com o avanço da tecnologia, as empresas vem buscando cada vezes mais melhora sua posição, no desenvolvimento de novos projetos e processos de produção e, baseadas na tecnologia, as empresas vem buscando apoio para melhorias nos sistemas que facilitam a integração e a dinamização de todos os seus setores, assim como, e buscam diminuir o caminho existente entre eles, para que haja, dentro de um processo de gerenciamento, ambientes e sujeito de muitas possibilidades capazes de se tornar um processo de desenvolvimento de projeto eficaz, assim determinando prazos, montagem da equipes, bem como, o lançamento de produtos no mercado.
Kerzner (2006) retira que onde existe globalização, existe concorrência além de evolução tecnológica. Isso ser torna o gerenciamento de projetos necessário, tarefa e um dos maiores desafios no mercado atual. Já para PMI (2004), um planejamento é um negócio único, ou seja, que tenha começo meio e fim, utiliza dotes limitados e é completamente dirigido por pessoas que formam grupos ou equipes de projeto, com o alvo de alcançar suas metas e objetivos predefinir e combinados dentro de parâmetros a curto prazo, que cumprem e buscam sempre da qualidade e produtividade desse projeto.
A utilização de softwares vem cada vez melhorando e facilitando os percursos dentro de uma propriedade, o que comprova a evidência deste trabalho que está dirigido à área de gerenciamento de projetos. Para falar sobre os pontos de vista das adaptações do sistema PMBOK, é necessário falar sobre os pontos de vista das adaptações dentro de um gerenciamento de projetos, ou seja, o estudo que faz parte do conteúdo desse projeto. O aumento da complicação do desenvolvimento de produto resulta de fatores que exercem a gente sobre ele. Esses fatores são de origem dentro e fora das empresas e moderam e modificar na dinâmica de desenvolvimento desse produto. Novos produtos são demandados e evoluídos para seguirem os segmentos próprios do mercado; para incorporarem tecnologias diversos; para se integrarem a outros produtos e usos e para se adequarem a novos modelos e cláusulas legais. O desenvolvimento de produtos é, portanto, um dos mais importantes processos empresariais, pois dele depende a reforma da pasta de produtos da empresa e, com isso, sua longevidade no mercado. (TOLEDO; et. al. 2009).
...