O Procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública
Por: Matheus Souza • 16/10/2018 • Artigo • 3.162 Palavras (13 Páginas) • 278 Visualizações
Curso: Administração Data: 16/02/2018
Semestre: 2017.2
Disciplina: Estágio II
Docente: Profª. Dr. Anderson Queiroz
Discente: Matheus Souza e Silva
[pic 3]
ARTIGO
Resumo
Este artigo mostrará através de uma pesquisa interna feita no Hospital de Caridade São Pedro D’Alcantara, com a utilização da ferramenta PEIEX mostrar em quais áreas que ele peca em sua gestão aonde ele deixa de investir em áreas importantes, e que podem afetar diretamente em seu ambiente tanto interno e externo. E através desse levantamento criar soluções para corrigir aquilo que o hospital está fazendo de errado.
Palavras Chaves: Saúde Pública, Ambiente Interno, Hospital São Pedro
1-Introdução
Todos os dias se vê através de noticiários à calamidade que é a saúde pública pelo Brasil, o despreparo dos funcionários públicos que atuam nessa área, à falta de médicos, de equipamentos e o principal que é o serviço público totalmente precário, que dificultam ainda mais para que possam ter uma saúde pública com qualidade. Mas será que o hospital consegue ter um bom desenvolvimento interno e sendo diferente da maioria dos casos pelo Brasil?
Este artigo irá explorar o nível de gestão adotado pelo Hospital de Caridade São Pedro D’Alcantara, situado na Cidade de Goiás, baseado um artigo chamado “Gerenciando os caminhos para mudança: Um estudo sobre o ambiente interno de confecções cearenses”, dos autores Anderson Queiroz Lemos, Maione Rocha, João Paulo da Silva Costa e Elias Pereira Lopes Junior que utilizam nele um programa governamental que se chama Projeto Extensão Industrial Exportadora-PEIEX.
O projeto(PEIEX) através de pesquisa feita diretamente na organização tem como intuito de estudar a empresa e assim encontrar os principais pontos que a empresa tem focado e encontrar as suas fraquezas, trabalhando em cima disso e capacitando elas com base em uma programação de trabalho. Em outras palavras, elas acabando tendo uma assessoria que ajudam a elas a corrigirem aquilo que está dando errado.(LEMOS et al., 211)
No primeiro passo é respondido um check-list que irá abordar várias áreas funcionais sendo a da Administração Estratégica, Finanças e Custos, Marketing e Vendas, Capital Humano, Comércio Exterior e Produto e Manufatura, sendo que será respondido marcando S em Sim, N em não e P para parcialmente. A segunda etapa será atribuir um valor a cada resposta assim depois tirando a média e o desvio de cada um grupo. Depois de achar cada média e cada desvio irá ser feita a análise de cada grupo e no final achar onde pode ser melhorado no hospital.
2- Referenciais Teóricos
2.1- Saúde Pública
A saúde pública surgiu através dos cuidados feitos através de filantropias, principalmente com o cunho filantrópico religioso, com as Santas Casas de Misericórdias. Assim, a população era atendida pelas instituições e por médicos filantrópicos. O Estado apenas entrava em ações quando ocorriam epidemias, ele continha isso através de vacinas ou de apoios básicos (CARVALHO, 2013).
O Estado não dava atenção suficiente para a população como já foi dito somente em casos de extrema necessidade. Porém, cada vez havia mais gente no Brasil e com isso essas pessoas sofriam com essa falta de ter aonde cuidar da sua saúde. Com isso foi gerando revoltas na população, e através de lutas de movimentos populares, universidades, partidos políticos de cunho progressistas, prefeituras com identidades progressistas. Através das lutas conseguiram a aprovação de um sistema que garantia de forma universal a saúde seja um direito para todos (CARVALHO, 2013).
Assim no ano de 1991, houve a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como função levar saúde básica para a população tratando das doenças. Isso tanto no âmbito público ou privado.
Segundo o site Ministério da Saúde o SUS, é estruturado pelo conjunto de todos os serviços de saúde que são gerados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais. Mas as empresas privadas também podem participar desse sistema de forma complementar. Esse sistema trouxe uma nova forma nova de visão sobre a saúde do nosso país. Antes a saúde era tratada apenas para caso de agravamento de alguma doença, com o SUS a saúde passa a dar a população uma melhor qualidade de vida, no qual também com o desenvolvimento do país trouxe uma alimentação de qualidade, abriu mais portas para o trabalho, aumento do nível de renda, aumentou o acesso à educação, vigilância sanitária, saneamento básico e assim outras necessidades básicas como o acesso a remédios, a moradia, etc.
2.2-História do Hospital de Caridade São Pedro D’Alcantara
A história do Hospital de Caridade São Pedro D’Alcantara, ele foi fundado no ano de 1825, na Cidade de Goiás, com o intuito de servir de abrigo aos doentes em situação de pobreza e de indigência.(MAGALHÃES, 2004)
Para receber o tratamento do hospital, o doente teria que apresentar um atestado que comprovasse a sua pobreza e quem omitia esse atestado era por um pároco ou pelo governo da província. E se fosse um escravo o senhor deveria custear todo o tratamento dele. Enfim, o hospital servia para toda a população inclusive aos presos que estavam na cadeia da região.(MAGALHÃES, 2004)
O Hospital como antigamente até hoje sobrevive através das doações feitas, além do convênio hoje com a Secretaria Estadual da Saúde. Possuindo a partir desse acordo no ano de 2012 há a abertura de uma UTI com dez leitos. Sendo que todo mês é repassado pelo Estado uma quantia em dinheiro para a manutenção e para que o hospital tenha um serviço de 24 horas(pronto-socorro). Há também os serviços feito pelo hospital de mamografia, ultrassonografia, radiografia, exames laboratoriais, entre outros serviços,[1]
2.3-Ambiente Interno Empresarial
O ambiento interno empresarial é os elementos que estão contido dentro da organização entre eles são formados por vários alguns elementos, como seus funcionários, administradores, a sua tecnologia, a estrutura organizacional, instalações físicas, cultura organizacional.
A análise interna tem como propósito encontrar os pontos fortes e fracos da organização que está sendo analisada. Colocando em evidências as deficiências e qualidades da empresa. (MAXIMIANO, 2008)
...