O Projeto Integrador
Por: kevinwillian31 • 1/12/2022 • Monografia • 498 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
A arquitetura CISC (Complex Instrucional Set Computer) desenvolveu-se de modo a otimizar a programação em Assembly. Os projetistas começaram a incorporar rotinas complexas no conjunto de instruções gravadas em hardware nas CPUs como controles para loops, chamadas de procedimentos, etc. Com o avanço do poder dos computadores houve o aumento do uso de linguagens de programação de alto nível como Pascal, Basic e C. Os pesquisadores da Universidade de Berkeley verificaram que a maioria dos compiladores não conseguiam traduzir o código de alto nível nas chamadas de instruções mais complexas que foram introduzidas nas CPUs. Eles viram que as instruções mais complexas da arquitetura CISC eram pouco utilizadas e propuseram o uso apenas do conjunto de instruções mais comumente utilizadas pelos compiladores. A partir dessa ideia nasceu a arquitetura RISC (Rebuce Instrucional Set Computer).
A arquitetura RISC, por ter um conjunto menor de instruções, necessita de menos transistores em seu projeto, o que permite que eles sejam menores, gastem menos energia e sejam mais baratos do que os CISC. Os principais expoentes atuais da arquitetura RISC são as CPUs da arquitetura ARM; já os melhores exemplos de CPUs CISC são os da arquitetura x86 da Intel e a sua expansão, chamada amd643, desenvolvida pela AMD.
A arquitetura x86 tem como características: usar CISC, retro compatibilidade, terem mais transistores, gastarem mais energia, serem maiores, esquentarem mais e custarem mais que os processadores RISC como os ARM.
A arquitetura ARM usa RISC, não mantém retro compatibilidade com gerações anteriores, tem menos transistores, gastam menos energia, esquentam menos, são menores e custam menos do que os processadores CISC como os x86 e amd64.
As CPUs ARM são projetadas usando a arquitetura ARM, e por terem menores custo, gasto de energia, dissipação de calor e tamanho do que as CPUs x86 é que são ideais para dispositivos móveis que precisam ser pequenos e gastar pouca energia para maior tempo de duração das baterias.
A Apple vai passar a usar CPUs ARM nos seus desktops e notebooks. Com isso eles poderão ter maior tempo de duração das baterias, serem mais finos, e aproveitarem de novos recursos como computação segura, suporte a redes sem fios integrado, etc. Mas como as CPUs ARM não mantém retro compatibilidade, o kernel do sistema operacional MacOS deverá ser atualizado com mais frequência, o que pode ocasionar maiores custos com desenvolvimento e testes de software
REFERÊNCIAS
1 – WIKIPEDIA (Eua). Complex instruction set computer. [2021]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Complex_instruction_set_computer. Acesso em: 29 ago. 2021.
2 – WIKIPEDIA (Eua). Reduced instruction set computer. [2021]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Reduced_instruction_set_computer. Acesso em: 29 ago. 2021.
3 – WIKIPEDIA (Eua). X86. [2021]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/X86. Acesso em: 29 ago. 2021.
4 – WIKIPEDIA (Eua). ARM architecture. [2021]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/ARM_architecture. Acesso em: 29 ago. 2021.
5 – INFORMIT (Eua). Understanding ARM Architectures. 2010. Disponível em: https://www.informit.com/articles/article.aspx?p=1620207. Acesso em: 28 ago. 2021.
...