O Plano de Negócios
Por: Key R. DA Silva • 25/3/2017 • Trabalho acadêmico • 741 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 05/04/2016
MATÉRIA: EMPREENDEDORISMO
PROFESSOR: Sérgio R. de C. Neves
ALUNA: KEILIANE RODRIGUES DA SILVA – 4ª Série
RA: 9088476422
E-mail: rodrigues.keiliane@gmail.com
Introdução
Este trabalho te como objetivo criar um plano de negócios pra o senhor Socorro Silva visando a melhor maneira de investimento da herança recebida pelo mesmo.
Será levado em consideração que o senhor Socorro Silva já tem experiência no ramo de sorveteria e deseja montar um negócio no mesmo ramo.
O plano de negócio contará com análises claras, objetivas e fidedignas, a fim de diminuir os riscos negativos do empreendimento, oferecendo uma consultoria eficiente.
ETAPA 1
Qual mercado ela atende?
O mercado consumidor de sorvete é muito abrangente, pois atinge todas as classes sociais. O negócio pode escolher um público mais sofisticado ou um público “popular”.
Qual retorno econômico que ela proporcionará?
Pra saber quanto o empresário receberá no médio e longo prazo por seus investimentos, são necessários dados sobre três parâmetros: os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.
Somente a perspectiva de crescimento da empresa pode informar ao empresário sobre a rentabilidade de médio prazo. Para isso, algumas perguntas precisam ser respondidas: Quanto a empresa deve crescer nos próximos anos? Quanto está sendo investido? A margem de lucro vai se manter no médio prazo? A empresa entrará em novos mercados?
Quais são as vantagens competitivas que ele trará ao negócio?
Se tratando de um negócio no ramo alimentício o importante é inovar as opções de sabores e criar um modelo de sorveteria que economizem mão de obra, o que um dos maiores gastos de uma empresa. A opção é criar uma sorveteria self-service, que, além da economia em mão de obra ainda induz o cliente a consumir mais, a variedade de sabores irá contribuir muito para esse aumento na venda.
Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
Existem empreendedores que são administradores e aqueles que são apenas empreendedores. Para esses que não sabem administrar um negócio cabe contratar um profissional da administração que irá dar início a formação da equipe que transformará essa oportunidade em negócio.
Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?
O empreendedor deve estar comprometido com o negócio do início ao fim. O fato de começar o negócio e colocar um administrador para cuidar não significa que o empreendedor deve abrir mão de acompanhar o negócio. O empreendedor deve estar a par do que acontece no dia a dia da empresa e calcular novas maneiras de inovar ao longo do tempo. O processo de empreendedorismo continua depois da empresa aberta e o empreendedor deve sempre estar inovando com novas ideias.
- Nome fantasia da sorveteria e logomarca:
[pic 2]
- Breve histórico da empresa:
Movido pela paixão em atender bem e querer proporcionar os melhores sabores no paladar dos seus clientes, o senhor Socorro Silva decide então abrir uma sorveteria no centro da cidade de Limeira. Sua loja conta com atendimento especializado, os mais variados sabores e o sistema self service que deixa o cliente à vontade para consumir a quantidade desejada.
- Segmento a ser atendido pela sorveteria:
A sorveteria terá a mais ampla gama de sabores de sorvete e para não ficar no vermelho adotará a venda de caldos e sopas que terá maior saída nos dias frios, complementando assim a receita da empresa.
...