O Retorno Sobre o Investimento
Por: Daniele_vitor • 15/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 207 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Daniele Carvalho
ROI - Retorn On Investment em treinamento e desenvolvimento
São Paulo
2016
Daniele Carvalho
ROI - Retorn On Investment em treinamento e desenvolvimento
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Desenvolvimento de Pessoas e Educação Corporativa no Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro.
São Paulo
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- TREINAMENTO
- CICLO DE TREINAMENTO
- ROI NO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre a importância de um RH estratégico nas organizações. As constantes oscilações no cenário econômico dos últimos anos, fez com que as empresas possuíssem estruturas organizacionais enxutas, processos otimizados e profissionais extremamente qualificados. E isso exige dos departamentos de Recursos Humanos ações muito mais assertivas e estratégicas.
Partindo desta idéia, o trabalho tem como objetivo apresentar e detalhar uma das etapas do ciclo de treinamento, abordando um estudo sobre ROI – Return On Investment em Treinamento e Desenvolvimento, destacando a importância e funcionalidade dessa ferramenta.
O trabalho apresenta a definição de treinamento e explora de forma sucinta e objetiva a aferição de resultados por meio do ROI, etapa crucial e de suma importância para comprovar a eficácia e evidenciar resultados de investimento em treinamento e desenvolvimento.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 TREINAMENTO
O treinamento é uma ferramenta para a capacitação e desenvolvimento técnico ou comportamental dos profissionais nas organizações, sendo um tema muito explorado na literatura por diversos autores. Para (HAMBLIN 1978, p.15) “treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro”. Já para Chiavenato (1985, p.288) “treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos”.
Ambos destacam o treinamento como uma ferramenta de aprendizagem, que tem objetivos específicos, bem como resultados que gerem valor as pessoas e a organização.
Para a obtenção dos resultados o treinamento precisa ser estratégico, ou seja, precisa alcançar os objetivos traçados. Sendo assim o treinamento possui uma seqüência programada de eventos em um processo contínuo, gerando assim, um ciclo com diversas fases sendo cada uma delas primordiais para o sucesso deste processo educacional.
- CICLO DE TREINAMENTO
O ciclo de treinamento é realizado levando-se em consideração as fases destacadas na figura abaixo:[pic 1]
Figura 1 – O Ciclo do Treinamento. Chiavenato, (2009. P, 50).
O ciclo de treinamento é composto por quatro fases, sendo elas:
- Levantamento das necessidades de treinamento: o LNT é utilizado para identificar as demandas técnicas ou comportamentais que necessitam de aprimoramento ou capacitação.
- Projeto e programação de treinamento: a partir do diagnóstico identificado no LNT, cria-se toda a programação do treinamento, incluindo elaboração de material, orçamento, cronograma, entre outros.
- Execução do treinamento: colocar em prática o treinamento planejado.
- Avaliação dos resultados do treinamento: análise dos resultados obtidos com o treinamento aplicado.
Chiavenato (1999, p. 47) afirma que:
O planejamento do treinamento é decorrência do diagnóstico das necessidades de treinamento. Geralmente, os recursos colocados à disposição do treinamento estão relacionados com a problemática diagnosticada.
É comum acreditar que o treinamento encerra-se na execução, mas essa etapa como demonstrada acima é apenas mais uma fase do ciclo que encerra-se na análise dos resultados, ou seja, no estudo do ROI - Return On Investment, sendo em tradução livre, Retorno Sobre Investimento.
- ROI NO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
No mundo corporativo é vital a mensuração e análise de resultados em qualquer setor ou área. Na área de treinamento isso não é diferente, já que todo investimento realizado pelas empresas visam o aumento de receita e lucro, ou seja, equipe bem treinada e capacitada que gera valores tangíveis para a organização.
Com isso, as empresas enxergam a necessidade em medir os resultados dos seus treinamentos, assim como qualquer ação que requer investimento.
Sendo assim, adaptou-se o conceito financeiro chamado ROI, criado para medir o resultado sobre o investimento feito pelas organizações, do inglês Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento para a área de treinamento.
O ROI é considerado como um processo eficaz para medir os resultados dos investimentos realizados em treinamento. Chiavenato (2008, p. 384) define ROI como o “valor que o treinamento agregou à organização em termos de retorno sobre o investimento feito”.
As empresas quando investem em treinamentos dos seus colaboradores, visam o aumento do seu lucro/produtividade, por isso espera-se tais resultados.
Com o ROI pode-se mensurar o valor investido e qual seu retorno, em duas vertentes:
- Retorno investido mensurável e visível: como por exemplo, o aumento da produtividade, aumento do lucro, aumento de vendas.
- Retorno investido imensurável e intangível: como por exemplo, o aumento da motivação.
Para calcular o ROI, aplica-se a seguinte fórmula (Leme, 2005, pag. 136):
...