O Trabalho Sistemas TQS
Por: João Marcos • 26/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.548 Palavras (15 Páginas) • 120 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas Engenharia civil
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Estagiário: João Marcos de Carvalho
Concedente: Eng. Helena Luisa de Carvalho
Supervisora: MSc. Juliana de Nardin
João Marcos de Carvalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Concedente: Eng. Helena Luisa de Carvalho Supervisora: MSc. Juliana de Nardin
LISTA DE FIGURAS
Figura 1. Critérios para avaliação dos resultados obtidos após a medida dos potenciais nas estruturas de concreto, de acordo com a ASTM C-876. 12
Sumário
- Sumário Executivo: 5
- Introdução: 6
- Justificativa 8
- Objetivos 9
- Referencial Teórico: 10
- Metodologia de Trabalho: 13
- Participantes 14
- Cronograma 15
Referências Bibliográficas
Sumário Executivo:
A Patologia das Construções é uma área da engenharia de grande importância e tem como principal objetivo garantir a qualidade e o desempenho das estruturas de concreto armado durante sua vida útil esperada. A correta avaliação das estruturas e determinação das causas patológicas é fundamental para o sucesso das medidas de recuperação/proteção de estruturas. A grande maioria das estruturas de concreto armado apresenta problemas oriundos de projetos falhos, de seleção incorreta de materiais, de execução e manutenção.
Atualmente, surgiu o interesse na utilização de concreto autocicatrizante. Um concreto que se regenera, por meio da produção de material calcário, quando surgem fissuras. Porém, não há muita informação na literatura que descreve o comportamento do concreto produzido com o composto autocicatrizante.
Esse projeto propõe um estudo de processos corrosivos em armaduras de aço presentes em concreto autocicatrizante, expostos a meios agressivos (salinos e ácidos). Essa avaliação é importante já que este é um novo produto e avaliar o seu comportamento é fundamental para garantir sua utilização com segurança. O uso do concreto autocicatrizante permite economia de recursos naturais e financeiros.
Para a realização deste projeto, serão feitos corpos de prova de concreto autocicatrizante e concreto sem o produto autocicatrizante, para efeito de comparação. Serão colocadas armaduras de aço nos corpos de prova e estes ficarão expostos a meios ácidos e salinos por 10 meses, a fim de avaliar o processo corrosivo por meio de medida da massa de aço e do potencial elétrico.
Pretende-se comprovar a viabilidade de utilização do concreto autocicatrizante.
Palavras chave: Concreto autocicatrizante, patologias, corrosão, armadura de aço, estrutura, engenharia, engenharia civil.
Introdução:
O Estágio supervisionado é mais um momento de mudança e de reflexão, pelo qual passa o estudante do curso de Engenharia Civil em sua formação inicial. A sala de aula do espaço acadêmico e a sala de aula onde ocorreu o estágio são locais onde a identidade do aluno deste curso é construída, cujo objetivo é desenvolver uma aprendizagem vivenciada através de observação e norteada pela ação de alguém mais experiente, com a finalidade de despertá-lo para uma ação reflexiva e crítica construída sistematicamente. É, também, durante este período que verificamos como são as rotinas e quais são as dificuldades e necessidades enfrentadas no cotidiano desta profissão.
A construção civil, principalmente no que diz respeito às edificações, tem crescido interruptamente no Estado de Minas Gerais, com isso o setor da construção civil em Poços de Caldas está vasto. Fato que possibilita o acompanhamento de tais trabalhos com facilidade, de maneira que podem ser mais estudados e pesquisados, contribuindo para melhorar a efetividade e qualidade da construção civil. O fato referente à qualidade na produção e execução das obras é uma característica que vem sendo cada vez mais almejado por construtoras e clientes, o que só reforça dados estatísticos de que a concorrência na Construção Civil está cada vez mais atrelada a esse fator. É esse intuito que norteia o presente trabalho, e para isso foi observado e relatado o acompanhamento das etapas do processo de construção de edifícios. Importante ressaltar a importância da segurança nesse decorrer dos tarefa executados na obra, onde se pode observar que o aumento de acidentes de trabalho vem crescendo paulatinamente. É preciso acentuar a fiscalização e repasse das informações para todos os envolvidos, diretamente ou indiretamente, na construção civil. Além da implantação de novos conhecimentos em relação à consciência do uso de EPI, é possível, também, aumentar a confiança daqueles que trabalham nas obras em condições de risco. Hoje em dia as construtoras buscam eficiência no seu processo de produção, tentando agilizar a entrega das obras, mantendo a competitividade, conseguindo com menor custo, mas sem deixar de considerar a qualidade, aumentar a produtividade. Por isso quanto melhor a compreensão em relação a tudo que se passa dentro da obra, melhor a adaptação e qualidade de obras futuras.
Justificativa:
A escolha deste tema, corrosão em concreto autocicatrizante, vem da necessidade de se verificar o comportamento deste concreto em relação à corrosão. A sua utilização pode gerar uma significativa economia na manutenção de estruturas de concreto, porém há necessidade de estudos que descrevam o seu comportamento.
Atualmente o que se observa na grande maioria das estruturas de concreto armado são projetos de baixa qualidade, executados com o mínimo de zelo, controle e sem nenhum critério ou plano de manutenção/conservação. Desta forma, a manutenção destas estruturas representa um problema, seja por questões de segurança ou gastos financeiros excessivos em sua manutenção. O conhecimento das origens, formas de manifestação e mecanismos de deterioração das estruturas afetadas pela corrosão, em especial as estruturas feitas de concreto autocicatrizante, ao qual é objeto de proposta de estudo, pode possibilitar a todos os envolvidos, em seu processo de criação e utilização, a tomada de decisões que afetem consideravelmente a vida útil e a qualidade destas estruturas.
...