O Treinamento e Desenvolvimento
Por: Elizabethdlima • 19/6/2019 • Trabalho acadêmico • 3.386 Palavras (14 Páginas) • 168 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAIBA
UNIDADE ACADÊMICA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS – MARIA LUIZA
BÁRBARA MARQUES DA SILVA
ELIZABETH SOUZA DOS SANTOS LIMA
LEANDRO FERREIRA SANTIAGO
RICARDO ALVES DA SILVA
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DE ORGANIZAÇÕES
João Pessoa – PB
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
TREINAMENTO 4
PROCESSO DE TREINAMENTO 5
DIAGNÓSTICO 5
Métodos de levantamento de necessidades de treinamento 5
Indicadores de necessidade de treinamento 6
Mapeamento De Competências 7
DESENHO DO TREINAMENTO 7
IMPLEMENTAÇÃO DO TREINAMENTO 7
Tipos de Treinamentos 8
Técnicas de Treinamentos: 8
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO 9
O QUE O TREINAMENTO PODE PROPOCIONAR? 10
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DE ORGANIZAÇÕES 11
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Sabe-se que as pessoas têm uma característica incrível de sempre estar se desenvolvendo e criando habilidades, optar por desenvolver pessoas não é uma tarefa fácil, entretanto é necessário para a melhoria do ambiente e alcance de resultados se tratando das organizações. Para isso deve se dar as pessoas informações e apoio para que elas possam ganhar novos conhecimentos e mudar seus hábitos e atitudes se tornando eficazes e eficientes no que fazem. O processo de desenvolver envolve três etapas: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e das organizações.
Um bom gestor de RH precisa entender a importância de treinar e desenvolver, além disso precisa entender o porquê desenvolver, como desenvolver e como avaliar os resultados desses investimentos.
TREINAMENTO
O treinamento refere-se ao processo de aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas a competências úteis específicas. Antes as pessoas recebiam treinamento para se adequar as tarefas do cargo que ocupavam ou iriam ocupar, mas atualmente elas são treinadas para que desenvolvam senso crítico e criatividade melhorando assim seu desempenho no cargo se tornando assim mais produtivas e consequentemente trazer maior lucratividade para a organização.
O treinamento é uma forma de agregar valor as pessoas, a organização e aos clientes, pois enriquece o capital intelectual. Assim como o desenvolvimento o treinamento é uma forma de aprendizagem. Que significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competência e destrezas.
Os programas de treinamento estão divididos em alguns nichos de aprendizagem:
- Transmitir informações ao colaborador sobre a organização como regras, missão, valores, diretrizes, seus produtos, clientes etc.
- Desenvolver as habilidades voltadas para as tarefas exigidas do cargo.
- Desenvolver o bom relacionamento com clientes internos e externos.
- Desenvolver o senso crítico das pessoas como sua capacidade de julgar e decidir.
- Construção de competências onde eles desenvolveram habilidades individuais alinhadas com os objetivos organizacionais.
E as empresas utilizam geralmente vários desses tipos ao mesmo tempo.
PROCESSO DE TREINAMENTO
O processo de treinamento é composto de quatro etapas cíclicas: Diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. Serão avaliadas as necessidades e as carências de melhora, depois serão elaborados programas de treinamento, os programas serão implementados e depois serão avaliados os resultados desse processo.
Esse processo como já foi dito é cíclico, ou seja, deve ser contínuo e de preferência fazer parte da cultura e do ambiente organizacional.
DIAGNÓSTICO
Nessa primeira etapa serão identificadas as necessidades de treinamento existentes. E essas necessidades nem sempre são claras por isso é necessário que se realizem pesquisas internas para analisar que habilidades devem ser o foco do desenvolvimento.
Métodos de levantamento de necessidades de treinamento
Existem vários métodos para se fazer o levantamento de necessidades que podem ser a análise dos pontos fracos da organização¹, a retroação direta, ou seja, as pessoas verbalizam exatamente quais habilidades elas acham que devem aprender ou desenvolver² e também a introdução de novas tecnologias o que significa que novas habilidades deverão ser adquiridas.
Essas habilidades podem ser avaliadas em quatro níveis:
- Análise organizacional- A partir do diagnóstico de toda a organização.
- Análise das competências organizacionais requeridas: uma avaliação das competências requeridas pela organização e das competências existentes atualmente, para indicar o gap de competências a construir ou adquirir.
- Análise dos recursos humanos- A partir do perfil das pessoas, determinar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários.
- Análise da estrutura de cargos- A partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos quais são as habilidades, destrezas e competências que as pessoas deverão desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos.
- Análise do treinamento- A partir dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficácia do programa de treinamento.
Indicadores de necessidade de treinamento
Indicadores a priori: são eventos que, se acontecerem, provocarão necessidades futuras de treinamento, facilmente previstas, como: – Expansão da empresa e admissão de novos empregados. – Redução do número de empregados. – Mudança de métodos e processos de trabalho. – Substituições ou movimentação de pessoal. – Absenteísmo, faltas, licenças e férias. – Mudanças nos programas de trabalho ou produção. – Modernização dos equipamentos e novas tecnologias. – Produção e comercialização de novos produtos ou serviços.
...