O Plano de Negócios
Por: clenice herbstrith • 6/9/2019 • Projeto de pesquisa • 4.043 Palavras (17 Páginas) • 165 Visualizações
PLANO DE NEGÓCIOS
Planejamento Organizacional
Clenice Oliveira Herbstrith¹
Juliano Cardoso Peres¹
Natana Arioli dos Santos Kleine¹
Neusa Bello Garcia¹
Aline Alves dos Santos²
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Seminário Interdisciplinar III -(EMD 1018/3)
16/05/2019
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo constatar a importância do Plano de Negócios, independente do tamanho do empreendimento. Além disso, expor os três principais tipos de planejamento atuais, uma vez que para a continuação do empreendimento, planejar é uma prática obrigatória. Por meio do plano de negócios é possível realizar uma análise de viabilidades seguras do empreendimento antes de aplica-lo na prática, prevenindo ameaças e problemas pósteros que poderiam ser desempenhados diretamente no mercado, assim como garantindo a conquista dos objetivos estipulados, ampliando a possibilidade de sucesso do empreendimento e sua consecutiva permanência, manutenção e crescimento no mercado fortemente competitivo. O plano de negócio nada mais é do que um planejamento do empreendimento, ou seja, é uma maneira de transformar sonhos em realidade. Toda e qualquer empresa necessita de um planejamento do seu negócio. O sucesso do empreendimento normalmente é resultado de um bom planejamento e uma clara análise de possibilidades. Uma empresa sem um planejamento adequado dificilmente alcançará o sucesso, pois não existe uma direção a ser seguida e os empreendimentos são atropelados pelos acontecimentos.
Palavras-chave: Plano de negócios. Planejamento. Empreendimento.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, o mercado vem sofrendo cada vez mais alterações, devido ao processo de globalização. Para resistir a tantas mudanças as empresas, são obrigadas a estar preparadas, pois é fundamental inúmeros planejamentos e análise de mercado. Novas ideias e negócios surgem a todo instante, mas é necessário uma detalhada pesquisa, objetivos e meios bem definidos para atingi-los, antes de começarem realmente suas operações, com a finalidade de garantirem maior assertividade e sucesso nas tomadas de decisões. Para essa finalidade, existe o plano de negócios.
Plano de negócio é um instrumento que apoia o empreendedor de forma efetiva, pois por meio do planejamento nele apresentado é possível identificar falhas, que se praticadas no mercado, podem gerar custos inesperados. Um planejamento eficiente antes da prática é capaz de estabelecer o sucesso ou insucesso de um empreendimento. Além de proporcionar de forma estratégica a visão empreendedora, o plano de negócios ainda tem ampla utilidade ao mostrar a ideia do empreendedor para eventuais instituições financeiras, investidores, ou até para a construção de parcerias. Para os investidores, ele opera como um guia, explicando a possibilidade do negócio, as suposições de lucros, rentabilidade, tempo de retorno de investimento, seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, além de todas as particularidades do negócio. A finalidade geral do estudo é constatar a importância do Plano de Negócios e do Planejamento, independente do tamanho do empreendimento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Com frequência são encontradas empresas, enfrentando diversos problemas no decorrer de suas atividades. Isso na maioria das vezes ocorre por falta de um Plano de Negócios e de um planejamento eficiente. Observam-se muitas empresas indo à falência, encerrando suas atividades, principalmente Micro e Pequenas Empresas, onde o proprietário é quem administra praticamente todos os setores daquela organização, sem um planejamento adequado ou um Plano de Negócios e ser seguido (ROSA,213).
Mas afinal o que é um Planejamento e um Plano de Negócios? Pode-se dizer que ambos servem para preceder acontecimentos futuros, surpresas inesperadas que podem desestruturar uma empresa.
2.1 PLANEJAMENTO
Planejamento é um composto de estratégias, procedimentos e atitudes administrativas executadas na atualidade, que influenciam na tomada de decisões futuras, com a finalidade de que estas sejam mais eficientes e eficazes, ou seja, é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a qual se destina. Sendo, então, o lado racional da ação, sendo um processo que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Planejamento é também, um processo racional rigoroso; necessita de determinação consciente das opções de ação e a demonstração de decisões, conhecimentos e estimativas cautelosas (OLIVEIRA, 2015).
Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como faze-lo, quando faze-lo, e quem deve faze-lo. Ele envolve o espaço onde a empresa se econtra e onde se pretende chegar.
O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. (OLIVEIRA, 2015, p. 5).
Chiavenato (2014, p. 169) relata: “o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los”. É por meio do planejamento que se determinam os objetivos e os meios para alcançá-los. Ainda que não assegure o sucesso da empresa, o ato de planejar é indispensável, por meio dele o empreendimento terá um norte, objetivos definidos, recursos e esforços direcionados, o que proporcionara que ela alcance todos os seus objetivos (BERNARDI, 2014).
FIGURA 1 – AS PERMISSAS DO PLANEJAMENTO
[pic 1]
FONTE: Chiavenato (2014, p. 170)
2.1.1 Tipos de planejamento
Segundo Chiavenato (2012), atualmente existem três tipos de planejamento: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
2.1.1.1 Planejamento estratégico
O planejamento estratégico está associado com as metas de longo prazo e com os meios para alcançá-las que afetam o empreendimento em um todo. O planejamento estratégico é planejado em longo prazo, que engloba toda a empresa e todos seus recursos e atividades possíveis, almejando alcançar os objetivos em nível organizacional (CHIAVENATO, 2012).
...