O Projeto de Pesquisa
Por: Danielle Castro • 1/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
AVM Faculdade Integrada
Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos no
Setor Público
Danielle Ferreira de Castro
QUALIDADE E EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO APLICADO AOS AUXILIARES DE PRIMEIRA INFÂNCIA NA PREFEITURA DE ILHABELA, SÃO PAULO
Ilhabela – São Paulo
2015
AVM Faculdade Integrada
Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos no
Setor Público
Danielle Ferreira de Castro
QUALIDADE E EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO APLICADO AOS AUXILIARES DE PRIMEIRA INFÂNCIA NA PREFEITURA DE ILHABELA, SÃO PAULO
Projeto de pesquisa apresentado à
AVM Faculdade Integrada como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Róbinson Gonçalves de Castro
Ilhabela – São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................3
1.1 Problema.......................................................................................4
1.2 Objetivos.......................................................................................4
1.2.1 Objetivo geral...................................................................4
1.2.2 Objetivos específicos......................................................4
2 REVISÃO DE LITERATURA.......................................................................5
3 METODOLOGIA.........................................................................................7
4 REFERÊNCIAS...........................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
No mundo atual, para se obter sucesso em qualquer atividade, é preciso estar adequadamente preparado, inclusive, para lidar com as situações mais adversas. Desta forma, não há dúvidas com relação a importância do treinamento como fonte formadora e capacitadora. As organizações já perceberam que o diferencial para o sucesso está nas pessoas, por este motivo, investem cada vez mais na formação de bons profissionais.
A Prefeitura da Estância Balneária de Ilhabela, São Paulo, possui em seu quadro de funcionários os Auxiliares de Primeira Infância (API´s), que são auxiliares do professor em sala de aula durante as atividades pedagógicas e demais atividades recreativas, atuando ainda em diversos outros momentos como alimentação, recreação e higiene. Estes profissionais trabalham com crianças na fase de berçário, de 06 meses a 2 anos e maternal, de 2 a 4 anos.
Para se tornar um API, o candidato deve participar de concurso público e, caso seja aprovado na parte escrita, será submetido à avaliação médica e psicológica. Ao ser aprovado também nesta etapa, é encaminhado para o teste prático, de caráter eliminatório, onde se verifica, entre outras coisas, se o candidato possui perfil para o cargo. O novo funcionário passa por um curto treinamento que pode variar de dois dias a uma semana, de acordo com urgência da contratação.
Este estudo tem por finalidade conhecer os métodos utilizados no treinamento dos funcionários que exercem o cargo de Auxiliar de Primeira Infância na Prefeitura de Ilhabela, onde são observadas diversas atitudes que não condizem com o que é esperado destes profissionais. Pretende-se avaliar a qualidade dos métodos, a didática e a capacidade de transmissão do conhecimento por parte dos facilitadores, bem como, o nível de comprometimento e compreensão dos funcionários. Visto que o cargo avaliado exerce importante papel no contexto da educação infantil, o tema proposto será objeto de análise e poderá contribuir para a reestruturação do processo de capacitação, tendo como resultado uma melhora significativa no desempenho da função.
1.1 PROBLEMA
Estar em contato direto com as crianças exige preparo físico, mental e intelectual. Devido ao curto tempo de capacitação a que são submetidos, questiona-se: O treinamento aplicado aos Auxiliares de Primeira Infância é suficiente para capacitá-los para a função?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral: Avaliar a eficácia do treinamento aplicado aos Auxiliares de Primeira Infância na Prefeitura de Ilhabela.
1.2.2 Objetivos específicos: Analisar e classificar os métodos utilizados no treinamento; Avaliar o grau de comprometimento dos funcionários submetidos ao treinamento; Identificar as práticas que possam comprometer a qualidade do treinamento e readequá-las.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Com o intuito de aperfeiçoar os procedimentos e métodos de trabalho dentro das organizações, têm-se investido cada vez mais na formação e capacitação dos recursos humanos. O treinamento tem como objetivo a preparação das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização; dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa vir a exercer; mudança nas atitudes das pessoas, a fim de criar entre elas um clima mais satisfatório, aumentando-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão (TACHIZAWA, FERREIRA E FORTUNA, 2001, pp. 220-221).
Este trabalho trata da qualidade do treinamento aplicado aos auxiliares de primeira infância, cuja importante função consiste, entre outras coisas, a auxiliar o professor nas diversas atividades em sala de aula, zelar pelo bem estar físico, mental e emocional das crianças, atuando diretamente no seu asseio, alimentação e diversão durante o período letivo. Este profissional trabalha com crianças na fase de berçário, de 06 meses a 2 anos e maternal, de 2 a 4 anos. Assim, percebe-se a importância de capacitá-los de forma adequada, preparando-os para os diversos desafios do cotidiano.
...