O Treinamento e Desenvolvimento
Por: Bruna Moraes • 24/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 317 Visualizações
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Bruna Moraes
Laureci Garcia
Sônia Santos Ramos
Tatiane Guidini Batista
Professora: Lisiane de Mello
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos (RHU0169)
Prática do Módulo V
16/04/2016
RESUMO
O presente estudo visa destacar a importância do treinamento e desenvolvimento no ambiente de trabalho e a utilização desses processos na organização para promover continuamente e de forma planejada o desenvolvimento dos colaboradores, de acordo com as habilidades necessárias para o desempenho de suas funções. O treinamento e desenvolvimento são ferramentas indispensáveis para aprender e desenvolver novos conhecimentos na construção de uma carreira e para a organização garantir um diferencial num mercado tão competitivo. Com a possibilidade de qualificação dentro da empresa em sua área ou em outras áreas em que possam atuar, não somente o colaborador tem a ganhar com isso e sim também a organização, pois com treinamento terá seu colaborador mais atualizado e produtivo em sua função dentro da empresa. Utilizamos como exemplo, um programa de treinamento da empresa Thyssen, chamado de “Trilhas de desenvolvimento de lideranças”.
Palavras-chave: Treinamento e Desenvolvimento. Thyssen Krupp Elevadores. Lideranças.
1 INTRODUÇÃO
O processo de globalização trouxe para as organizações grandes transformações, gerando a necessidade permanente de treinamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu capital humano, fazendo-a buscar mais conhecimento, transformando esse conhecimento em vantagem competitiva, agregando valor e conduzindo a organização a melhores resultados, na busca para tornar-se uma empresa com um diferencial competitivo. Não basta fazer certo, mas é preciso saber o momento de mudar a maneira do que se está fazendo. Treinamento é a necessidade de se obter habilidades específicas e detalhadas sobre a atividade de trabalho que se desenvolve, enquanto que o desenvolvimento tem o foco voltado para novos cargos, novas habilidades e novos conhecimentos a serem aprendidos pelo empregado.
Mostraremos como o processo de treinamento é uma ferramenta indispensável para potencializar o treinamento existente nas pessoas, dando a oportunidade aos colaboradores em aprender e desenvolver novos conhecimentos na construção de uma carreira e para a organização na melhoria dos serviços prestados.
O mercado encontra-se altamente competitivo, o que exige mão de obra diferenciada. Neste ponto o treinamento e desenvolvimento é um processo indispensável, pois seu objetivo é promover conhecimento para as pessoas e para as organizações.
Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica trazendo conceitos de treinamento e desenvolvimento de alguns autores. Também realizada uma pesquisa na empresa Thyssen, onde foi feita uma entrevista aberta com perguntas relacionadas ao programa de “treinamento e desenvolvimento de lideranças”, desenvolvido pela empresa, sendo o foco principal o impacto desse treinamento nas pessoas, nas questões relativas ao suporte e a transferência deste treinamento.
Na empresa estudada as ações de treinamento e desenvolvimento, têm como público alvo envolver pessoas que não estão em posição de liderança para assumir novos desafios, focando nas competências essenciais para o negócio.
2 TREINAMENTO
Segundo Chiavenato (2010, p. 366 e 367), o treinamento tem dois entendimentos: o tradicional, onde o colaborador é preparado para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo a ser ocupado, com o que concorda Barreto (1995); e o moderno, onde “o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas”.
As pessoas são os principais responsáveis pelo sucesso da organização da organização, por isso necessitam estar preparadas para assumir e enfrentar desafios. Sendo assim, investir em treinamento tornou-se uma valiosa estratégia organizacional.
Neste sentido “o treinamento é o processo para desenvolver e promover conhecimento, habilidade e comportamento para atender a requisitos.” (BOOG 2006, p.66).
Com isso, as organizações influenciam os colaboradores a participar de uma maneira planejada nos programas de treinamento, para criar nas pessoas à reflexão e o interesse sobre os temas que serão abordados, envolvendo também as ferramentas e outros assuntos como: inovações, tecnologia, economia e comunicação.
2.1DESENVOLVIMENTO
Para Boog (2006, p.283) o desenvolvimento “é o processo de crescimento integral da pessoa, a expansão de sua habilidade de utilizar totalmente as suas experiências para a solução ou resolução de novas e diferentes situações”.
O desenvolvimento do indivíduo na organização visa o aprimoramento do conhecimento e das habilidades para ocupar cargos, funções, bem como também obter mais conhecimento da atividade que desenvolve dentro da empresa.
Chiavenato (1999) associa o desenvolvimento de pessoas à carreira futura do empregado. Para o autor, o desenvolvimento de pessoas tem relação com a educação e com a orientação para o futuro. Assim, o desenvolvimento de pessoas busca as atividades que tem relacionamento com os processos de formação da personalidade e da melhoria da capacidade em compreender e interpretar o conhecimento.
Os funcionários que participam de programas de desenvolvimento tornam-se mais capazes a assumir os novos cargos e funções com a possibilidade de os erros serem bem menores, visto estarem mais preparados para a tomada de decisão.
É importante destacar que os cursos criados devem abranger todos os cargos da empresa, até os operacionais para que a empresa saiba em quem investir e desenvolver, pois são as pessoas as peças chaves para o sucesso da organização.
3. PLANEJAMENTO
O sistema de Treinamento e Desenvolvimento é iniciado pela pesquisa das reais necessidades, problemas e dificuldades da organização no processo de treinamento, este é o primeiro passo. Deve fornecer dados que defina claramente no planejamento os objetivos da ação de treinamento.
...