O Projeto Aquaviário
Por: mwtassan • 3/10/2021 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
FACULDADE UCL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE TRANSPORTES
Deivid Garcias
Felipe Chaves
Giovani de Oliveira
Marcos Welder Tassan
PROJETO DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA GRANDE VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO
Serra, Faculdade UCL
2021
- Análise prévia do Problemas de transportes na Grande Vitória
Solucionar os obstáculos da mobilidade urbana nos grandes centros ainda é um desafio, inclusive no Espírito Santo. Para especialistas, ações como investimentos em Transporte Aquaviário é uma das alternativas para amenizar esse gargalo. Mobilidade urbana é conceituada como sendo a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano.
- Objetivos e Metas
Os objetivos e metas desse projeto são:
- Desenvolver o Transporte de Passageiros Aquaviário entre os municípios da Grande Vitória, assim como integrá-lo ao sistema de transporte rodoviário de passageiros Transcol;
- Melhorar a demanda de locomoção de passageiros nessa região, com ganhos na mobilidade urbana, usando a potencialidade do transporte aquaviário;
- Minimizar os custos de transportes com a utilização de mais uma opção de modal.
- Datas previstas para início, implementação e fim do projeto:
Início: junho de 2021;
Implementação: dezembro de 2021;
Fim do projeto: maio de 2022
- Equipe que compõe o presente projeto:
Figura 1
[pic 1]
- Coleta de dados / área de abrangência do estudo
O presente estudo estima o uso de 4 embarcações, sendo 1 de reserva para os casos de manutenções ou quebras, atendendo 4 pontos de desembarque nos municípios de Cariacica (Porto de Santana), Serra (Encontro das águas – Jacaraípe), Vila Velha (Prainha) e Vitória (Praça do Papa - Enseada do Suá).
- Modelagem do transporte Aquaviário da Grande Vitória
- Número de viagens: estima-se 6 viagens diárias com partida do ponto da Serra, atendendo os horários de pico: 2 pela manhã (saída às 06 e às 08h); 2 no meio do dia (saída às 11 e às 13h); 2 ao final da tarde (às 16 e às 18h).
- Distribuição das viagens: Cada viagem deve passar pelos 4 pontos de embarque/desembarque na ida e na volta, ou seja, serão 8 paradas, com tempo estimado total de viagem (ida e volta) de 3 horas.
- Divisão / Repartição Modal: Sendo um dos objetivos integração com o sistema Transcol, devem-se prever ônibus saindo, de forma sincronizada, instantes após nas paradas das embarcações nos pontos de embarque/desembarque.
- Alocação de viagens: Considera-se partida sempre do ponto do município da Serra, indo para o ponto de Vitória, depois para Cariacica e por fim, para o ponto de Vila Velha, fazendo o percurso contrário das paradas no retorno.
- Implementação de Software de Gerenciamento e Controle
Implementação do sistema TMS (Transportation Management System / Sistema de Gerenciamento de Transportes): Sistema que gerará informações em tempo real da posição das embarcações através de consulta via Internet e em totens instalados nos pontos de embarque/ desembarque. Geração de maior previsibilidade para os usuários, melhorando o processo e tornando o sistema mais eficiente.
...