TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação Kanban e Sua Integração Com o Sistema Just in Time

Por:   •  23/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SÃO JUDAS TADEU

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

SISTEMA DE PRODUÇÃO KANBAN E JIT

Sistema de informação Kanban e sua integração com o sistema Just in Time

DICENTE: RENAN CARDOSO DO NASCIMENTO

DOCENTE: LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA

Conceito de kanban

        Chiavenato (2008), salienta que o sistema kanban baseia-se em cartões que serve para retirar materiais de um centro de trabalho e puxar para a próxima operação do processo de manufatura, eles são processados e armazenados em contentores e quando todos contentores estiverem cheios, é o momento de parar a produção, até que volte um contentor vazio para o processo produtivo.

História do Kanban

        O sistema foi criado por um engenheiro japonês chamado de Taiichi Ohno em 1953, no qual possuía o cargo de diretor da empresa Toyota Company foi aos Estados Unidos com o Objetivo de aprender sobre o sistema de produção que era mundialmente conhecido como fordismo no qual foi observado que tinha que haver muito estoque, com isso havia desperdícios, necessidades de investimentos em infraestrutura, maquinário etc. O presidente da Toyota constatou que este modelo não serviria para o Japão pós-guerra, que sofria com escassez de matéria prima.

        Com o objetivo de criar um sistema de produzir mais com menos Taiichi Ohno, foi visita uma cidade nos Estados Unidos em que observou a operação de um mercado de recolocar os produtos de acordo com o consumo dos clientes ao observa isto imediatamente difundiu esta idéia em todo o no final dos anos 70, os produtos (carros e eletrônicos) japoneses, invadiram os Estados Unidos eram sinônimo de qualidade e preço baixo.  Para tal acontecimento o sistema utiliza cinco regras em sua operação a de;

  • Identificar o que é valor para o cliente;
  • Mapear o fluxo de valor e identificar o desperdício;
  • Implantar o fluxo de valor contínuo;
  • Adotar o Sistema Puxado;
  • Buscar a perfeição.

Objetivo do Kanban

        O objetivo do Kanban de é garantir uma gestão de estoques mais eficiente, de forma clara e lógica prevenindo atitudes equivocadas de forma lógica, com medidas como o de nivel de estoque e sinalizações que permitem tal operação.

        O estoque mínimo, ele significar que o nivel de estoque está abaixo da quantidade de unidades necessárias para o funcionamento do processo, essa quantidade varia de acordo com o planejamento pela a gestão de cadeia de suprimento (Supply Chain management), no que é dado o cartão vermelho para este nivel.

        Estoque de segurança ou Estoque médio, ele significa para que o processo está em uma quantidade que deve ser observada por ela pode sofre variações positivas ou negativas de acordo com a situação econômica, financeira e local do público alvo pois determinados negócios podem sofrer por sazonalidades advindas de diversos fatores como por exemplo, políticos, ambiental e sociais. Para este nivel é dado o cartão Amarelo para Estoque de Segurança, por conta da observância dada por estes fatores.

        Estoque máximo, ele como os outros e determinados pela a gestão de cadeia de suprimentos ele varia como os outros níveis de acordo com a situação ou ramo da companhia, ou seja, ele como os outros são índices situacionais mais neste índice indica/mostrar que o estoque não precisa mais de compras ou reposição dele pois ele ultrapassou a margem de segurança o estoque médio, além disto, é dado para nivel o catão verde caracterizado como positivo/excelente.

CONCEITO JUST IN TIME:

        O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.

HISTÓRIA:
        O Just in Time (JIT) surgiu no Japão pós-guerra nos meados da década de 70, com o propósito de desenvolver o sistema produtivo por era muito custosos tanto de dinheiro quanto de tempo, além disto havia uma demanda especificas de modelos e cores diferentes de veículos na época para o meio industrial e outras áreas como a urbanas. O sistema Just in time  “ puxar a produção”, acontece a parti da demanda do mercado produzindo o itens necessários na quantidade adequada, no momento certo pelo o custo justo curiosamente ele ficou conhecido no ocidente de sistema Kanban, mas o ambos os sistemas se diferem em suas atividades produtivas pois percebe-se no tópico anterior basear-se em cartões em quanto este preocupa-se completamente com a qualidade da produção utilizando um conjunto de técnicas de administração da produção, caracterizado como uma completa "filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time como:

  • Produção em estoque                                                    
  • Eliminação de desperdícios      
  • Manufatura de fluxo contínuo      
  • Esforço contínuo na resolução de problemas                    
  • Melhoria contínua dos processos  

O OBJETIVO DO SISTEMA JUST IN TIME

  • Zero defeitos: Burca incessante pela a produção zero defeito do produto/serviço final
  • Velocidade: Eficácia na preparação de processos e produtos/serviços
  • Estoque zero: A área de produção e as vendas estarem sincronizadas em fluxo contínuo da demanda do mercado
  • Movimentação zero: evitar movimentações desnecessárias
  • Quebra zero: evita-se retrabalhos e custos extras
  • Lead time (tempo de espera) zero: menor tempo possível entre o início de uma atividade e sua conclusão
  • Redução de custos: gasta-se somente com o necessário
  • Alta performance: manter a qualidade em todos os processos da organização
  • Flexibilidade: possibilidade de resposta diante de um problema
  • Confiabilidade: gerada pela manutenção preventiva

A RELAÇÃO DO SISTEMA KANBAN COM O SISTEMA JUST IN TIME

        O Kanban é um sistema usado para sinalizar necessidades de ação. Ele pode ser produzido por meio de um mural com cartões (post its, entre outros) e também por meio de Kanbans virtuais (lembretes). O Just in time por outro lado é um sistema produtivo completo que objetiva a qualidade completa no processo produtivo desde o início da operação até o final dela com qualidade total.

        Ao utilizar o sistema Kanban com JIT, há um controle maior na comunicação entre os colaboradores e os fornecedores durante a produção com data e horas que precedem a execução das atividades e das etapas futuras da produção contemplando totalmente a comunicação da demanda por matérias-primas antes e durante o processo entre os colaboradores e fornecedores. Garantindo que os materiais serão recebidos apenas quando o estoque estiver abaixo do nivel de estoque baixo, ou seja, o kanban é utilizado em forma de lembrete das atividades futuras ou presentes adiantando as informações e o JIT é utilizado na parte da produção de forma a consegui a qualidade total de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com