O Processo de provimento de recursos humanos em uma organização de pequeno ou médio porte
Por: babbytba • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.478 Palavras (14 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS ED COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO DA EMPRESA HARAMOTO – PIPA I
ARAÇATUBA
2017[pic 2]
BARBARA LETICIA SOARES SILVA - RA: B65438-4
GESTÃO DE PESSOAS - O processo de provimento de recursos humanos em uma organização de pequeno ou médio porte.
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS)
do curso de Administração de empresas apresentado à
Universidade Paulista – UNIP
ARAÇATUBA
2017[pic 3]
Sumário
INTRODUÇÃO 5
1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.ESTUDO DO CASO 13
2.1.1 Perfil da Organização 13
2.1.2 Principais Equipamentos 14
2.1.3 Ramo de Atuação 15
2.1.4 Clientes 17
2.1.5 Concorrentes 18
2.1.6 Fornecedores 19
3.ANALISE DE DADOS E SUGESTÕES DE MELHORIA. 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERENCIAS 24
[pic 4]
INTRODUÇÃO
A APS (Atividades Práticas Supervisionadas) do curso de Administração de Empresas tem como tema ‘ARC – Administração do relacionamento com os clientes’, e como objetivo fazer com que possamos ter o conhecimento da relação do cliente com o administrativo, ou seja, estabelecer uma evolução desde seus primórdios observando e analisando suas mudanças com o passar do tempo. Também possibilita enxergar uma aplicabilidade dessas teorias em casos do cotidiano e em empresas de pequeno, médio porte onde o relacionamento com o cliente é mais .
Desde os primórdios da vida humana sempre existiu um processo administrativo na realização de, e nos dias de hoje ela esta mais presente do que nunca, pois se não houvesse uma organização bem definida com certeza estaríamos vivendo em um caos devido ao fato de que tudo que fazemos envolve a administração.
Os princípios básicos para uma boa administração são o planejamento, organização, direção e controle que bem executadas fazem com que o ato de administrar se torne mais fácil e traga maior retorno de seus objetivos e metas. Um bom administrador deve sempre manter um equilíbrio desses quatro fatores para manter a empresa estabilizada e forte perante o grande desafio de manter-se lucrativa.
Como um tomador de decisão o administrador deve analisar todas as possibilidades e fazer uma escolha que de acordo com seu proposito seja a melhor, que de acordo com seu cargo na empresa pode afeta-la de forma mais ou menos intensa, o fato é que quanto maior o cargo, maior as responsabilidades sobre a tomada de decisão, pois se for feita de maneira equivocada pode acarretar em casos extremos na quebra da mesma.
Com o estudo da empresa HARAMOTO localizada na cidade de Birigui podemos associar os métodos administrativos utilizados no passado com os dos dias atuais, o que possibilita até mesmo para a empresa estudada a melhorar seus métodos para uma administração mais embasada nos princípios básicos
1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Administração de Recursos Humanos é uma área moderna, o profissional que atua nesta área está inserido em grandes e médias empresas, entretanto o conteúdo pode ser aplicado em organizações de qualquer tamanho ou tipo.
Não há leis ou princípios universais para a gestão dos recursos humanos. A ARH é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis. (CHIAVENATO, 2009, p.118)
A busca na área de Recursos Humanos é alcançar a eficiência e eficácia das organizações através de pessoas, dando a elas melhores condições para obter os objetivos. Para administrar a forma pela qual as atividades são desenvolvidas, organizadas e coordenadas temos duas principais estruturas organizacionais, sendo elas a centralizada, onde a autoridade para tomada de decisão está centralizada no topo e a descentralizada onde a autorizada é delegada em todos os níveis de gestão.
O recrutamento de pessoas é um processo no qual a empresa atrai os candidatos para abastecer o processo seletivo e assim preencher uma determinada vaga.
Existem dois tipos de recrutamento, o interno onde a empresa busca dentro de seu próprio quadro de funcionários para promoções ou até mesmo para mudança de atividades mais complexas e temos também o recrutamento externo, onde a busca é no mercado de trabalho, porem fora da organização. Nos dois tipos de seleção há vantagens e desvantagens, pois uma busca alocar melhor os colaboradores já existentes na organização e o outro busca o novo para agregar em cargos novos ou já existentes.
Para se obter êxito no processo de provimento de recursos humanos é necessário um planejamento estratégico de Gestão de Pessoas, trata-se de alinhar talentos e competências com as necessidades organizacionais.
A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização.
Se não houvesse as diferenças individuais e se todas as pessoas fossem iguais e reunissem as mesmas condições individuais para aprender e trabalhar, a seleção de pessoas seria totalmente desnecessária. (CHIAVENATO, 2009, p. 133)
A melhor maneira de realizar um processo de seleção é primeiramente verificar os requisitos do cargo a ser preenchido e em segundo lugar analisar o perfil e características dos candidatos que estarão disponíveis para disputar a vaga, para isso é necessária uma certa sensibilidade por parte do entrevistador para selecionar o candidato mais compatível com a vaga.
...